quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Que Benfica voltará de Atenas?

Estive a ler blogs de adeptos ao Benfica para medir o moral após a derrota do Olympiacos e vejo um desencanto geral com a derrota (como é normal), mas também bastante irritação com a produtividade da equipa (principalmente por causa da finalização).

Não tive oportunidade de seguir o jogo com muita atenção, com exceção dos últimos 15 minutos. O resto do jogo fui espreitando sempre que podia. No entanto, devo confessar que este Benfica me pareceu muito próximo da equipa que tão boa conta deu de si na época passada. E fiquei apreensivo, devido ao facto de daqui a quatro dias termos o Benfica - Sporting para a Taça.

Vi o Benfica chegar com enorme facilidade à área dos gregos, seja pelos flancos, seja pelo centro. Vi inúmeros remates com selo de golo, que só não se traduziram numa vitória confortável porque Roberto fez uma exibição verdadeiramente espantosa (oh ironia!) -- a defesa com o pé a remate de Markovic e com a mão direita a remate de Djuricic são absolutamente incríveis.

Foto: desporto.sapo.pt

É certo que aquilo que uma equipa consegue jogar depende muito do que o adversário deixa, e o Olympiacos parecia querer que o Benfica subisse para tentar matar o jogo em contra-ataque, mas do que vi só uma vez conseguiu estar perto do golo. Para além disso, a exibição do Roberto foi o que foi  porque a qualidade da finalização poderia ter sido melhor.

Mas acima de tudo pareceu-me que os jogadores do Benfica mostraram uma entrega e espírito de sacrifício que já não se via desde a final da Liga Europa com o Chelsea. E isso foi suficiente para subir o desempenho da equipa para níveis que ainda não tinham demonstrado este ano. 

É claro que a superação é uma coisa que não acontece todos os dias, e não há melhor palco que um jogo decisivo da Champions para trazer o que de melhor há em cada jogador com vontade de ir para campeonatos mais prestigiantes que o nosso. Mas se a mentalidade dos jogadores do Benfica se mantiver no próximo Sábado, devemos ter a humildade de reconhecer que o Sporting terá uma tarefa muito mais complicada do que aquela que teve na 3ª jornada do campeonato, agravada pelo facto de o jogo ser na casa do adversário. Seja o Benfica de Atenas ou o Benfica médio desta época, é evidente para todos que serão sempre os favoritos para seguir em frente na Taça.

Mas é indiscutível que as hipóteses do Sporting dependerão muito do Benfica que nos aparecer pela frente: 
  • a atitude coletiva do Benfica após um desaire europeu que irá obrigar a desmantelar parte da equipa em Janeiro (o sonho da Liga dos Campeões de Vieira caiu com estrondo e terão obrigatoriamente que vender jogadores para compensar contas já de si desequilibradas, e acrescendo agora as receitas não conseguidas pela passagem à fase seguinte)
  • o espírito de sacrifício e empenhamento de jogadores que por esta altura pensavam já não estar no Benfica, como Garay, Matic, Enzo, Gaitan e Cardozo
Mas, felizmente para o Sporting, o destino do jogo também dependerá de Leonardo Jardim, que certamente será capaz de limitar os pontos fortes do Benfica bem melhor que o Olympiacos, e dos nossos jogadores, que têm demonstrado semana após semana uma enorme qualidade, solidariedade e disciplina, que é meio caminho andado para se formar uma equipa também temível. Felizmente para o Sporting, a competência de Jardim e o nível de desempenho dos jogadores não são uma incógnita, são uma certeza.