segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Milhões da Treta II - O Regresso

in abola.pt

O Benfica precisa de dinheiro. Vieira evita vender para não ser culpabilizado na eventualidade de perder mais uma vez o campeonato. E, de repente, aparece esta notícia tão boa, mas tão boa, que até parece um milagre. 

Como já estou suficientemente velho e gasto para acreditar em lindos contos de fadas com finais felizes, aquilo que é tão bom que parece mentira, acaba invariavelmente por ser mesmo mentira.

Jorge Mendes não chegou onde chegou sendo parvo. Por isso duvido que ele possa achar 15 milhões de euros um preço justo por um jogador que, embora tendo potencial, mal tem calçado nos últimos 12 meses.

Luís Filipe Vieira é Luís Filipe Vieira. Um homem que se preocupa imenso com a sua imagem de homem de sucesso, capaz de manipular os números que forem precisos para salvar a face.

Esta "venda" de André Gomes só pode ser explicada de duas formas lógicas:

1ª hipótese - Venda à Roberto - assina-se um contrato de transferência dos direitos desportivos e económicos, sabendo que nunca irão receber a totalidade do dinheiro. Quem sabe se André Gomes não será uma forma de pagamento de dívidas antigas ao empresário?

2ª hipótese - Empréstimo de dinheiro sob a forma de transferência - Mendes empresta efetivamente €15M ao Benfica, e a cedência dos direitos económicos de André Gomes é só para CMVM ver. Mendes receberá o dinheiro por fatias em futuras vendas do Benfica, ou através de outras contrapartidas não divulgadas. Entretanto a tesouraria do Benfica fica mais folgada, as contas podem ser mascaradas e Vieira tem mais uma "venda" fabulosa.

Não existem outras hipóteses. O CM, A Bola e o Record podem fazer as capas que quiserem, mas só é enganado quem é parvo ou quem prefere viver iludido do que encarar a realidade.