quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A turma do Rui

O programa "Dia Seguinte" parece-se cada vez mais com uma turma do 10º ano. 

Rui Gomes da Silva é o aluno líder, ultra-popular, o atleta da turma que pode vir a ser futebolista profissional. Todos querem ser amigos dele ou, pelo menos, serem vistos na companhia dele.

Guilherme Aguiar é o beto filho de pais ricos, que não se dá muito bem com o líder da turma, mas toleram-se mutuamente porque a família dele conhece a diretora da escola. É um aluno mediano, mas por algum motivo vai conseguindo notas ao nível dos marrões da sala.

Paulo Garcia é o cromo que anda à volta do líder a fazer-lhe as vontadinhas todas, como ir ao bar comprar-lhe o lanche ou a fazer-lhe os trabalhos de casa. Pode parecer um tipo que se excede nas deferências ao colega de turma, mas na realidade está ali um rapaz que já percebeu qual a melhor forma de aproveitar a popularidade do Rui em seu proveito.

Rui Oliveira e Costa é o caixa de óculos a atirar para o gorducho, que nem é cool nem suficientemente inteligente para se destacar de alguma forma positiva. É o alvo principal do escárnio da turma. Toda a gente o despreza, mas deixam-no fazer parte do grupo porque o pessoal gosta de dar umas valentes risadas à sua conta.


Brincadeiras à parte, o paineleiro benfiquista é de facto a jóia da coroa do programa e a SIC sabe-o melhor que ninguém, pois não é fácil ter um dirigente de um clube de topo disponível para comentar os assuntos da atualidade futebolística de 7 em 7 dias. Não que os telespetadores tirem grande proveito disso, já que Rui Gomes da Silva raramente partilha o seu conhecimento dos bastidores com o público do programa.

Apesar disso, toda a gente sabe que a SIC fará o que for preciso para manter Rui Gomes da Silva feliz no programa "Dia Seguinte".

É que de vez em quando lá lhe dá para ter os seus momentos "Deep Throat" (o do Watergate),  normalmente quando está num estado emocional mais vulnerável, que nem uma adolescente que sofre o seu primeiro desgosto amoroso. Nesses momentos, infelizmente escassos, até consegue justificar o seu cachet e o tratamento reverencial que Paulo Garcia constantemente lhe dá.

Foi por isso que Rui Oliveira e Costa foi chamado para substituir o comentador interino Paulo Andrade. É que ter um paineleiro que começasse a ser demasiado chato para a estrela do plantel, que o confrontasse de forma frontal, poderia gerar um ambiente complicado de gerir no balneário.

Mas no programa de segunda-feira foi evidente, em vários momentos, que Rui Gomes da Silva já se sente à vontade para gozar descaradamente com Rui Oliveira e Costa, que nem um adolescente popular a fazer pouco do caixa-de-óculos da turma. Guilherme Aguiar vai na onda e aproveita também para se divertir.

Não é que tenha pena de ROC, porque ao armar-se em especialista em assuntos que pouco interessam, ao cometer as suas famosas gaffes, e esquecendo-se de se preparar convenientemente para o programa, está a pôr-se mesmo a jeito. Mas incomoda-me porque, estando ali a representar o Sporting, faz com que também o clube esteja a ser enxovalhado de forma indireta.

Três exemplos do último programa:

(vídeo: 53s)

(vídeo: 45s)

(vídeo: 33s)

Das duas, uma: ou ROC tem um poder de encaixe fenomenal, ou não percebe que está a ser gozado. Estou mais inclinado para a segunda hipótese.

Não coloco em causa o sportinguismo de Rui Oliveira e Costa. De vez em quando tem umas tiradas infelizes que chocam o universo sportinguista (como por exemplo uma referência inadmissível que fez sobre o Paulinho), mas creio que não são propositadas. Acredito que simplesmente não se apercebe.

Ponto positivo: não teve problemas em mudar de discurso em relação a Bruno de Carvalho. A mudança de opinião parece sincera. Tomara que muitos outros comentadores pusessem o orgulho de lado e dessem a mão à palmatória quando os factos os contradizem.

Por isso acho que Rui Oliveira e Costa deveria repensar a sua postura no programa. Com um oponente como Rui Gomes da Silva não pode ser brando. ROC tem que preparar melhor os programas e tem que o confrontar de forma mais vigorosa. É a única forma que tem de se dar ao respeito, quer perante os seus colegas de painel, quer perante os sportinguistas.

10 comentários :

  1. O RGS teve um adversário à altura que devido a uma postura demasiado arrogante saiu do programa pela "porta pequena". Foi o Dias Ferreira. O ROC é de todos os paineleiros dos diversos programas e canais o mais fraco. Coloca-se muitas a jeito para ser "verbalmente" sovado pelos antagonistas. Uma tristeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, o Dias Ferreira não se deixava rebaixar, mas infelizmente também não se preparava convenientemente. Já não se estava para chatear, e foi por isso que deve ter acabado por abandonar o programa. Quanto a ROC, concordo consigo, nem atitude nem preparação.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  2. Concordo a 110% (tirada à ROC).

    Não costumo ver o programa, mas por acaso vi este e acho que a gozação ao ROC é escandalosa. Acho que ele não percebe o que ainda agrava mais a situação.

    A SIC na sua ânsia de conseguir audiências optou por este tipo de personagem, que na tual situação apenas serve para os outros gozarem e indiretamente achincalharem o Sporting.
    Eu não gosto, mas já vi outros Sportinguistas a dizerem que não se importam.

    PS: As melhores do progama foram o ROC ter elogiado o William e a sua qualidade de passe ilustrando a mesma com uma imagem de um passe longo do Cédric e ter atacado o RGS sobre o Arouca referindo que nós tínhamos ganho por 4-1. É mau, é muito mau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMendes, também me apercebi da gaffe do resultado com o Arouca, mas confesso que na altura não me apercebi na referência ao passe para o Wilson Eduardo. Agora que falou nisso, caiu-me a moeda. Muito mau. Não sei se devo rir, ou simplesmente desesperar pelo facto do Sporting ser representado desta forma... Um abraço.

      Eliminar
  3. Mais um excelente post. É um tristeza como comentador. É gozado a torto e direito e dá-me ideia que ele nem se apercebe de tal, o que é grave! É uma tristeza. Por que será que a sic o foi buscar quando tinha o dr. Paulo Andrade? Alguém me sabe responder ou é tão óbvio que eu não consigo ver!..
    Deixei de ver esse programa e deixei de ver a sicnotícias. Vejo o "Prolongamento" e a TVI 24. Se querem achincalhar têm a resposta! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, infelizmente a satisfação dos sportinguistas que assistem ao programa não parece ser uma prioridade para a SIC Notícias...

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
    2. Eu também dexei de ver este programa. Estou a ver a TVI o prelongamento...Aquele Rui Oliveira e Costa deveria ir embora, nunca vai conseguir responder na mesma moeda aos outros 2 bananas. So gostava de ver o ROC ao vivo para lhe perguntar o que está a fazer na Sic em nome do Sporting ???

      Eliminar
    3. ROC responderia que está a iluminar os adeptos do futebol com os seus conhecimentos técnico-táticos... :)

      Também prefiro o Prolongamento. Eduardo Barroso tem estado cada vez melhor na defesa do Sporting.

      Só vejo o Dia Seguinte porque tenho que arranjar material para o blogue... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Pois eu nem trio de ataque (com aquela pérola do jorge gabriel) nem prolongamento (já não suporto - mesmo - ouvir o barroso) nem este ROC na sic. Quando lá estava o Dias Ferreira ainda papava aquilo de vez em quando. Lamento mas para esses peditórios já dei. Servem-me perfeitamente os vários blogues de rapaziada como vocês. Aliás agradeço imediatamente: Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, não censuro quem evite este tipo de programas... :)

      De todos os representantes do Sporting nos programas de televisão, Eduardo Barroso é o que faz um melhor trabalho a defender o clube. Sendo agora um programa mais curto (cerca de 50 minutos), o Prolongamento acaba por conseguir ser agradável de seguir. O Trio de Ataque está cada vez mais monótono e desinteressante. O Dia Seguinte é um nojo.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar