quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como nascem 14 milhões de benfiquistas

Recentemente, Rui Gomes da Silva referiu no programa Dia Seguinte que o Benfica tem 6 milhões de adeptos em Portugal e um total de 14 milhões em todo o mundo.

A forma tão natural como o vice-presidente do Benfica lançou este número para o ar apanhou de surpresa os seus colegas de painel, que depois de uma pausa para assimilarem o que tinha acabado de ouvir, tiveram que inevitavelmente gozar a bom gozar com as palavras de Rui Gomes da Silva. Paulo Garcia é que não achou piada, e tratou logo de ir em salvamento do seu mais-que-tudo.

Confesso que nunca tinha ouvido falar na existência de 14 milhões de benfiquistas em todo o mundo. Ou se ouvi, escapou-me da memória. Por isso, pus-me à procura pela internet da origem deste número.

Em primeiro lugar, deixem-me dar a minha definição (formal) de benfiquista: indivíduo da raça humana que deseja as vitórias do Benfica acima de qualquer outro clube. Para mim, uma pessoa que viva em Espanha e que diz que o clube em Portugal com que mais simpatiza é o Benfica, mas que torce bem mais a sério por um clube espanhol, não é um benfiquista. 

O máximo que admito é que uma pessoa possa dividir o coração entre o clube da terra e um dos grandes. Só aí poderemos considerar alguém adepto efetivo de dois clubes em simultâneo.

Voltando aos 14 milhões, a primeira coisa que salta à vista numa pesquisa rápida na internet é esta infografia, referente a um estudo efetuado em Março de 2006:


Tenho várias considerações a fazer sobre este quadro:

  • A autoria do estudo: Vox Pop (empresa de estudos de mercado, suponho) com a colaboração do INE e da Secretaria de Estado das Comunidades, que dá logo um ar oficial a tudo isto.
  • Segundo o estudo, em Portugal existem 4,7 milhões de benfiquistas, o que significa que Rui Gomes da Silva só usa as partes que lhe interessam.
  • O que dizer dos números dos "benfiquistas" espalhados pelo mundo? 116.000 benfiquistas na Indochina? Deve ser por isso que ficaram célebres os festejos nas avenidas de Hanoi na conquista do campeonato pelo Benfica em 2010. Ou então não. É deliciosa também a precisão do número de benfiquistas em todo o mundo, mas em particular na Índia: 699. Num país que tem mais de 1.200.000.000 de habitantes, gostaria de saber qual foi a projeção que utilizaram para chegar a esta quantidade tão exata de benfiquistas.
Referência ao estudo in tsf.pt

Bom, adiante. Tentei encontrar mais coisas sobre o estudo, mas não consegui. Existem inúmeras empresas de estudos de mercado em todo o mundo chamadas Vox Pop, ou Vox Populi, e nenhum dos sites que visitei faz referência a este estudo. 

No entanto, não foi tempo perdido, pois no meio destas pesquisas acabei por me cruzar com algo muito mais interessante

in maisfutebol.pt

Vejam bem a enorme coincidência: os números apresentados nesta notícia de Abril de 2005 são iguaizinhos ao estudo que Vox Pop, INE e Secretaria de Estado das Comunidades revelariam nove meses mais tarde. E vejam também a curiosidade de o estudo de Abril de 2005 ter sido encomendado e apresentado pela administração da SAD do Benfica.

Na notícia de 2005 podemos ver que este "estudo" foi encomendado a uma empresa estrangeira, mas não há nenhuma referência ao INE ou à Secretaria de Estado das Comunidades. Foi, pura e simplesmente, um estudo de mercado encomendado pelo Benfica. E sabemos que neste tipo de coisas não há estudo que não vá ao encontro das expetativas de quem adjudica o contrato, a bem de oportunidades de negócio futuras. Logo, tem o valor que tem. Zero.

Gostaria só de saber quem andou a colocar o nome de entidades oficiais no "estudo" de 2006. Suponho que propaganda seja isto mesmo.

Mas a verdade é que nem seria preciso apresentar esta argumentação toda para contestar a teoria dos 14 milhões de benfiquistas. Um pouco de bom senso seria suficiente.

21 comentários :

  1. Claro que são números inventados. Quem é a Vox Pop ou Vox Populi? Uma empresa tão "conceituada" que ninguém conhece, nem se lhe conhecem outros trabalhos além deste estudo fajudo.

    Outra questão como foram feitos estes inquéritos?
    E: Boa tarde estamos a fazer um inquérito sobre clubes de futebol, qual é o seu?
    R: Ah não ligo à bola, olhe sei lá o Benfica.
    E: E quantas pessoas tem o agregado familiar?
    R: Eu o meu marido, a minha mãe e os meus dois filhos.
    E: Portanto cinco benfiquistas! Já está mais cinco.

    E é isto.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, fazem 150 desses telefonemas, depois uma regra de 3 simples para projetar para toda a população e está feito. Um abraço.

      Eliminar
  2. Meus caros, não houve inquérito algum, é tudo uma treta. Não tem nada a ver, por exemplo, com o estudo que o Sporting encomendou (em 2000, salvo erro) que apontava para 3 milhões de adeptos leoninos em Portugal. Aí soube-se qual foi a empresa e qual foi o método utilizado. Pode-se discordar dos números, mas não foi uma coisa atirada para o ar, até porque a direcção da altura, liderada pelo José Roquette, encomendou esse estudo para saber qual era a implantação nacional do Sporting e em que estratos sócio-económicos, para servir de base de trabalho à direcção.

    No caso de Benfica, esta estória do número de adeptos começou com o Damásio (na altura diziam que eram 4 milhões) e depois o Vale e Azevedo mandou fazer outra "sondagem" e então já eram "seis" milhões, e já no tempo do Vieira, como ainda era pouco, passaram para "14 milhões em todo o mundo", para ser mais vistoso. O mais grave é haver palermas que acreditam nisto. E se ainda por cima houver patrocinadores que acreditam nestas tretas mereciam um processo em tribunal por favorecimento ilícito do benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, esse estudo encomendado pelo Sporting foi feito pela Eurosondagem, do Rui Oliveira e Costa. É de facto mais transparente, e foi tudo bem explicado. No entanto, o facto de ter sido um estudo dirigido por um sportinguista assumido, que já teve cargos no clube e tinha uma relação próxima com quem o encomendou, faz com que seja legítimo que também se coloquem dúvidas em relação aos resultados.

      Acredito que existem mais benfiquistas do que sportinguistas. Mas também acredito que as diferenças não são as que se falam por aí, senão o diferencial de assistências nos estádios seria muito superior às atuais.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  3. O estudo do Sporting apontava o benfica com tendo cerca de 4 milhões de adeptos (na linha da sondagem que o Damásio mandou fazer em meados dos anos 90) veja lá como era "faccioso". O mais engraçado é que sendo o Vale e Azevedo o conhecido vigarista que é, a única aldrabice que nunca mais deixou de ser propagandeada foi a dos "seis milhões" de lampiões. Dava jeito.

    Empiricamente também acho que há mais benfiquistas, mas a questão é que isso não se traduz no gigantismo que eles querem alardear. Basta ver as audiências televisivas e as assistências nos estádios. Os três grandes estão muito próximos uns dos outros. Apesar do Carnide ter (quase) sempre a melhor média de assistências, a diferença para o Sporting não chega sequer a 10 mil espectadores. O que é isso? Veja as audiências na TV. Diferenças na casa das poucas centenas de milhares. Dá a ideia que são quase sempre os mesmos a ver a bola na TV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que tudo o que acabou de escrever, nomeadamente em relação às audiências de TV: o Benfica - Chelsea, na final da Liga Europa do ano passado, transmitido em sinal aberto pela SIC, teve uma audiência de 3.185.000 espetadores.

      Algum benfiquista que se preze deixaria de ver o jogo? Só os 20.000 que foram a Amesterdão. E eu, que não sou benfiquista, também vi o jogo, como certamente o fizeram muitos outros sportinguistas e portistas.

      Eliminar
    2. Já agora, fica aqui o link para a fonte destes dados da audiência do Benfica - Chelsea.

      Eliminar
    3. Já sabemos os benfiquistas gostam de manipular os números para justicar a grandeza que não param de propandiar, Sempre ouvi dizer quem é grande não precisa de andar sempre a dizer lo.

      Eliminar
    4. Curiosamente, quer o Vale Azevedo quer o Vieira são especialistas nisso, e conseguiram enganar muitos benfiquistas... 500.000 sócios, €8,6M pelo Roberto, 14 milhões de adeptos em todo o mundo, 250.000 assinantes da Benfica TV... é sempre tudo à grande. Um abraço.

      Eliminar
  4. Mania da grandeza, quando voltam a realidade é cá uma depressão.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o que escreve o Green Lantern. O número de 6 milhões de benfiquistas penso que foi dito no tempo de Gaspar Ramos, em jeito de brincadeira. Depois disso, uns foram dizendo a brincar, outros a sério, e foi ficando como se de uma verdade se tratasse. Segundo alguns estudos (por alto) os lampiões serão cerca de 4 milhões, os andrades à volta de 2 e os leóes cerca de 3 milhões. E até aposto que o benfica não tem, neste momento, 120 mil sócios com as quotas em dia! quanto mais falar em 200 e tal mil. É só "mania das grandezas", não conhecêssemos nós os lampiões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazi, dizia que "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". É a mesma coisa aqui. Um abraço.

      Eliminar
    2. Mania de grandezas = clube que uns dizem ter 16000 títulos, outros 20.000 outros 23.000 outros... e nenhum conseguir justificar essas contas...

      Eliminar
  6. Tudo cheio de ódio! Tenho pena de quem se esmera tanto a falar mal do grandioso Benfica! Reduzam-se à vossa insignificância! Vossa e do vosso clubezeco! Somos enormes, por isso é que todos vocês nos tentam rebaixar! CARREGA BENFICA! sou de um dos melhores clubes do mundo, e vocês?? Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ódio pelo Benfica? Nem pensar. Simplesmente cansar ver o andor que este país faz a um clube que é dirigido por alguém que venera o estilo de presidência de Pinto da Costa. E um pouco mais de humildade e pés na terra aos seus adeptos também não faria mal nenhum.

      Eliminar
    2. E nós? Nos somos adeptos do melhor clube do Mundo. Sporting Clube de Portugal

      Eliminar
  7. Uma dica mais propriamente para os tripeiros... Se encomendados estudos não sei, mas não encomendados campeonatos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não tivesse o Luís Filipe Vieira sido apanhado nas escutas do Apito Dourado a escolher árbitros.

      Eliminar
  8. Como adepto do SL BENFICA e com um pouco mais de humildade e pés na terra, tenho a certeza que em Portugal só existem 2 clubes, O Benfica e os anti-benfica!
    Só que O SL Benfica é Maior que os anti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota-se a humildade!!! Até consigo ver saqui a tua áurea...

      Eliminar