terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os meus primeiros 45 minutos de Benfica TV

No passado sábado tive a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a 45 minutos de um jogo na Benfica TV. Foi uma experiência nova para mim, pois não sou (nem creio que alguma vez virei a ser) um espetador assíduo do canal (planeio apenas assistir num café ao jogo que será transmitido na 18ª jornada).

É certo que só vi a segunda parte do Benfica - Braga, pelo que não é uma amostra muito significativa para poder avaliar devidamente o nível da transmissão de jogos do canal, mas vou fazer um comentário ao que vi, mesmo tendo consciência que poderei não estar a ser justo em alguns pontos. 

Mas a verdade é que mesmo que quisesse repetir a experiência para ter um melhor conhecimento de causa, não teria grandes oportunidades para o fazer -- até ao final do ano a Benfica TV transmitirá apenas mais um jogo do Benfica.

Tecnicamente a transmissão foi muito boa. Que me tenha apercebido, houve apenas uma falha: não mostraram a linha de fora-de-jogo num lance em que Markovic apareceu isolado em posição irregular, e em que só não marcou golo porque dominou mal a bola. O fiscal-de-linha devia ter assinalado fora-de-jogo, mas não o fez. Não sei se a linha de fora-de-jogo ficou por mostrar na repetição por ter sido um lance que favoreceu o Benfica, ou por falha técnica. O que é facto é que em todos os outros lances de fora-de-jogo (sempre bem ajuizados pelo árbitro) a linha foi colocada pela realização.

Do ponto de vista dos comentários (feitos por Hélder Conduto e Toni), não me surpreendeu o tom pró-Benfica dos mesmos. E acho isso algo perfeitamente natural -- comentários parciais nunca são desejáveis, mas seria difícil que isso não acontecesse num canal ligado a um clube, qualquer que ele seja.

O que não me pareceu tão natural foram os constantes elogios fáceis aos jogadores do Benfica, feitos principalmente por Hélder Conduto. Designar de "estrondosa" a exibição de Matic pareceu-me excessivo, apesar de ser indiscutível o papel decisivo que o médio teve no jogo. E existiram outros casos em que a adjetivação elogiosa empregue por Conduto ao Benfica e aos seus jogadores pareceu deslocada, em função do equilíbrio que o jogo teve. O mesmo se aplica a casos em que o comentador se absteve de fazer apontamentos negativos à equipa e a jogadores do Benfica em ocasiões em que se justificava.

É uma postura que menoriza o público que assiste à transmissão, e que sinto sempre que assisto a um jogo da seleção -- tenho sempre a sensação que me estão a tentar vender um peixe que não é tão fresco quanto dizem.

Se os comentários simpáticos fazem parte da estratégia editorial do canal, ou se são uma forma do comentador se proteger contra benfiquistas mais suscetíveis à crítica, não sei. O que sei é que para o jornalista Hélder Conduto não ficam nada bem.

Hélder Conduto foi um homem feliz com a exibição do Benfica
 
Gostei bem mais dos comentários de Toni, que sabe que pode dizer sem receios o que pensa -- se calhar porque em termos de benfiquismo é um homem que não tem nada a provar a ninguém.

Continuo a acreditar, tal como já escrevi no passado (aqui), que a Benfica TV é uma iniciativa muito corajosa e uma excelente ideia pelo que representa contra o poder de Joaquim Oliveira. Para ser uma aposta ganha, tem que ser algo que se mantenha no futuro, e poderá exigir que o clube assuma que é menos rentável do que se tivessem aceite a melhor proposta da Sport TV. 

É certo que a qualidade da transmissão e dos comentários são fatores que não terão grande influência no sucesso do canal (o que realmente interessa é a qualidade da equipa de futebol), mas por uma questão de postura e de exemplo, e para calar os inevitáveis detratores, seria desejável uma abordagem aos jogos o mais imparcial possível.

É que do ponto de vista ético há efetivamente dúvidas pertinentes, e a transmissão a que assisti não veio desmentir nenhuma delas.

P.S.: parece que no final do jogo de sábado a Benfica TV não conseguiu que Raul José comparecesse na flash interview. Não seria engraçado se desse direito a multa por parte da Liga?