quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A independência dos paineleiros

Miguel Guedes é um homem que faz questão de afirmar com alguma frequência que é totalmente independente, que as suas opiniões são inteiramente livres e que de nenhuma forma são condicionadas pela cartilha portista. 

Só acredita nisso quem quiser.

Este episódio passou-se há cerca de um ano, mas na minha opinião é um caso exemplar em como o Porto utiliza todos os canais disponíveis para passar a sua mensagem.


Faz todo o sentido: Miguel Guedes quis saber se Izmailov se escreve com I ou com Y, e dirigiu-se a alguém do clube (certamente ao departamento de estudos eslavos do FCP) para obter esse esclarecimento. Só quem em vez de obter a resposta através de chamada telefónica ou de SMS, teve direito a uma fotocópia a cores do passaporte do jogador para poder exibi-lo a todos que o vêm no programa de televisão.

Como é evidente não há nenhum crime nisto, mas para mim é um sinal evidente de que o Porto utiliza este tipo de programas para construir e suportar as narrativas que mais lhes convêm, principalmente através de Miguel Guedes e Guilherme Aguiar.

Guilherme Aguiar que, por exemplo, no Dia Seguinte de 20 de Janeiro apresentou-se no programa munido de um exemplar do R&C consolidado do Porto, e desafiou RGS e ROC a apresentarem as contas consolidadas dos seus clubes. Não podia ter sido mais a propósito, pois no dia imediatamente a seguir o Porto emitiu este comunicado:

Fonte: fcporto.pt

Melhor coordenação era impossível.

Prefiro que os comentadores sportinguistas se mantenham independentes da direção, mas alguns deles precisam de ganhar consciência de que andam a defrontar gente bem preparada e instruída pelo seu clube a fim de passarem para o público a mensagem pretendida da forma mais eficaz possível. No mínimo, seria bom que começassem a preparar-se um pouco melhor para cada um dos programas.

35 comentários :

  1. o relatorio e contas esta disponivel para qualquer associado com quotas em dia..basta que o solicite ou que por exemplo va as assembleias gerais
    quanto a independencia dos comentadores calimeros, tendo nas fileiras o Dr. Cutty Sark, estamos conversados! toda a gente viu os abraços entre o Dr. Cutty e o Bruno Carvalho na altura das eleições para nao falar na campanha suja que foi feita por esse senhor na altura em que era presidente da assembleia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O interessante não está no facto de Guilherme Aguiar ter apresentado o R&C, está no facto de o ter feito de forma totalmente coordenada com o comunicado do Porto.

      Quando a Eduardo Barroso, não me parece uma pessoa com perfil para estar a passar recados da direção. Tinha uma agenda quando queria afastar Godinho Lopes, sim, é evidente para todos que é um seguidor de Bruno de Carvalho, mas nunca o vi a levar papelinhos, documentos ou o quer que seja para marcar uma posição.

      Eliminar
    2. Obviamente um comentário típico de lampião.
      Quando os obrigam a usar mais que um neurónio a coisa trona-se complicada...

      Eliminar
  2. Este mano morre pelo porto sem duvida,é dos gajos piorzinhos que por ai anda nestes programas.
    É como o guilherme aguiar que estava com o BDC e se pudesse tinha morto o homem,mas ainda referiu que nao defendia o porto,nem era a voz do porto,que so estava a dar a sua opniao,sim pois é mesmo isso.
    Mas o porto tem sorte,claro que tem,nisto tudo e com as merdas que faz ainda tem quem os defenda,sim por incrivel que pareça e mais uma vez descaradamente conseguem por nos programas gajos que defende o azul ate á morte nunca questionando nada que se faça naquele clube de bairro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos paineleiros portistas que me lembro, Pôncio Monteiro, Guilherme Aguiar, Miguel Guedes e Rui Moreira estão (ou estiveram) sempre alinhados com a posição oficial do clube. O único que não está é o Manuel Serrão, que acredito que seja efetivamente independente.

      O Guilherme Aguiar, no programa de segunda-feira, parecia mesmo por momentos que estava com uma vontade enorme de placar o Bruno de Carvalho... :)

      Eliminar
    2. O Guilherme Aguiar, por momentos, fez-me lembrar um cão a ganir...foram constantes as interrupções do discurso de BdC e ROC e , pasme-se, até conseguiu chamar o ROC de ignorante quase aos gritos.
      Fosse um Jaime Mourão ou um Paulo Abreu e o tripeiro dos mil e um ofícios e ordenados baixa o tom de voz.
      BdC usou a estratégia que se deve usar contra os histéricos, quando eles aumentam o tom de voz, nós baixamos o nosso para os irritar ainda mais.

      Eliminar
    3. Sporting até morrer, o Guilherme Aguiar teve uma postura inqualificável, deve andar mesmo incomodado. Não me lembro de alguma vez o ter visto assim. Estava de cabeça perdida. Estiveram bem BdC e ROC em não entrar no mesmo jogo.

      Eliminar
  3. Um gajo que defenda a corrupção, que raio de crédito tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, ainda estou para ver o primeiro portista que admita que os episódios das escutas são censuráveis. Preferem sempre afastar para canto, dizendo que o Vieira também aparecia, ou que são ilegais, ou que não é por isso que o Porto ganha, ou que os outros também fazem o mesmo, ou que as escutas não foram gravadas em dolby 5.1... há sempre uma justificação para ignorarem o conteúdo das escutas.

      Eliminar
    2. boas, para quando um post sobre as noticias que comecam a circular sobre o jorge mendes estar a impedir a transferencia do elias ja que a compra do jogador esta a ser investigada pela auditoria interna do sporting???ja que foi o jorge mendes que intermediou o negocio quando o sporting comprou o elias.....

      Eliminar
    3. Caro anónimo, vou tentar ler a notícia completa para perceber o que se passa. Um abraço.

      Eliminar
  4. Enquanto os dos outros clubes não forem isentos e independentes das suas direções, discordo com a tua afirmação, quando isso se alterar então sim independencia total.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guto, eu acho que a direção não tem que se meter nesses assuntos. Bastava que os nossos comentadores pusessem a mão na consciência e trabalhassem como deve ser.

      Eliminar
    2. Sim, mas como não o fazem a direção tem que fazer alguma coisa para não sermos constantemente desconsiderados pelos outros, que assim passam a sua mensagem, que na sua maior parte das vez é destorcida conforme a visão que mais interessa do seu clube.A luta é dura e longa mas temos de atuar em todas as frentes, o nosso atraso nestas materias em relação aos outros 2 clubes é abismal.

      Eliminar
    3. Sem duvida, quer no Dia Seguinte quer no Trio d' Ataque, estamos muito mal representados (o Gobern também é fraquinho). O Eduardo Barroso comenta mais com o coração, mas no Prolongamento até se enquadra bem.

      Eliminar
  5. boas, nao acham que este assunto dava um otimo topico de discussaao e uns quantos artigos??'

    http://www.segundonapaulista.com.br/2014/02/1-que-time-e-esse-brasa-futebol-clube.html


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, já conhecia esse artigo. É de facto mais um daqueles casos obscuros ligados a fundos e outras entidades detentoras de passes de jogadores.

      É engraçado que Luís Filipe Vieira, mais uma vez, apareça associado a um caso pouco transparente. Parece que tem um magneto para estas situações. Mas neste caso não me parece que a sua ação seja condenável. Interessou-se num jogador e comprou-o ao Brasa (porque neste caso os detentores do passe colocaram-no no tal Brasa FC).

      Por acaso o Patric nunca chegou a fazer nenhum jogo pelo Benfica. Passados uns meses foi emprestado a outro clube brasileiro. Há coisas que nunca mudam...

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Isso dos fundos dá pano para mangas,qualquer clube hoje em dia vive disso,ainda bem que o sporting quer acabar com esse tipo de negociaçoes.
    Mestre nem me lembrava do poncio hehehehe que personagem e sim o manuel serrao ate é um gajo que se poem á parte do porto,quando tem que defender defende,quando nao tem que defender o porto nao defende.
    Mas o benfica tb tem gajos muito bons nesta area que o caso do joao malheiro(parece que mama 4 maços de tabaco por dia com aquela voz) lolol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Malheiro... credo... há poucas figuras que me causem maior repulsa. Ele comenta em algum canal, atualmente? (não faço ideia, estou mesmo a perguntar por curiosidade)

      Por acaso acho que o Benfica também não está bem representado. O Rui Gomes da Silva é a exceção. O Gobern é fraquíssimo e o Seara parece que prefere promover-se a si próprio em vez de defender convenientemente o clube.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O joao malheiro acho que comenta num programa qualquer daqueles mais fraquinhos e nao é sempre acho eu.
      Sim o benfica esta muito mal representado sim e desses que enumeraste ainda há um pior,aquele que entra no programa mercado,esse é muito mau nem sei o nome do gajo de tao mau que é,o homem so tem um assunto o apito dourado,so leva merdas assim,e ataca muito o gajo do sporting,o gajo é um anti sporting do caraças.
      É um gajo assim tipo mini gobern.-------->(tem a mesma fisionomia mas é menos bubu que o gobern).hehheheheheheh

      Um abraço

      Eliminar
    3. O do programa Mercado é o Pedro Guerra. É um tipo repugnante. Nesse programa só o vi durante 5 minutos e chegou-me. Ele é conhecido por ser um homem da propaganda vieirista, que telefona para os fóruns da Benfica TV com outro nome para defender o presidente. Um abraço.

      Eliminar
  7. Os "paineleiros" são irrelevantes.

    A independência dos "paineleiros" é irrelevante.

    A "paineleiragem" não ganha jogos nem títulos.


    O que deveria ser assunto relevante seria mesmo a informação financeira consolidada dos clubes, nomeadamente da Benfica e do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito, Luís Miguel, quais foram as divergências que levar o Angelino Ferreira a abandonar a SAD do Porto? Um abraço.

      Eliminar
    2. Porquê divergências?

      Será que só há um motivo para se sair duma empresa?

      Sabe de alguma divergência?

      Eliminar
    3. Foi o próprio que disse que saiu por divergências, mas não revelou quais.

      Eliminar
    4. Divergência?
      LOL
      Para fingirem que estão zangados não?

      Eliminar
    5. Divergências? Quais divergências? Não "bi" nada....
      O substituto é muito bom e garantia de sucesso certo...

      Eliminar
  8. Sem mais informação, só poderemos especular mas a possibilidade de divergências também pode e deve ser encarada como normal, sem ser significativamente grave.

    Já a falta de informação financeira consolidada da Benfica e do Sporting, sendo uma exigência legal deveria ser considerada grave pelos respectivos sócios e entidades oficiais.

    ResponderEliminar
  9. Luís Miguel, grave é tudos os anos realizar transações astronomicas e mesmo assim ter um passivo brutal e sobre as comissões gigantescas que vêem no relatório, isso é que você devia perguntar aos dirigentes do seu clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Independentemente de tudo isso que refere o Porto sad tem as melhores demonstrações financeiras consolidadas entre as 3 sads e também o Porto tem as melhores demonstrações financeiras consolidadas entre os 3 clubes.

      Eliminar
  10. Se fica contente com isso ótimo para si.Agora quando acabarem essas transações nem quero imaginar o passivo.

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao "Y"

    O homem chama-se é Марат Измайлов

    Os gajos quando fizeram as camisolas do FCP enganaram-se e em vez de Izmailov escreveram Izmaylov, depois o resto foi foclore para não perderem a face.

    Alguém viu mesmo o passaporte?
    O Miguel Guedes levou uma impressão a cores, possivelmente com "y" sim.

    Eu em Paint fiz em segundos em vez de Izmaylov, Yzmaylov com dois YY e Lyedson também.

    Mesmo que a impressão do Miguel Guedes tenha "y" é fácil LOL
    Capazes disso e muito mais são eles.

    Na Wikipédia em Português AGORA aparece com "Y", mas vejam em Inglês, Francês, Alemão, etc, LOL
    http://en.wikipedia.org/wiki/Marat_Izmailov


    Outra coisa,

    procurem no Google Izmailov e depois Izmaylov e comparem o nº de resultados LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peyroteo, e o interessante é que usaram isso como uma forma de demonstrar que o Sporting tratava mal o jogador, por nem sequer escreverem bem o seu nome. Lembro-me que há muitos anos também havia dúvidas entre Balacov e Balakov, e nunca ninguém se lembrou de usar esta dúvida como uma afronta a um jogador.

      Eliminar
  12. E evidente que os comentadores portistas preparam minuciosamente a particição nas TV's, possivelmente com o próprio FCP senão mesmo pessoalmente também com Pinto da Costa.

    Tavares Teles sabemos que fala directamente com Jorge Nuno. Até já foram escutados.
    Porque não antes de ir ás TV's.

    Depois têm colocado na SIC o Advogado / Jurista Guilherme Aguiar, para dar um ar mais "legal" à coisa e abordar mais temas desse género.
    Evidente que este falhado (foi derrotado quando ia mamar para a Liga, foi derrotado quando tentou CM Matosinhos, foi derrotado quando tentou a Cm Gaia) sempre fortemente!
    Arrasta-se nas TV's mamando, por isso engole o que um tipo como o Rui Gomes da Silva diz: torcer claramente contra nas competições europeias é inaceitável ali em directo e isso acontece.

    Por outro lado têm o Miguel Guedes colocado na Antena 1 e RTP (logo dois tachos), que é o que vai com as coisas mais estudadas, ao pormenor de bastante inventadas por vezes e s
    o passam porque os colegas são uns bochechos tremendos.
    Sabem disso e o gajo leva altas tretas porque sabe que em princípio consegue passar a ideia.
    Aqui têm este elemento com ar moderno e sofisticado, tipo representante de uma parte sofisticada e educada de adeptos do Porto, desligados dos tradicionais proletários analfabetos desdentados e/ou malandros de bairro social / ilhas ou então campónios do interior Norte.

    Engraçado porque é que o Guedes repete na rádio e na TV e o Jaime que está pelo Sporting na rádio não repete também na TV???
    Qual o interesse que a RTP tem em ter lá o Gabrielito a defender muito mal o Sporting?

    ResponderEliminar