terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Capas que não fizeram história, nº 0

A capa do Record que surpreendeu o mundo ao anunciar a possibilidade de Neto rumar ao Benfica, relegando para um canto de página a notícia sobre a 2ª bola de ouro de Ronaldo, não deixou ninguém indiferente.


São muitas as especulações, declarações prematuras e endeusamentos desproporcionados que povoam as capas dos jornais desportivos portugueses, mas raramente têm o condão de poderem ser ridicularizadas no próprio dia em que são publicadas, como esta que acabei de referir.

A maior parte dessas capas só ganharam o direito de serem ridicularizadas meses depois ou, às vezes, alguns anos mais tarde. Por isso parece-me da mais elementar justiça dar o devido crédito a essas capas, que caíram no esquecimento do público em geral sem serem alvo do reconhecimento que mereciam.

Estive a vasculhar a internet e já encontrei bastantes exemplares dignos de serem recordados. Vai ser uma viagem ao passado que pode tanto despertar memórias enternecedoras como desenterrar fantasmas que nos lixaram a cabeça durante muito tempo.

Declarações estúpidas, notícias bombásticas que afinal não continham nem um grama de explosivos, ou simplesmente criações artísticas de gosto altamente duvidoso. É isto que poderão esperar deste novo segmento. O 1º número sai daqui a uma hora.

8 comentários :

  1. Essa capa parecia do 1º Abril !!!! Então mandavam para o Zenith um central (para mim mediano e caro) como se o Zenith estivesse a precisar de centrais e ao mesmo tempo quisessem despachar o Neto, 25 anos, central da seleção Nacional e titular actual do Zenith???? Só para rir. Por aqui se vê a qualidade das fontes fidedignas desse jornal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, e continuamos à espera de ver Neto a ser apresentado na Luz... mas o que mais me choca é terem relegado para 2º plano uma notícia que aconteceu por 4 vezes nos últimos 50 anos. Jogadores que são hipótese há-os quase todos os dias, que necessidade tinham de fazer esta capa? Um abraço.

      Eliminar
  2. Já tem uns 12 anos ou coisa do género mas, se eu tivesse que escolher, acho que ia para aquela do Totti no Benfica.:-D
    Saiu-lhes um Tote que é quase a mesma coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.record.xl.pt/Futebol/interior.aspx?content_id=10810

      não consigo encontrar a imagem em si mas ja ajuda a situar em termos de datas

      Eliminar
    2. Já é muito antiga, o que torna a tarefa mais difícil, mas vou tentar. Obrigado!

      Eliminar
  3. Cá estarei para acompanhar essa viagem, Mestre de Cerimónias!

    ResponderEliminar