segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Trio d' Ataque Memória

O programa Trio d' Ataque dedicou a primeira parte ao Guimarães - Sporting, que tinha terminado pouco antes. 

Podemos dividir os 40 minutos em que se falou do Sporting em 3 fases distintas:


1. A análise ao jogo

Os paineleiros deram a sua opinião sobre o jogo. Gostaria de destacar duas frases de João Gobern.

Gobern (I)
"Eu acho que o Sporting hoje estava pressionado por dois lados: por um lado pela vitória do Benfica ontem, por outro lado pelo empate do FC Porto também ontem."

Ou seja, segundo Gobern o Sporting entra pressionado porque um adversário direto não perdeu pontos e entra pressionado porque um adversário direto perdeu pontos. Só falta dizer, em jornadas em que o Sporting jogue primeiro, que entra pressionado porque não sabe se os adversários diretos irão ou não perder pontos no dia seguinte...


Gobern (II)
"A verdade é que o Sporting, dos três grandes, este fim-de-semana em concreto, acho que foi aquele que menos mereceu ganhar o seu jogo. Na primeiro parte o Guimarães deu um verdadeiro banho de bola, não me lembro de o Sporting ter sido tão dominado esta época, nem sequer no Dragão, e depois há aquela coisa, há bolas que batem no poste e não entram <pausa>"

Se é verdade que o Guimarães foi melhor na primeira parte (apesar de ser um exagero a utilização do termo "verdadeiro banho de bola"), parece que se eclipsou da memória do paineleiro a igualmente pouco convincente exibição do Benfica contra o Braga. É que o Sporting pelo menos conseguiu dominar claramente a segunda parte, coisa que, segundo as crónicas, o Benfica nunca conseguiu durante todo o jogo. Aliás, enquanto debitava argumentos de validade duvidosa, caiu a ficha ao próprio Gobern (no momento em que coloquei <pausa> na citação acima) quando se lembrou que o seu clube levou com duas bolas nos ferros no jogo de sábado. Gobern lá admitiu atrapalhadamente a contradição imediatamente a seguir.


2. A estratégia comunicacional de Bruno de Carvalho

Os três paineleiros dedicaram largos minutos a disparar contra as declarações de Bruno de Carvalho e a forma como o presidente pode desestabilizar o balneário. Nada de novo para aquele programa. No entanto, Gobern, imparável, teve mais uma tirada que vos convido a assistir neste pequeno vídeo:

Gobern (III)


Para além de me parecer que "Diabo da Tasmânia" é algo insultuoso para o presidente de uma instituição como o Sporting (apesar de até nutrir alguma simpatia pela personagem dos Looney Tunes), creio que ainda são mais desapropriadas as gargalhadas que o paladino da 3ª idade dispensou à graça do colega de painel.

Jorge Gabriel que, mais uma vez, garantiu que continuará a criticar Bruno de Carvalho, tranquilizando os fãs de Jorge Gabriel que Jorge Gabriel continuará a ser sempre Jorge Gabriel. Quanto aos adeptos do Sporting, convida-os a saber viver com isso.

Gabriel (I)


Fica um pouco mal a um paineleiro dizer uma coisa destas aos adeptos do clube que defende no programa, mas como estamos a falar de Jorge Gabriel e do Trio d' Ataque, está tudo certo.


3. Trio d' Ataque Memória: comentando o Sporting 2012/13

Como o Sporting 2013/14 parece estar a causar alguma urticária nos paineleiros dos outros clubes, a conversa alargou-se durante vários minutos para o Sporting 2012/13.

Espero que tenha sido bastante terapêutico recordar os bons velhos tempos em que o Sporting andava pelas ruas da amargura. Porque do ponto de vista de interesse para os espetadores, valeu 0.

É angustiante comparar o Trio d' Ataque com Miguel Guedes, Rui Oliveira e Costa e Júlio Machado Vaz com aquilo que se vê agora. Miguel Guedes continua a defender bem o seu clube. Mas a qualidade dos paineleiros acaba aí. ROC é trapalhão em alguns argumentos que utiliza, mas consegue ser menos mau que Gabriel. E comparar a argumentação de Machado Vaz com a de Gobern é a mesma coisa que comparar Lennon / McCartney com Tony Carreira. 

O Trio d' Ataque anda num nível miserável, e na minha opinião é atualmente o pior dos programas deste formato.