quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O sorteio da Taça

Gosto de uma boa teoria da conspiração à volta dos sorteios. Há tantos milhões envolvidos nestas coisas, que tenho sérias dúvidas que as organizações não cedam de vez em quando à tentação de manipular uma coisa ou outra nos sorteios para ajudar ao sucesso de determinadas equipas presentes.

Por exemplo, no sorteio do mundial, muito se falou da sorte da França, e do facto de os papelinhos serem desdobrados longe da vista de quem assistia à cerimónia presencialmente ou pela televisão.

Eu tenho a minha própria teoria de que os sorteios condicionados da liga portuguesa são manipulados. Os resultados dos sorteios têm favorecido sistematicamente a mesma equipa e sei que não é complicado acrescentar uma regra ao programa informático que gere o processo para que as coisas corram conforme se pretende.

Agora houve este episódio no sorteio da taça. É realmente estranho que a rapariga nem tenha olhado para o papel antes de anunciar a equipa. E é também muito estranho que o Penafiel mais tarde tenha acabado por calhar precisamente ao Benfica.

O vídeo pode ser visto aqui.

Assumindo que há uma conspiração, presume-se que estaria programado um Porto - Estoril e um Benfica - Penafiel para os quartos-de-final. Para as meias-finais teríamos na mesma um Porto - Benfica (1ª mão no Dragão, 2ª mão na Luz). A quem conviria isto?

Não só o sorteio das meias-finais favorece o Benfica, devido ao facto de a 2ª mão ser no seu estádio, como o suposto engano estraga um pouco a vida ao próprio Benfica, que terá que jogar os quartos-de-final fora de casa dias antes de receber o Sporting na Luz.

Enfim, teorias.