segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Erros lamentáveis

Ontem, no jornal das 17h da TVI24, enquanto passavam imagens da conferência de imprensa de Leonardo Jardim do jogo com o Arouca, o som foi interrompido e substituído um outro registo sonoro que, infelicidade das infelicidades, era uma música pimba em que se cantava "mentiroso".


(obrigado pelo link, King_lion!)

O incidente foi confirmado mais tarde pela própria TVI24, que apresentou um pedido de desculpas através de Sousa Martins no programa Contragolpe.


Tudo isto faz lembrar um episódio semelhante na TSF, em que o símbolo do Sporting foi alvo de uma brincadeira de mau gosto.


Também aqui o pedido de desculpas foi feito de forma rápida, mas mais uma vez a explicação apontou para um erro lamentável.


Não vou ao ponto de achar que estes episódios foram um ataque da TVI ou da TSF à honra do Sporting. Certamente que terão mais coisas com que se preocupar, e os pedidos de desculpa foram suficientemente rápidos para que não duvide da sua sinceridade. Aliás, no caso caso concreto da TVI, até me parece o canal de televisão em sinal aberto ou por cabo que dá melhor tratamento ao Sporting. Bem melhor do que a SIC e a RTP, por exemplo.

Mas escusam de vir com a explicação de que se tratou de um erro. Não foi. Houve, em ambos os casos, uma ou mais pessoas que se sentiram à vontade para gozar descaradamente com o Sporting e, por inerência, com os seus sócios e adeptos. 

Seria mais adequado se, em vez de um pedido de desculpas, indicassem que os autores da brincadeira seriam alvo de um processo disciplinar. É que pedidos de desculpas não apagam o que foi feito, e só a indicação de que haverá uma punição dos indivíduos responsáveis dará algumas garantias que situações destas não voltarão a acontecer.

10 comentários :

  1. Parece que algo não bate certo nas desculpas apresentadas pela TVI:

    http://www.dailymotion.com/video/x1a0a1c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, não bate certo mesmo... ao mentirem só se enterram mais. Que tristeza.

      Eliminar
  2. Desculpas esfarrapadas.

    Caro Mestre de Cerimónias, cuidado com a pressão das arbitragens. O Jesus já veio dizer que não lhe foi marcado um penalty ontem esquecendo-se, convenientemente, do fora de jogo do Rodrigo que desbloqueia o jogo. Aliás quantos foras de jogo é que o Rodrigo já tem?

    Cuidado que eles já vêm pedir colo, muito cuidado com as capeladas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, se somarmos as distâncias de todos os foras-de-jogo do Montero que deram golo, ficam abaixo dos dois metros que o Rodrigo levou de avanço ontem sobre o defesa do Marítimo. O Jesus tem um descaramento incrível...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Epá, também não sejam assim que o homem depois, na conferência de imprensa, falou do lance e que se resumiram basicamente em:

      - Penalty claro por marcar a favor do benfica, com o arbitro mesmo em cima da jogada, bla bla bla não se compreende como não marcou

      - Fora-de-jogo do jogador do benfica no 2º golo em jogada de avaliação complicada para a equipa de arbitragem.

      Só tenho a dizer, que nivel tem este treinador! O que uma pessoa se ri de cada vez que ele abre a boca. Com estas declarações ninguém o pode levar a sério nem os mais ferranhos adeptos do seu clube.

      Eliminar
    3. Eu fui durante muito tempo um grande admirador dele enquanto treinador, e durante muito tempo desejei que viesse a treinar o Sporting. Mas os últimos 2 anos têm revelado uma pessoa sem nível moral e ético para algum dia vir a treinar o meu clube. Principalmente desde o "limpinho, limpinho".

      Eliminar
    4. Eu concordo contigo até certo ponto porque acho que lhe deve ser dado algum desconto nestas situações. É para mim um bocado uma vitima da sua posição, porque sendo o principal interlocutor do clube (em termos de atenção gerada pelas flash interviews e conferencias de imprensa) é utilizado pela máquina de comunicação do benfica como um moço de recados - principalmente na pressão aos árbitros e nas criticas às suas actuações. Tornou-se numa marioneta e isso vê-se na completa incoerência das suas análises de semana a semana, com declarações que nos fazem pensar se estaria a ver o jogo que tinha acabado de disputar.

      Mas para o SCP é de facto persona non grata. Essa tirada vai ficar sempre atravessada, digna de quem não tem qualquer espinha e se curva perante qualquer coisa.

      Eliminar
    5. Pois, o Jesus faz esse papel porque sabe que tem uma dívida para com o Vieira. O facto de o Vieira lhe ter renovado o contrato quando 80% dos benfiquistas o queria fora, pagando-lhe ainda por cima um salário ao nível do top-10 mundial, é bom que o Jesus sirva de moço de recados para tudo o que o Vieira precisar... :)

      E o Vieira foi o único que o apoiou quando a época começou mal.

      Mas a verdade é que não tem jeito para falar, e deixa-se levar ou pelo ego ou pela pressão a que está sujeito, acabando invariavelmente por se ver envolvido ainda em mais polémicas.

      Esta do "têm que nascer 10 vezes" não cabe na cabeça de ninguém. Ele até pode ter razão no que diz, mas tem que ter cuidado com a forma como o faz. Podia simplesmente dizer "O Matic é o melhor médio defensivo do mundo e nunca é fácil substitui-lo de imediato por jogadores com pouca experiência". Mas não, teve que ter uma tirada à Jorge Jesus... é mais forte do que ele.

      Eliminar
  3. Eu sou suspeito, mas se aquilo é penalty sobre o messivic vou ali e já venho . O defesa encolhe-se quando vê q não chega a bola e o sérvio mandou-se para cima dele. Alguem q reveja o lance e digam lá q não foi assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Metralha, eu não vi o lance muitas vezes mas por acaso fiquei com ideia que é capaz de haver falta. O Messivic (bem apanhado, esse nome :) ) puxa a bola para o lado, o defesa chega tarde e acerta-lhe na perna. Mas lá está, havendo falta foi uma compensação pelo fora-de-jogo escandaloso não assinalado no golo do Rodrigo. E assim o Jesus lá tem motivo para se vir queixar da arbitragem. Não têm vergonha. Um abraço.

      Eliminar