sábado, 9 de novembro de 2013

O próximo Bola de Ouro português

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de assistir ao advento do fenómeno Ivan Cavaleiro, que tantas primeiras páginas encheu em alguns jornais portugueses. Curiosamente, depois de ter passado a jogar na equipa principal, o hype esfumou-se.

Felizmente, a nossa comunicação social não perdeu tempo e já encontrou a próxima pérola da academia do Benfica, que tantos jogadores de qualidade tem oferecido ao país nas últimas duas décadas. O maisfutebol apresenta ao país o Messizinho do Seixal, Bernardo Silva.


Uma reportagem de 24 parágrafos (gigantesca para os padrões do maisfutebol) que nos diz tudo o que queremos saber sobre o jogador: o perfil psicológico e técnico, testemunhos de antigos treinadores, de um antigo colega, de uma velha glória do Benfica, e a demonstração de um benfiquismo à prova de bala perante a recusa de algum dia vir a jogar no Porto ou Sporting.

Para terminar, o maisfutebol partilha um vídeo que mostra o talento do jovem Bernardo Silva. Lances em que mostra toda a sua técnica em jogos realizados pelos juniores, pela equipa B e pela seleção sub-19. Um apanhado de 9 jogadas em que Bernardo exibe um domínio de bola e poder de drible efetivamente fora do comum, mas que curiosamente acabaram em... 0 golos.

Com toda a sinceridade, desejo sucesso para a carreira de Bernardo Silva. A sério. Tal como a Ivan Cavaleiro. Desejo que se tornem jogadores de nível internacional, pois bem precisamos de gente com talento para compensar o não tão longínquo fim da era Ronaldo. Mas a ânsia de colocar no estrelato todo e qualquer jogador que sai daquelas bandas, para além de doentio, apenas contribui para prejudicar o seu desenvolvimento.

Acham que estou a exagerar sobre o empolamento dado a jovens do Benfica? Comparem a reportagem do maisfutebol publicada ontem sobre Bernardo Silva com a que o mesmo site fez há seis semanas sobre um outro jogador, da mesma idade, com um percurso igualmente promissor nas camadas jovens: Carlos Mané.

Enquanto sportinguista, ainda bem que deram este tratamento mais discreto ao jovem leãozinho. O que não quer dizer não me cause náuseas esta vontade de endeusar tudo o que acontece na casa do vizinho do lado.