terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pinto da Costa falou nisto na entrevista ao Porto Canal?




É certo que o jogo do Porto B com o Penafiel foi apenas no domingo, e Pinto da Costa na altura da entrevista não poderia adivinhar quem iria jogar nem que Reyes iria estar diretamente ligado à derrota. Mas não é sobre essa derrota que quero falar. O que me parece importante é o facto de Reyes e Herrera, que em conjunto custaram perto de €20M, continuarem encostados na equipa B, 7 meses após o início da época, e estarem a ser até ao momento os maiores flops do campeonato.

Aliás, olhando para os reforços desta época, que foram Reyes, Herrera, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Tiago Rodrigues, Bolat, Quintero, Josué e Ghilas, que em conjunto custaram à volta de €30M, não há um que já se tenha conseguido impor de forma indiscutível na equipa principal.

Quando Pinto da Costa veio confirmar a confiança total em Paulo Fonseca e apontar os erros de arbitragem como responsáveis pelo atraso na tabela classificativa, não faz mais do que desviar as atenções do principal fator que contribui para uma época abaixo das expetativas iniciais, que é o fracasso do reforço do plantel. E quem é o responsável por isso? Certamente que não é o treinador.

Aliás, não creio que alguém esperasse que Pinto da Costa fizesse outra coisa que não fosse apoiar inequivocamente o treinador. É que o treinador foi escolhido por ele, e admitir o fracasso de Paulo Fonseca seria admitir o fracasso do próprio Pinto da Costa. E os dirigentes como Pinto da Costa não gostam de deixar transparecer as suas fragilidades para o exterior. Nos filmes dos mafiosos, quem deixa transparecer fragilidades costuma acabar dentro de uma cova.