sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Capas que não fizeram história, nº 9: Se o arrependimento matasse

Junho de 2012; coloquei uma capa XL porque vale a pena ler as letras miudinhas

A relação Hugo Vieira - Benfica é provavelmente uma das mais proveitosas na história do clube encarnado. Não só permitiu enfiar um grande melão aos sportinguistas (já que tudo indicava que Hugo Vieira iria rumar a Alvalade) como em termos de aproveitamento desportivo é um caso absolutamente extraordinário.

É que desde que o jogador assinou pelos nossos vizinhos da 2ª circular, o Benfica venceu todos os jogos oficiais em que Hugo Vieira foi utilizado.

Convém referir que nesses jogos Hugo Vieira não jogou pelo Benfica, mas sim pela equipa adversária.

Fonte: zerozero.pt

Suponho que o único momento em que Hugo Vieira terá vestido a camisola do Benfica foi mesmo para posar para o jornal A Bola. 

Pouco tempo depois era despachado por empréstimo para o Sporting de Gijón, da 2ª divisão espanhola, onde somou uns impressionantes 44 minutos durante a sua estadia nas Astúrias. A aventura não correu bem, a acabaria por voltar ao Gil Vicente, também por empréstimo, no mercado de inverno. 

No último defeso, foi novamente cedido pelo Benfica para o Sporting de Braga, desta vez a título definitivo. Foi utilizado em 7 jogos (1 dos quais pelo Braga B contra o Benfica B), com um proveitoso pecúlio de 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas. Não espanta portanto que no mercado de inverno tenha sido novamente recambiado por empréstimo para o Gil Vicente.

Nessa passagem pelo Gil Vicente teve uma prestação interessante, pois marcou 8 golos em 14 jogos. Pena é que esses 14 jogos em que participou tenham terminado em 2 vitórias, 1 empate e 11 derrotas para o clube de Barcelos. Hugo Vieira quase que fez o jogo da sua vida a 16 de Fevereiro de 2013, quando defrontou o Sporting em Barcelos marcando dois golos. Não foram no entanto suficientes, pois o Sporting ganhou por 3-2. 

É caso para dizer que se o arrependimento matasse, Sporting de Gijón, Sporting de Braga e Hugo Vieira já não estariam entre nós. Quanto ao Sporting Clube de Portugal, mesmo vivendo a pior época da sua história, não houve momento algum em que alguém se tenha lamentado por não ter conseguido assegurar os préstimos de Hugo Vieira.

Alguém perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado.

18 comentários :

  1. Ah Ah Ah

    Lembro-me bem dessa novela, o Sporting foi apontado como o grande perdedor e era o, enésimo, retorno do Benfica aos jogadores portugueses e à grande equipa formada pela espinha dorçal da selecção lusa.

    Resultado, mais um jogador português que queimou a carreira, tal como tantos outros ao optarem pelo Benfica de Veira.

    SL

    ResponderEliminar
  2. E o comentário de Sousa Tavares no canto inferior direito, mais do que a eliminação do grupo será surpresa, sempre a falhar nos cenários catastróficos, eh eh eh.

    Ainda aguardo o fim do Sporting e a implusão com Bruno de Carvalho ou como os adeptos do FCP gostam de chamar o Vale e Azevedo verde. O homem causa-lhes uma azia, um Filipe Vieira verde era o ideal.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, esta capa está cheia de pérolas. Cada frase do Hugo Vieira é uma jóia que merece ser emoldurada para a posteridade. A minha preferida é a do Ronaldo. Já não acho tanta piada à do "Labyad vai ser de top", por motivos óbvios...

      Filipe Vieira verde o ideal? Para quem? :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Queriam um presidente do SCP ao estilo Vieira, populista, demagogo sem resolver qq problema e sem encher muito o peito. Pois a escola do Vieira foi com PdC mas é muito fraquinho uma cópia baratucha que eles conseguem sempre levar a melhor.

      Já BdC não tem rabos de palha vem de fora do circulo de amigos pelo que é muito mais dificil de controlar ou gozar.

      SL

      Eliminar
    3. Não tinha percebido. Sim, perfeitamente de acordo. Eu nem sei se o Vieira é realmente benfiquista. O que vejo é um homem completamente agarrado ao poder, que tem um passado demasiado próximo ao Pinto da Costa, e que vai aproveitando o cargo para promover os seus negócios.

      Não podemos adivinhar o que vai acontecer, mas até ver BdC é o oposto. Está numa missão para repor o clube no seu devido lugar e tem um sportinguismo acima de qualquer suspeita. BdC tem os seus defeitos, como é óbvio, mas até ver saiu precisamente oposto do tal Vale e Azevedo verde que os portistas gostam de lhe chamar.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Mais um que se queimou com a ida para benfica,nem sabia que o sporting tinha andado atras deste jogador,mas pronto mais um que saiu pela porta pequena,é pena que nem todos consigam progedir mais nas suas carreiras ás vezes dar o salto logo para um grande nao é a melhor aposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não consigo compreender como os Sílvios e os Pizzis continuam a ir nestas cantigas. Há um preconceito no Benfica contra os jogadores portugueses, só não vê isso quem não quer. Qualquer brasileiro ou argentino tem um acesso bem mais facilitado ao onze do que um português. Um abraço.

      Eliminar
    2. Realmente essa do Ronaldo está brilhante, ah ah ah

      Honestamente espero que o rapaz tenha comprado um livro de autografos para o Ronaldo, para o William, para o Cedric, para o Adrien e para o André Martins que estarão na selecção mais cedo ou mais tarde.

      Há outros que tenho a certeza que nunca estarão na selecção.

      SL

      Eliminar
    3. O Hugo Vieira pode pedir ao Ruben Micael para levar o caderninho e a caneta. :)

      Eliminar
  4. lol Que tristeza estas declarações! Mais um que o Benfica nos roubou...para nada! O jovem tinha (espero que a tenha perdido) uma taxa de basófia ao nivel do Jorge Jesus.

    Ronaldo: "Quem? Hugo Vieira? Nunca ouvi falar..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, ficou-lhe muito mal. Se o Sporting não lhe deu o que queria, só tinha que respeitar e dar-se por feliz por ter encontrado outro clube grande. Preferiu armar-se aos cucos e agora cobre-se de ridículo.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Se hoje voltasse atrás não tenho duvidas que a decisão tinha sido outra...

      SL

      Eliminar
  5. A minha parte preferida é esta:

    «Pedir autografo a Ronaldo? Não, é um futuro colega da selecção»

    Prova que entrou depressa no espírito do clube que o contratou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, talvez lhe tivesse sido útil primeiro pensar em lutar por um lugar no onze do Benfica e só depois pensar na seleção.

      Eliminar
  6. O problema de Hugo Vieira é que, antes de assinar contrato com o SLB, devia ter perguntado pelo Paiva (sai do Farense ou Marítimo rumo à luz após ter tudo acertado com Sporting), Pedro Roma (que vai para a luz ser 4º guarda-redes, atrás de Neno, Silvino e, até Bento, que já estava quase reformado, quando podia ter ido para o Sporting que só tinha Sérgio e desesperava pelos erros de Ivkovic), Mário Jorge (que sai do Estoril rumo à luz, com o Hélder, depois de tudo acertado com o Sporting), entre outros..
    Seguiu o seu caminho. E ainda bem, pois as suas declarações só revelam algo que não se quer, arrogância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, Cantinho. São muitos os casos no passado de desvios de jogadores só para não irem parar ao Sporting. Isso é uma motivação errada, e os jogadores são os principais prejudicados. Ainda neste defeso tivemos vários casos desses: Sílvio, Pizzi e Fariña. Hábitos antigos custam a morrer.

      Eliminar
  7. Mestre de Cerimonias tens razao,tb nao percebo aquela maxima de jogadores brasileiros e argentinos terem mais possibilidades de jogar no plantel do benfica,á jogadores portugueses que deixam a leguas determinados jogadores brasileiros e argentinos,tem muito a ver tambem com a politica do clube,o benfica de á uns anos para ca deixou de apostar principlamente na formaçao,indo buscar jogadores ate eles para a formaçao com qualidade duvidosa fazendo que muitas carreiras de portugueses fiquem estagnadas.
    Dou o exemplo do meu Sporting,o ano passado foram que 40,45 milhoes de euros para comprar jogadores muito maus,tivemos que por fim ir buscar jogadores á formaçao para "salvar" a epoca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ver o caso do Cortez, ou do Emerson, só para dar alguns exemplos do Benfica. Certamente que conseguiriam arranjar melhor na formação, dando oportunidades para se afirmarem (como o Luís Martins ou mesmo o André Almeida).

      O Sporting de Godinho Lopes é um bom exemplo como se pode gastar dinheiro em jogadores que não são aproveitados. O Sporting deste ano está a ser o oposto, com muito menos dinheiro conseguiram ir buscar jogadores dos quais se está a tirar um excelente rendimento.

      O dinheiro ajuda a construir boas equipas, mas definitivamente não serve de nada se não existir inteligência para o gastar.

      Um abraço.

      Eliminar