sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para que servem os regulamentos?

Ouvi ontem na Bola Branca das 18h15 que o Gil Vicente sempre vai comparecer no Estádio do Restelo para jogar a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga com o Benfica. Como é conhecido, o relvado do Estádio da Luz não está em condições.

Mas houve algo que a direção do Gil Vicente referiu que achei interessante: o Gil Vicente não é obrigado a aceitar uma alteração de campo unilateral por parte do Benfica.

Nos regulamentos da Taça da Liga é possível ler-se o seguinte:


Para se mudar o local de um jogo, é necessário um acordo escrito pelos dois clubes. Acontece que pelos vistos o Gil Vicente não foi consultado nesta alteração:


Sendo assim, para que servem os regulamentos? O Benfica já está apurado, é certo, mas não devia fazer a viagem até Barcelos?

Já no ano passado o Porto violou os regulamentos ao utilizar jogadores num jogo da Taça da Liga sem que tivesse passado o período mínimo desde o jogo anterior pela equipa B. É certo que foi por 15 minutos num jogo que foi antecipado a pedido da própria Liga, pelo que era legítimo invocar o espírito da lei para não ser penalizado. E acabou mesmo por não ser penalizado.

O que me incomoda é ver que existe alguma arbitrariedade na decisão de quando é que os regulamentos não são afinal para ser seguidos à risca. E isso não me deixa nada confortável, porque existem muitos casos em que o bom senso não é tido nem achado. Quem na Liga está a definir a métrica que separa a letra da lei do espírito da lei? 

6 comentários :

  1. Post interessante. Curiosamente pouca gente pegou neste assunto. Apesar de o Benfica estar qualificado, ainda vai uma diferença entre jogar no Restelo e jogar em Barcelos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. peter, é verdade. Uma deslocação bem mais longa e jogar num campo mais pesado é sempre pior que jogar à porta de casa num clima bem mais ameno. Um abraço.

      Eliminar
  2. Quanto irá receber o Gil por isto ?? Não esquecer que o Gil vai jogar na casa de um clube com quem cortou relações....Por isso a reposta à pergunta "Para que servem os regulamentos?" : Para nada .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de quem pede para se contornar os regulamentos. Mas a culpa não é só da Liga, a maior parte dos clubes pequenos submete-se sem qualquer reclamação aos caprichos de Benfica e Porto. A Liga não é mais que um reflexo do status quo do futebol em Portugal.

      Eliminar
  3. Caro Mestre, este jogo não interessa para nada, independentemente do local. Importante mesmo é o Gil Vicente-Beifica para o campeonato, no dia 1 de Fevereiro. Aí é que quero ver o que é que os barcelistas jogam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, uma coisa é certa: não vão fazer o abuso de entradas violentas que fizeram sobre os jogadores do Sporting, porque não terão um Jorge Sousa compreensivo. As pernas dos jogadores do Benfica terão outro tipo de proteção. Um abraço.

      Eliminar