segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A causa que nos une

Fiquei tremendamente desiludido com o que se passou no sábado. Não pelo valor facial da Taça da Liga, que é perto de zero, mas pela forma impune como Pinto da Costa e o seu clube continuam a conspurcar todas as competições em que estão envolvidos.

Os quase 4 minutos andam a ser desvalorizados por muitos, mas a esses deixo-lhes uma observação: se os jogos têm começado à mesma hora, quando o Porto faz o 2-2 o Sporting ainda teria 8 minutos para conseguir mais um golo. Como não começaram, quando o Porto faz o 2-2 já o 4º árbitro em Penafiel andaria a mostrar a placa com o tempo de descontos. Psicologicamente parece-me haver uma grande diferença.

O estratagema utilizado não é novo e na realidade não posso dizer que tenha ficado surpreendido. A mentalidade chico-espertista da estrutura portista é mais que conhecida, e é evidente para todos que a generalidade dos seus adeptos se revê totalmente nessa forma de estar no desporto.

No entanto, a forma eufórica como festejaram um apuramento numa prova que sempre afirmaram desdenhar, após mais uma demonstração de falta de competência dentro das quatro linhas (não vi o jogo mas as opiniões que li para isso apontam), acabou por funcionar para mim como uma injeção de otimismo para o futuro próximo.

É bom que aquela malta acredite que as vitórias continuarão a aparecer independentemente da qualidade que exibam dentro do campo. Esse tempo está a acabar, e quando acabar será com estrondo.

O afastamento de sábado é de facto difícil de engolir e o desabafo de Bruno de Carvalho no final do jogo não é mais que a expressão pública do sentimento que era comum a todos os sportinguistas naquele momento. 

Espero que os acontecimentos deste fim-de-semana sirvam para reforçar a determinação do presidente do Sporting, e também de todos os sportinguistas. Vale a pena continuar a lutar todos os dias, pois a causa que nos une é justa. O clube tem um rumo bem definido e vejo competência, empenho e coerência de uma ponta à outra da organização. 

É uma causa contra a corrupção, contra os empresários oportunistas, contra o despesismo desenfreado, contra as comissões encapotadas, contra a propaganda que grassa nos media, contra os milhões de treta. É uma causa a favor da transparência, da lealdade, da formação, do mérito e da verdade desportiva.

Episódios vergonhosos como os de sábado, como as arbitragens dos Proenças, Xistras ou Motas ou como as declarações do moço de recados que chefia o Conselho de Arbitragem, podem provocar alguma revolta no imediato, mas acabarão por aumentar a nossa vontade em contribuir da forma que pudermos para acabar com toda esta podridão. E a melhor forma de o fazer é estarmos presentes em força em Alvalade no próximo domingo para demonstrarmos o nosso apoio aos jogadores, à equipa técnica e à direção. Mostrar-lhes que acreditamos neles, que não caminham sozinhos e poderão contar sempre com a companhia dos mais fiéis adeptos de Portugal.

EDIT: para quem ouviu dizer que a 2ª parte dos jogos começaram à mesma hora, recomendo a consulta da imagem que se segue.