terça-feira, 5 de novembro de 2013

Benfica TV e a cronologia dos assinantes

A cronologia dos assinantes

19-Jul-2013: "A Benfica TV atingiu os 80 mil assinantes."
 

     3-Ago-2013: transmissão do Benfica - São Paulo
     9-Ago-2013: transmissão do Nápoles - Benfica


     25-Ago-2013: transmissão do Benfica - Gil Vicente (2ª jornada)

11-Set-2013: Domingos Soares Oliveira ao Diário Económico - "Benfica TV perto dos 190 mil assinantes."

     14-Set-2013: transmissão do Benfica - Paços de Ferreira (4ª jornada)

24-Set-2013: Luís Filipe Vieira à CM TV - "Benfica TV já ultrapassou os 210 mil assinantes."

     28-Set-2013: transmissão do Benfica - Belenenses (6ª jornada)
     27-Out-2013: transmissão do Benfica - Nacional (8ª jornada)

2-Nov-2013: capa do JN - Benfica TV tem 220 mil assinantes


Perfil dos assinantes

Acho curiosa esta evolução. Se fosse eu, assinaria o canal o mais tardar no dia 1 de Agosto. Não ficaria à espera do 3º ou do 4º jogo transmitido para passar a ser assinante. Mas como nem todos os adeptos são como eu, tentei organizar os assinantes da Benfica TV em categorias:

Tanto quanto vejo, existem 4 perfis de assinantes:

1. Os militantes, que não perdem um jogo, muitos até irão ao estádio mas sentem que estão a contribuir para o sucesso do seu clube; serão sempre assinantes, independentemente dos resultados

2. Adeptos não militantes, cujo interesse em assistir aos jogos aumenta ou diminui em função da prestação desportiva da equipa

3. Adeptos de futebol, interessados em ver os jogos do Benfica e da liga inglesa, apesar de não serem benfiquistas

4. Cafés, restaurantes e outros negócios, que usam a transmissão dos jogos da Benfica TV para atrair clientes ao seu estabelecimento


A 3ª categoria deve ser marginal, pois Portugal não é um país de amantes de futebol, mas sim de amantes de clubes. A 4ª categoria deve estar mais ou menos estabilizada, pois será importante para o negócio de quem assina o canal. A 1ª categoria também é estável, porque abrange os adeptos mais fiéis, que continuarão a ser assinantes independentemente de o clube estar num bom ou mau momento.

O que deixa a responsabilidade da variação de assinaturas para a 2ª categoria, ou seja, para os adeptos que acompanham a equipa em função da dinâmica de vitória. E sabemos que no caso do Benfica esta categoria é particularmente volátil, tanto capaz de encher todos os estádios do país quando o clube ganha, como deixar o próprio estádio da Luz às moscas quando as coisas não correm bem. Como dinâmica inequívoca de vitória é coisa que não aconteceu, principalmente no princípio da época oficial, já que os resultados desiludiram e as exibições foram pouco convincentes, não percebo a continuidade de aumento de assinaturas após a derrota a 18 de Agosto com o Marítimo.


Evolução do número de assinaturas e os resultados da equipa


Segundo os responsáveis do Benfica, entre 14 de Agosto e 24 de Setembro, a Benfica TV ganhou 60.000 novas assinaturas. Mesmo sabendo que o primeiro jogo oficial transmitido pela Benfica TV foi a 25 de Agosto, com muita gente a regressar de férias e certamente a assinar o canal em cima do acontecimento,  parece um crescimento demasiado acentuado perante os resultados que a equipa de Jorge Jesus apresentou durante esse período.

E atendendo ao fraco início de campeonato do Benfica, em que a depressão e o desencanto dos adeptos eram sentimentos mais que óbvios a avaliar pelas fracas assistências no estádio, com enorme contestação ao treinador e ao presidente, com a economia nas lonas, faz sentido que o número de assinaturas tenha continuado a subir em flecha? Talvez seja caso para apelarmos a Luís Filipe Vieira que se candidate a primeiro-ministro. O país bem precisa de um milagre económico deste tipo.

Enfim, os sociólogos que expliquem este fenómeno. Eu não consigo compreender.