quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

As teorias mirabolantes de Rui Santos #1: Vieira prepara saída do Benfica

Rui Santos, ontem, no programa Tempo Extra, fez uma dissertação sobre os motivos que levam o Benfica a vender Matic. De súbito, apresenta-nos esta teoria para explicar o facto de o clube estar vendedor de alguns dos seus jogadores mais influentes:

(vídeo: 1m01s; retirado do canal do youtube Fernando Pereira)

Foi um momento muito engraçado, mas devo destacar estas duas frases, que são de ir às lágrimas:
  • "Luís Filipe Vieira fez tudo bem até agora, menos uma coisa: não conseguiu conquistar títulos."
  • "Será que Luís Filipe Vieira está a preparar a sua saída (...) condicionado por questões emocionais que têm a ver com o desaparecimento de Eusébio"

Não conheço o presidente do Benfica nem tenho qualquer fonte que esteja por dentro da vida do clube, mas parece-me evidente que Vieira nunca sairá de livre vontade da presidência do Benfica, conforme já escrevi aqui. Não andou a blindar estatutos e a montar uma máquina de propaganda para agora entregar tudo de mão beijada a outra pessoa.

Enfim, é apenas mais uma teoria de Rui Santos, mas pelo menos esta é divertida.

9 comentários :

  1. Já nem dá para comentar/problematizar a questão...só dá para rir. Quando os "entendidos na matéria" já não sabem nem pensam no que dizem, não vale mesmo a pena dar-lhes tempo de antena. Gabo-te a paciência.

    Aproveito para te felicitar por O Artista do Dia estar à beira do top-100 dos blogs mais lidos em Portugal. Daqui a 6 meses com certeza que felicitar-te-ei por entrares no top-50. Excelente trabalho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Whiplash, o Tempo Extra é para mim um programa imperdível. É uma excelente fonte de material para colocar no blog. :) Até estou a pensar em fazer uma rubrica dedicada às teorias do Rui Santos...

      Tenho no entanto que fazer justiça ao Rui Santos numa coisa: é o único comentador que tem coragem para dizer coisas pouco agradáveis sobre os presidentes de Benfica e Porto, e dos poucos que fala dos podres do futebol português. Infelizmente é pouco coerente, orienta os seus comentários propositadamente para ser polémico, e tem muitas vezes argumentações completamente alucinadas que lhe tiram toda a credibilidade.

      Obrigado pelas tuas palavras. O mês de dezembro e janeiro têm sido muito bons em termos de evolução de visitas. O És a Nossa Fé fez um post no início de dezembro sobre este blog que ajudou muito, e também dá para perceber que o passa-palavra de quem visita o blog regularmente é uma forma de divulgação fantástica.

      Fica por isso também o meu agradecimento a ti e a todos os que vão passando os olhos pelo blog, são a melhor motivação possível para quem está deste lado a escrever.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. E, já agora, quando o A Norte de Alvalade me colocou no seu blogroll, as visitas também dispararam. Continua a ser a principal origem de visitas deste blog. Não referir isto seria uma enorme falta de gratidão da minha parte.

      Eliminar
    3. Pois, compreendo que o Tempo Extra seja grande fonte de matéria :)

      O Rui Santos tem, de facto, coragem mas, tal como referiste, tem uma necessidade imensa de ser polémico e de ser o centro das atenções caindo, MUITAS VEZES, no ridículo. Mas ele é que sabe...

      Quanto ao blog...já reparei na muita publicidade que se vai fazendo a'O Artista do Dia e vi também a publicidade que referiste. Tens mais blogs leoninos com OAdD no blogroll mas olha, tens matéria única e bem trabalhada (epah, citei Visão de Mercado...que chatice! Ao menos não tens uma arrgância que te caracteriza...).

      Eliminar
    4. O Visão de Mercado é o Jorge Jesus dos blogs da bola: catedráticos e muito, muito humildes... :) Fui leitor assíduo durante uns tempos, mas deixei de os ler, porque me parecem demasiado peremptórios em todas as opiniões que dão. São uma boa forma de uma pessoa se manter informada sobre o que se vai passando, acredito que haja quem goste do estilo, mas eu não aprecio muito. Para catedráticos basta-me o Jesus. :)

      Eliminar
  2. Relativamente ao que referes no penúltimo paragrafo, de facto o homem vai-se perpetuar no poder e, quando sair, deixa o poleiro encaminhado para um dos seus seguidores.
    LFV tem o grande mérito de ter montado uma máquina de comunicação à sua volta (seja directamente com a benfica tv, seja indirectamente com a influência na comunicação social dita "isenta" e influência no afastamento de paineleiros mais "mansinhos" em certos programas de tv) que o coloca num pedestal que dificilmente sairá sem ser pelo próprio pé. Basta verificar a cobertura efectuada num primeiro plano pela Benfica TV das suas eleições, que nessa altura se torna a LFV TV com a exaltação do lider e a descredibilização do adversário (ligações ao porto, comparações a vale e azevedo, tudo vale...) e que posteriormente tem repercussões na restante comunicação social.
    Faço votos quando for criado o canal Sporting TV este seja utilizado unicamente para a exaltação do clube e difusão das suas modalidades e não partilhar estas tarefas com a exaltação e bajulação das suas direcções realizadas em certos conteúdos à imagem do outro canal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, concordo totalmente contigo. O Vieira soube montar uma teia de influências muito bem organizada, que chega ao ponto de controlar os blogs de adeptos benfiquistas. No passado chegou a oferecer emprego a alguns dos bloggers mais incómodos em empresas que trabalham para o Benfica, para deixar de ter essa oposição. Tudo controlado ao pormenor.

      Eu também gostaria que a Sporting TV fosse o mais independente possível da direção. Ceder a gestão a uma entidade externa, que define uma linha editorial o mais neutra possível no que toca a assuntos mais "políticos". O problema é que mesmo que as intenções sejam boas ao princípio, quando as coisas apertam (como em períodos eleitorais) normalmente toma-se partido por quem assina os cheques. Esperemos que isso não aconteça.

      Mas tenho muita curiosidade em saber qual será o modelo de exploração da futura Sporting TV. Uma coisa é certa, faz todo o sentido que avance o mais rapidamente possível, desde que não se entrem em projetos megalómanos.

      Eliminar
  3. Já não me lembro como vim aqui parar, mas não passa um dia sem visita. Mais uma vez parabéns pelo blog .

    ResponderEliminar