quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A liga real de Rui Santos

Nota: atualização deste post à 21ª jornada pode ser lido aqui --> LINK

No Tempo Extra de terça-feira, Rui Santos apresentou a tabela da sua "liga real".



Segundo o comentador, o Benfica deveria liderar o campeonato com 32 pontos, à frente de Sporting com 31 e Porto com 28.

Como Rui Santos não explicou os cálculos que fez para chegar a esta classificação, fui ao site da SIC Notícias esclarecer as minhas dúvidas. Rui Santos tem uma infografia que indica de forma clara, jogo a jogo, as situações em que na sua opinião os erros de arbitragem afetaram o resultado final.

Há várias coisas que são apresentadas nessa infografia com as quais não concordo. Por exemplo, não estou de acordo com Rui Santos quando o comentador acha que o Benfica deveria ter tido os 3 pontos no jogo com o Sporting. Está a ignorar o facto de ter sido perdoada a expulsão a Maxi ainda na primeira parte, quando o resultado ainda estaria 0-0 se o golo de Montero tivesse sido invalidado. Mas é uma diferença de entendimento de um lance que tenho que respeitar.




Não concordo, mais recentemente com a apreciação de que o Benfica mereceu o ponto conquistado contra o Arouca. No meu browser não aparecem os detalhes dos lances que sustentam a opinião de Rui Santos, mas vou assumir que considerou penalty um lance em que um jogador do Arouca joga a bola com a mão (na minha opinião não dá para ver se foi dentro ou fora da área, mas Rui Santos pode ter mais certezas do que eu).



Dou de barato os casos que mencionei até aqui. O que não consigo entender é isto:


Eu não concordo com os pressupostos que Rui Santos usa na construção desta "liga real". Acho-os demasiado simplistas, não penalizam erros que desbloqueiam resultados nem assumem que expulsões mal decididas podem ter um efeito no resultado final. Mas tudo bem, é livre de fazer as contas que bem entende, desde que mantenha uma certa coerência.

Agora, dentro dos princípios que Rui Santos segue, parece-me que no Sporting - Rio Ave o comentador ficou a dever dois pontos ao Sporting. Dois pontos que seriam suficientes para colocar o Sporting à frente também na "liga real" de Rui Santos.

Existe atualmente uma vontade fortíssima de vender uma história de que o Sporting só está em primeiro porque anda a ser beneficiado pelas arbitragens. Bruno Carvalho denunciou-a, e muito bem, porque essa narrativa é uma pura invenção. 

O Sporting teve alguns jogos que foi beneficiado? Sim, é verdade. Mas também Porto e Benfica. Na liga real, sem aspas, considerando o futebol praticado e os erros de arbitragem que beneficiaram e prejudicaram os três grandes até agora, o Sporting está no único lugar que merece. O primeiro.