quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jorge Gabriel e Jaime Mourão Ferreira

Miguel Guedes, durante o programa Trio d' Ataque do último domingo, procurou desvalorizar a importância do atraso com que o Porto - Marítimo começou:


O argumento que o Miguel Guedes usa é que na 1ª parte o atraso foi de "dois minutos e tal" e na 2ª de "quarenta e cinco segundos". 

É falso. Segundo as contas da TVI, que transmitiu ambas as partidas, a diferença foi de 2m45s no início do jogo, e de 3m12s no princípio da 2ª parte.

De qualquer forma, Jorge Gabriel, não contestou a afirmação do seu colega de painel.

Pouco depois, Miguel Guedes voltou à carga:


Miguel Guedes esfrega de forma pedante os 45 segundos na cara de Jorge Gabriel. Gobern ainda tenta rebater como pode, trazendo o caso Calabote à baila, mas o representante do Sporting mais uma vez fica calado.

No dia seguinte, no programa Grandes Adeptos, na Antena 1, Miguel Guedes já não tem as mesmas facilidades. Quando o tema do atraso do Porto - Marítimo é mencionado, não é Miguel Guedes que está ao ataque. Quem está ao ataque é quem foi efetivamente prejudicado pelo atraso do jogo:


Aqui Miguel Guedes nem se atreveu a falar em atrasos de 45 segundos, alargando para "dois minutos e meio". E muito menos pôde fazer o ar de virgem ofendida que tantas vezes faz na RTP Informação.

Duas formas bem diferentes de defender o Sporting. Jorge Gabriel tem estado melhor nas últimas semanas, mas mesmo assim não é suficiente. Miguel Guedes faz o que quer de Gabriel e de Gobern, pois é o único elemento daquele trio verdadeiramente bem informado sobre tudo o que acontece no mundo do futebol. Miguel Guedes é extremamente competente, e como sabe que os outros se preparam mal, está à vontade para distorcer factos -- dificilmente será contrariado. 

O mesmo não acontece com Jaime Mourão Ferreira, que na minha opinião é o melhor representante do Sporting neste tipo de programas. Vai bem preparado, sempre com resposta adequada e pronta, tem uma memória impressionante, defende intransigentemente o Sporting e nota-se na voz que vibra com o clube.