terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Quem é o meirinho deste tribunal?

Não costumo olhar com grande detalhe para a apreciação do Tribunal O Jogo, pelos motivos que já expliquei aqui. No entanto, a pouca atenção que dou a esta rubrica foi suficiente para reparar em algo estranho.

No Sporting - Porto, onde está o lance do fora-de-jogo de Wilson? Apesar de me ter parecido mal assinalado, admito que não tenho certezas absolutas. Mas, no mínimo, trata-se de um lance duvidoso. Por que motivo não foi incluído nos lances a analisar pelos três ex-árbitros?

Segundo o indivíduo que seleciona os lances, a reação de Slimani sobre Danilo é um lance mais importante para ser analisado do que o fora-de-jogo assinalado a Wilson Eduardo.


Já no Gil Vicente - Sporting, por algum motivo, o lance em que André Martins leva um tabefe na cara acabou também por não ser analisado. No entanto, o amarelo mostrado a Rojo já é suficientemente relevante para merecer a apreciação do Coroado, Henriques e Leirós.


Filtros estranhos que se fazem neste tribunal.

13 comentários :

  1. Se tiver oportunidade reveja a apreciação do Pedro Henriques aos lances do jogo do Porto na TVI 24.
    Em particular a analise a esse fora de jogo e ao eventual corte com o braço do Fernando. Num dos casos conclui-se que está "claramente" fora de jogo com base numa imagem que é tudo menos conclusiva, mas que até dá mais a sensação de não haver fora de jogo. No caso do penalti (que até admito que independentemente de bater ou não no braço, o remate é muito à queima), conclui-se novamente "sem sombra de duvida" que não é, com base numa imagem em que no momento do impacto a bola e o Fernando estão tapados por uma barra na parte inferior do ecrã. Extremamente conclusivo!!!

    PS: Alguém sabe onde o P. Henriques compra os fatinhos para aparecer na TVI?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não tive oportunidade de ver essas imagens, mas vou tentar ver. Por acaso a ideia que tenho do Pedro Henriques é que dá demasiado o benefício da dúvida ao árbitro, independentemente do clube beneficiado / prejudicado. Mas lá está, não tenho estado muito atento ao historial das suas opiniões.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  2. E o constante pau dado pelo Danilo que só foi punido pela forma bastante dolorosa "Acabou!"- gritado pelo árbitro. Parece que não mas aquilo manda abaixo qualquer um.
    E a cuspidela do Josué, não merece nenhum crédito ou comunicado das habituais virgens ofendidas? Se alguém do Sporting olhasse para um apanha-bolas adversário vinha logo o Sindicato dos Apanha-bolas exigir punição exemplar. Não há esse Sindicato? Cria-se já, se é para exigir punição exemplar ao Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom Cantinho, o sistema ainda não pensou no sindicato dos apanha-bolas! :)

      Eliminar
  3. O que é muito estranho é que nem os comentadores televisivos nem os demais conseguem ver uma agressão a murro do Mangala ao W.Eduardo no lance do fora de jogo mal assinalado.
    A TVI durante a transmissão ainda repetiu duas ou três vezes o lance (vê-se melhor e nítidamente na câmara colocada na linha de fundo) mas depois instalou-se um enorme silêncio à volta da agressão. A partir de certa altura o problema resumia-se ao fora de jogo. O W.Eduardo não fica a sangrar pelo choque com o Fabiano mas sim consequência do murro que levou do Mangala. Mesmo que com o jogo interrompido a sanção para o trauliteiro francês seria a expulsão (à beira deste o Maurício é um menino de coro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não me tinha apercebido. Vi há pouco um vídeo do leitor sar e realmente no mínimo merece ser avaliado para sumaríssimo. Compreendo que o árbitro e o fiscal de linha não tenha visto, mas a bolachada que o Mangala dá no Wilson parece ser propositada.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  4. É sempre um prazer ler o Mestre de Cerimónias e a forma inteligente como desmonta os pretensos analistas e a sua pretensa e auto proclamada isenção. O rei vai nu.

    Engraçado como se esqueceram de analisar o "fora de jogo" de Wilson Eduardo e como este lance e o que se passou de seguida foi censurado dos resumos e análises posteriores.
    Dei-me ao trabalho de ir ver as gravações automáticas do meo e gravar o lance com o telemóvel.

    http://www.youtube.com/watch?v=pIoHvkm5pSY&feature=youtu.be

    Para além do fora de jogo mal assinalado, no seguimento do lance Wilson Eduardo é atropelado por Mangala que lhe disfere um violento murro com a mão direita. Agressão bárbara e cobarde que ficou por punir. Isto foi aos 21 minutos de jogo...
    Veja a repetição cerca do 1:10, é clara a intenção e a agressão cobarde do sarrafeiro. Veja o estado em que ficou o nariz do Wilson Eduardo.
    Mas este lance que até tem boas repetições desapareceu do ar. Mesmo em directo os comentadores nunca conseguiram descortinar e assinalar a evidente agressão.

    SL







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Fabiano deixa o cotovelo.
      Eu ontem vi um resumo na Sic q tem mais remates do Porto do que do Sporting. E nem mostraram o último lance do Vítor.

      Eliminar
    2. sar, durante o jogo não reparei no "pormenorzito" do braço direito do Mangala. Se não se importar vou utilizar o vídeo para um post. Obrigado!

      Eliminar
    3. Caro MC, utilize o vídeo à vontade.

      SL

      Eliminar
    4. Obrigado, sar. Já fiz o post, que vai sair ao princípio da tarde. Um abraço.

      Eliminar
  5. O que é que esperam do "O jogo", mais a mais quando está em jogo os andrades. A TVI mostrou claramente que Wilson não estava em fora de jogo. É lance para vermelho directo ao jogador do Fcp e falta no limite da área. Na minha opinião Pedro Henriques para além de precisar de mudar de cabeleireiro, também precisa de ir ao oftalmologista! Bom Ano Novo a todos os sportinguistas e suas famílias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais um exemplo de como se gosta de brincar ao faz de conta no futebol deste país. É tudo fabuloso, e o que não interessa varre-se para baixo do tapete.

      Um excelente ano de 2014 para si também!

      Eliminar