quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

Esta frase de Goethe é levada muito a sério por qualquer pessoa que concorra a um determinado cargo. 

Seja na política, na sociedade civil ou no panorama desportivo, os candidatos desdobram-se em contactos de forma a poderem contar com nomes ilustres na sua comissão de honra. O objetivo é transportar um pouco da credibilidade de quem faz parte desse grupo de notáveis para o próprio candidato.

António Salvador não é exceção. A sua comissão de honra é composta por cerca de 120 nomes, desde figuras mais desconhecidas até outros de reputação mundial, como por exemplo:
  • Joaquim Oliveira
  • Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes (não é inocente o facto de eu os colocar numa única linha)
  • Hugo Viana, Mossoró, Artur Jorge e José Nuno Azevedo
  • Carlos Coutada (vice-presidente da FPF)
  • A maioria dos presidentes das juntas de freguesia do concelho de Braga
  • Marcelo Rebelo de Sousa
  • Miguel Macedo (ministro da administração interna)
  • Domingos Névoa
Sim, estou a falar de Domingos Névoa, empresário, dono da Bragaparques, condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal de Justiça.

in jn.pt

Estamos a falar do empresário que tentou subornar com €200.000 o advogado Ricardo Sá Fernandes, de forma que este convencesse o irmão, o vereador de Lisboa José Sá Fernandes, a defender o negócio de permuta de terrenos do Parque Mayer pela antiga Feira Popular, onde Domingos Névoa queria construir um centro comercial. Ricardo Sá Fernandes gravou a conversa e entregou a gravação às autoridades, e a partir daí começou o famoso processo Bragaparques.

Apesar de condenado, Domingos Névoa continua a renegar as escutas -- que parece ser uma característica que António Salvador aprecia nas suas amizades.

Gostaria de saber se Miguel Macedo e Marcelo Rebelo de Sousa tinham conhecimento, quando aceitaram integrar a comissão de honra de Salvador, que teriam a companhia de uma figura como Domingos Névoa. Diz-me com quem andas...