quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Despistes argumentativos #1: João Gobern e a formação do Benfica

(vídeo: 1m02s; cortado a partir daqui; obrigado, Metralha)

Descobrimos, graças a João Gobern, que Di Maria, chegado ao Benfica aos 19 anos, é um produto da formação encarnada. Matic também é, pelos vistos. Ou então o paineleiro benfiquista simplesmente não sabe a diferença entre "evolução" e "formação".

Já agora, a resposta à pergunta de Jorge Gabriel podia ter sido Manuel Fernandes, vendido ao Valência em 2007 por €18M. Não me lembro de o Benfica conseguir fazer qualquer outra venda relevante de um jogador da sua formação desde os tempos de Rui Costa.

14 comentários :

  1. Este Gobern tem um cérebro inversamente proporcional ao seu volume....
    O Artur, com toda a certeza, também é produto da formação lampionica....

    Haja pachorra para estes anormais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tricky, quando o apertam o homem costuma vir com argumentos que não têm nada a ver com o que estão a falar. É fraquinho, mas com fraquinhos azuis o vermelhos podemos nós bem, já nos bastam os fraquinhos verdes. Um abraço.

      Eliminar
  2. Pepa foi vendido ao Man United.
    Rui Nereu ao Bayern.
    Manu ao Chelsea (este era possível, se tivesse lá o Mourinho).
    David Simão está em trânsito para o PSG.
    Brassard ainda colocou muitas vezes o Baía no banco em Barcelona.
    Abel abriu a ala direita para o Cafú singrar, posteriormente, na Roma.
    Veríssimo ensinou o Guardiola a ter estilo.
    Nuno Afonso e José Soares fizeram uma dupla de respeito em Madrid (também seria possível, se o Mourinho tivesse lá).
    Edgar, após o Atlético de Madrid B, fez 15 épocas loucas no Milan, até chegar o Robinho.
    Amoreirinha e Paulo Santos, após o empréstimo ao Alverca, colocaram meia Europa louca e quem não se lembra dos valores envolvidos pelo endinheirado Arsenal para os contratar?

    E muitos mais...

    (formação com sucesso? agarrem-se ao Rui Costa e ao Paulo Sousa. E, mesmo assim, só o 2º teve uma carreira de grande sucesso e a jogar.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora os €15M pelo André Gomes...

      Tenho que ver se encontro capas de jornais que falem nessas situações... :)

      Eliminar
  3. Cómico.

    Estes são os mesmos que quando se fala no CRonaldo se diz que foi formado no ManUtd pelo Ferguson (que não sendo mentira também não poderá ser esquecido o clube que antes lhe deu a possibilidade de crescer e lhe deu a oportunidade de aparecer). De facto tem outra perspectiva do termo formação :)

    Mas também não sejamos tão negativos. Já estamos a ver os resultados da colheita da formação do benfica. De seu nome 'Rony' Lopes e parece estar a começar a singrar no ManCity, estando aos 17anos já a ter oportunidades de aparecer na equipa principal e a corresponder. Pena que este não faça capas de jornais como o Ivan "o terrível" e companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopes, claro que o Ferguson tem muito a ver com o sucesso do Ronaldo. Se o Ronaldo tivesse saído para o Barcelona ou para o Real Madrid com 18 anos se calhar ao fim de um anos já lhe tinham posto os patins.

      O mesmo raciocínio pode ser feito para o período de formação do Ronaldo antes dos 18 anos. Ronaldo teve sorte em ir para o United, mas também teve sorte em ter ido para o Sporting aos 11 anos. Se fosse das escolas do Benfica provavelmente teria tido outro tratamento porque na altura só queriam matulões com caparro, coisa que o Ronaldo nessa altura ainda não tinha.

      Só o Sporting podia ter feito o que fez por ele -- fiz há uns tempos um post com umas palavras do Aurélio Pereira que mostra que a prioridade não é ganhar títulos nas camadas jovens, mas sim formar jogadores.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. As figuras que este pessoal faz, só para parecer bem ao dono............bem se o gajo se lembra do Michel Preud’homme que chegou ao benfica aos 34 anos....nem quero pensar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só de pensar que para o Gobern entrar, mandaram embora o Júlio Machado Vaz... como é possível?

      Eliminar
  5. Mestre, de nada. Eu é que agradeço a ferramenta do Fernando Pereira. Era algo que procurava faz tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele faz um excelente trabalho. Outro dia o youtube bloqueou-lhe um programa do Dia Seguinte, se calhar a SIC já está em cima dele...

      E tenho a impressão que o conversasdabola.com (outro excelente site) deixou de funcionar, a avaliar pelo último link, o que é uma pena.

      Eliminar
  6. É uma pena se acabar. Já agora porque é que não se vê estes excertos de vídeo no iphone? Os outros vídeos consigo, só os que são cortados do f pereira é que não dz. Para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque o tubechop (o site onde faço o corte dos vídeos do youtube) usa flash, apesar de o youtube usar HTML5. iPhones e iPads não lêem flash. De vez em quando procuro sites novos que façam isto sem usar flash, se aparecer um eu mudo de ferramenta.

      Eliminar
    2. Mestre, era ouro sobre o verde a alteração de ferramenta :)

      Eliminar
  7. É SÓ PARA REACTIVAR O POST E RIRMOS UM BOCDINHO, A GENTE DIZ CADA COISA QUE NO FUTURO NÃO NOS DEIXA DORMIR SOSSEGADOS

    ResponderEliminar