quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sporting nas compras

Os últimos dias foram férteis em notícias sobre jogadores apontados ao Sporting. Primeiro Dramé, que entretanto já está confirmado, e depois Shikabala.

Dramé parece ser uma aposta semelhante à de Enoh, uma contratação sem custos e de baixo risco, na esperança que o potencial que lhe é atribuído há anos finalmente se concretize. No entanto, tratando-se de um jogador que já tem 21 anos e que na última época apenas jogou 10 partidas oficiais numa divisão inferior italiana, não fico muito otimista.

Aliás, faz-me confusão o Sporting estar a contratar um extremo para a equipa B, porque se há posição que as escolas do Sporting sempre forneceram em quantidade e qualidade, é precisamente essa. Terá o jogador alguma característica que o diferencia dos restantes extremos da equipa B? Logo veremos.

Quanto a Shikabala, trata-se de outra entrada sem custos para o Sporting, mas em termos de risco a conversa é outra. 

Em primeiro lugar, olhando para os vídeos que podem ser vistos na internet sobre o jogador, é difícil não ficar entusiasmado. A velocidade e a técnica demonstrada são impressionantes (o golo mais espetacular que vi nesses vídeos por acaso é de Robinho, mas existem muitos outros que são fantásticos).

No entanto, quando alguém me mostra um vídeo do youtube como cartão de visita de um jogador, vem-me logo à memória um outro jogador: Freddy Adu. Quando veio para o Benfica, fiquei assustadíssimo ao ver inúmeras jogadas absolutamente impressionantes. Parecia um daqueles craques que ganham jogos sozinhos e valem campeonatos. Vários anos depois sabemos como acabou por correr a experiência de Adu em Portugal: 11 jogos pelo Benfica, 3 pelo Belenenses, e o balanço final foi uma tremenda desilusão.

Pelo que diz quem o conhece, Shikabala pode jogar quer pelas faixas quer pelo meio e parece ter qualidades que poderão ser muito úteis contra adversários mais fechados. Nesse sentido poderá preencher uma das principais lacunas do plantel do Sporting.

Na melhor das hipóteses, parece-me que será um jogador com um papel a desempenhar na linha de Slimani, ou seja, alguém que está no banco e que pode ser lançado nos últimos 30 minutos numa altura em que o desgaste é maior e os espaços começam a aparecer com mais facilidade. Uma 2ª pedra para o plano B poderá ser tremendamente útil.

No entanto, não nos podemos esquecer que Shikabala vem de um campeonato pouco competitivo para os padrões europeus e tem um historial de conflitos atribuídos ao seu temperamento complicado. Junte-se a isto o facto de ir integrar uma equipa rotinada com a época em curso com apenas mais 14 jogos oficiais para disputar até Maio, e temos montado um cenário pouco favorável para a afirmação do jogador. Para além disso, esperemos que a chegada do jogador não tenha um efeito negativo em André Martins.

É certo que esta mesma direção e equipa técnica acertaram na contratação em mercados menos populares como no caso de Maurício, que chegou da 2ª divisão brasileira, de Slimani, da liga argelina, e de Montero, da liga americana, mas também falharam em Magrão e Welder.

Mexer num plantel coeso a meio da época é uma jogada de risco, principalmente considerando que o clube não foi forçado a vender nenhum jogador importante. E também aumenta as responsabilidades do clube, pois será inevitável que a imprensa associe o reforço do plantel a uma escalada nas ambições para o campeonato.

Seria bom que Leonardo Jardim (não me passa pela cabeça que não tenha aprovado esta contratação) explicasse os motivos que levaram o Sporting a avançar para a contratação de Shikabala.

Resumindo, vejo tantos riscos quanto oportunidades com estas contratações. Preferia que não houvessem mexidas no plantel, a não ser que se tratasse da integração de algum jogador da equipa B, como Esgaio. Mas como é evidente, a partir do momento em que as novas contratações são anunciadas, fico desejoso de os ver em ação e espero sinceramente que me façam engolir as palavras que acabei de escrever. Nada me faria mais feliz.