quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como nascem 14 milhões de benfiquistas

Recentemente, Rui Gomes da Silva referiu no programa Dia Seguinte que o Benfica tem 6 milhões de adeptos em Portugal e um total de 14 milhões em todo o mundo.

A forma tão natural como o vice-presidente do Benfica lançou este número para o ar apanhou de surpresa os seus colegas de painel, que depois de uma pausa para assimilarem o que tinha acabado de ouvir, tiveram que inevitavelmente gozar a bom gozar com as palavras de Rui Gomes da Silva. Paulo Garcia é que não achou piada, e tratou logo de ir em salvamento do seu mais-que-tudo.

Confesso que nunca tinha ouvido falar na existência de 14 milhões de benfiquistas em todo o mundo. Ou se ouvi, escapou-me da memória. Por isso, pus-me à procura pela internet da origem deste número.

Em primeiro lugar, deixem-me dar a minha definição (formal) de benfiquista: indivíduo da raça humana que deseja as vitórias do Benfica acima de qualquer outro clube. Para mim, uma pessoa que viva em Espanha e que diz que o clube em Portugal com que mais simpatiza é o Benfica, mas que torce bem mais a sério por um clube espanhol, não é um benfiquista. 

O máximo que admito é que uma pessoa possa dividir o coração entre o clube da terra e um dos grandes. Só aí poderemos considerar alguém adepto efetivo de dois clubes em simultâneo.

Voltando aos 14 milhões, a primeira coisa que salta à vista numa pesquisa rápida na internet é esta infografia, referente a um estudo efetuado em Março de 2006:


Tenho várias considerações a fazer sobre este quadro:

  • A autoria do estudo: Vox Pop (empresa de estudos de mercado, suponho) com a colaboração do INE e da Secretaria de Estado das Comunidades, que dá logo um ar oficial a tudo isto.
  • Segundo o estudo, em Portugal existem 4,7 milhões de benfiquistas, o que significa que Rui Gomes da Silva só usa as partes que lhe interessam.
  • O que dizer dos números dos "benfiquistas" espalhados pelo mundo? 116.000 benfiquistas na Indochina? Deve ser por isso que ficaram célebres os festejos nas avenidas de Hanoi na conquista do campeonato pelo Benfica em 2010. Ou então não. É deliciosa também a precisão do número de benfiquistas em todo o mundo, mas em particular na Índia: 699. Num país que tem mais de 1.200.000.000 de habitantes, gostaria de saber qual foi a projeção que utilizaram para chegar a esta quantidade tão exata de benfiquistas.
Referência ao estudo in tsf.pt

Bom, adiante. Tentei encontrar mais coisas sobre o estudo, mas não consegui. Existem inúmeras empresas de estudos de mercado em todo o mundo chamadas Vox Pop, ou Vox Populi, e nenhum dos sites que visitei faz referência a este estudo. 

No entanto, não foi tempo perdido, pois no meio destas pesquisas acabei por me cruzar com algo muito mais interessante

in maisfutebol.pt

Vejam bem a enorme coincidência: os números apresentados nesta notícia de Abril de 2005 são iguaizinhos ao estudo que Vox Pop, INE e Secretaria de Estado das Comunidades revelariam nove meses mais tarde. E vejam também a curiosidade de o estudo de Abril de 2005 ter sido encomendado e apresentado pela administração da SAD do Benfica.

Na notícia de 2005 podemos ver que este "estudo" foi encomendado a uma empresa estrangeira, mas não há nenhuma referência ao INE ou à Secretaria de Estado das Comunidades. Foi, pura e simplesmente, um estudo de mercado encomendado pelo Benfica. E sabemos que neste tipo de coisas não há estudo que não vá ao encontro das expetativas de quem adjudica o contrato, a bem de oportunidades de negócio futuras. Logo, tem o valor que tem. Zero.

Gostaria só de saber quem andou a colocar o nome de entidades oficiais no "estudo" de 2006. Suponho que propaganda seja isto mesmo.

Mas a verdade é que nem seria preciso apresentar esta argumentação toda para contestar a teoria dos 14 milhões de benfiquistas. Um pouco de bom senso seria suficiente.