segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Índice de Entusiasmo de Freitas Lobo

É provável que pouca gente conheça, mas existe um índice que mede o entusiasmo com que Luís Freitas Lobo comenta os lances dos jogos de futebol. 

É usual vermos o comentador demonstrar mais entusiasmo quando faz os seus comentários num clássico ou em jogos decisivos da Liga dos Campeões, do que num jogo amorfo entre duas equipas que jogam para não perder -- e isso é perfeitamente natural. O que não é tão natural é detetar, dentro do mesmo jogo, níveis de entusiasmo diferentes em função, por exemplo, da cor dos equipamentos da equipa que acabou de marcar um golo.

Foi por esse motivo pelo qual um grupo de reputados cientistas desenvolveu o conceito do IEFL (Índice de Entusiasmo de Freitas Lobo). Ao avaliar-se um determinado comentário, leva-se em consideração as palavras que o comentador profere e também o tom com que as diz.

Após anos de estudo, os cientistas apresentaram finalmente ao mundo a tabela IEFL, que varia entre 0 e 100, representando:

0 - Stress pós-traumático
10 - Cólera
20 - Revolta
30 - Irritação (vulgo azia)
40 - Desagrado
50 - Neutro
60 - Satisfação
70 - Felicidade
80 - Deleite
90 - Êxtase
100 - Júbilo

Aplicando a tabela IEFL aos comentários de Luís Freitas Lobo aos golos do Arouca - Sporting, os cientistas chegaram às seguintes conclusões:

Golo do Arouca, 1-0


A reter: "a importância destes dois jogadores", "este passe é fantástico", "Bruno Amaro aparece muito bem desde trás e faz bem o golo". 

Nível IEFL:



Golo do Sporting, 1-1


A reter: "um lance de bola parada é sempre um lance à margem daquilo que se passa no jogo jogado", "o Sporting aproveita para chegar ao empate na forma como o Rojo salta no meio dos dois jogadores do Arouca".

Nível IEFL



Golo do Sporting, 1-2


A reter: "um excelente remate do Slimani", "agora, falha da equipa do Arouca no momento do corte", "a forma como calcula mal o tempo de salto", "não tem tantas rotinas de central, as necessárias para fechar a linha de passe", "um central aqui tirava a bola", "Slimani, instinto de ponta-de-lança, não perdoa, um golaço".

Nível IEFL:



Concordam com esta avaliação aos três lances do Arouca - Sporting? Ou acham que o facto de os cientistas serem adeptos ferrenhos (palermas, segundo as palavras do próprio Freitas Lobo num Jogo Jogado há uns meses) de um dos clubes em campo pode estar a injustiçar a isenção do reputado comentador?