segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A mentira tem a perna curta

A CM TV teve acesso às gravações das audiências do Conselho de Disciplina a Fernando, Antero Henrique, ao delegado da Liga do Porto - Marítimo e à responsável da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CII), no âmbito do caso do atraso da entrada em campo do Porto na última jornada da Taça da Liga.

Resumindo de forma rápida o que se passou:

  • Fernando afirmou que se lesionou no joelho direito durante o aquecimento, tendo sido avaliado pelos médicos durante um período entre cinco a dez minutos após o aquecimento.
  • Antero Henrique confirmou que quando o aquecimento terminou faltavam entre quinze a dezoito minutos para o começo do jogo.
  • O CII concluiu, perante estes números, que o atraso do Porto nada teve a ver com a lesão de Fernando.
  • A presidente do CII afirmou que é de senso comum considerar que o atraso de uma equipa numa situação deste tipo dá-lhe uma vantagem competitiva em relação ao seu adversário; o legislador mostra ter consciência disso pois considera esse atraso uma infração grave, passível de causar a derrota do clube infrator; o facto de o atraso ter sido de "apenas" 3 minutos é irrelevante pois é possível dar a volta a um jogo em menos tempo que isso, como foi um excelente exemplo a final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern.

Podem ver a peça da CM TV aqui. Demora cerca de 8 minutos. Peço desculpa pela qualidade do som, pois gravei-a com o telemóvel, mas acho que vale a pena ver e ouvir pois é bastante esclarecedora.


24 comentários :

  1. E como é que apareceram essas gravações com o processo ainda no CD? Uma pista, também apareceram no jornal Sporting. Vais lá como parte interessada, bufas e ainda fazes acusações antes dos juízes deliberarem. Eu se fosse juiz também sabia o que fazer. E no CJ ainda vai ser pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As gravações não apareceram no jornal Sporting. O jornal Sporting fez referência ao relatório do CII e a notícias que saíram no Correio da Manhã de quarta-feira.

      Na edição de hoje de O Jogo vem uma peça sobre inconsistências nas declarações dos dois delegados da Liga.

      Eliminar
  2. Isto só lá vai de forma natural. Infelizmente, isto só mudará quando a Natureza cumprir os seus desígnios.
    Por quem governa o nosso futebol, tudo vai ficar igual ou piorar. Por isso resta-nos esperar pela derradeira solução.

    O pior é que caíndo o Norte, há algo na 2ª Circular que já tem um domínio tal, que se pode perpetuar por muito tempo.

    Cá continuará o "corno" desta estória...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse receio, Cantinho. É imprescindível para uma competição justa que o poder do Porto seja derrubado, colocando-se as pessoas em função da sua competência e não da sua lealdade clubística, mas vejo em Vieira um presidente com exatamente os mesmos vícios de Pinto da Costa (que foi o seu tutor, para todos os efeitos).

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Isto é referente ao Sporting x Belenenses da última jornada em que a 2º parte se reiniciou com 5 minutos de atraso ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem "tudo" a ver com o que se passou na Taça da Liga. Se fosse a ti ia buscar mais estórias do tempo da Maria Caxuxa.. Não te trates que não é preciso

      Eliminar
    2. Zé de Faro, já li algures que o Sporting - Belenenses a que se refere iniciou-se com cinco minutos de atraso na 2ª parte porque a primeira parte teve mais de 5 minutos de descontos. A 1ª parte começou à mesma hora em todos os campos.

      Para além disso era uma situação em que o Sporting já ganhava por 2-0 ao intervalo, o que significava que o Porto precisava de ganhar, independentemente do que se passasse em Alvalade -- e nunca ficaria decidido pelo saldo de golos marcados e sofridos.

      O Sporting nunca poderia tirar daí qualquer benefício, porque a decisão de quem seria campeão dependia inteiramente do Porto.

      Eliminar
    3. Os adeptos do clube da fruta foram buscar esse jogo com quase dez anos para, como sempre, tentar passar a ideia que não são os únicos corruptos e que os outros também tentam subverter as regras constantemente. Como se isso desculpasse alguma coisa... Isto diz muito sobre o esquema mental dos adeptos e dirigentes do clube da fruta e chocolate.

      A verdade é que a 2ª parte desse jogo começou 5 minutos mais tarde porque a 1ª parte acabou 5 minutos depois. O captomente fez um post em que desmontou mais esse "argumento" frutado:

      http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/01/retardados.html


      Eliminar
    4. O que se devia questionar relativamente a esse jogo/jornada, é o facto do guarda-redes do Aves estar a escassas horas de ser anunciado como reforço (novamente) do FC Porto. Ao intervalo, Nuno terá pensado: "na próxima época, irei usar o escudo de campeão na camisola ou não? Bem, está nas minhas mãos..."

      A escolha todos sabemos qual foi...

      Eliminar
    5. Exato Cantinho, curioso como o Porto tem tendência de recrutar treinadores ou jogadores de equipas que defronta na última jornada com o campeonato ainda em aberto.

      Eliminar
    6. Tens caso fresco: o ano passado, 2012-2013 Campeões em Paços de Ferreira 0-1 com penalty "Rames" a tropeçar nas próprias pernas 3 metros fora da área já contra o treinador já contratado.
      Aliás... caso acontecesse algum milagre, não era contratado LOL

      Essa das Aves é vergonhosa, assim como o Neca LOL
      Devia ser levado ao pelourinho pelo povo das Aves.

      http://bolanaarea.blogspot.pt/2007/05/eu-acredito-no-neca.html

      Eliminar
  4. Sim, tem "tudo" a ver com o que se passou na Taça da Liga. Se fosse a ti ia buscar mais estórias do tempo da Maria Caxuxa.. Não te trates que não é preciso.

    ResponderEliminar
  5. Um blogue que passa grande parte dos posts a constestar a veracidade das noticias e os critérios editoriais quando lhe convém por uma questão de coerência devia evitar apoiar-se nas mesmas noticias dos mesmos jornais quando aquelas lhe convêm.

    O então passamos a olhar para o blogue com a mesma credibilidade com que olhamos para os jornais que ele contesta.
    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, eu não ando aqui a vender notícias a ninguém. Dou a minha opinião em função do que leio ou ouço, sem esconder a minha condição de sócio sportinguista assumido. Portanto a questão da credibilidade do meu blogue enquanto meio isento está à partida minada, mas sinto-me lisonjeado por me estar a atribuir as mesmas responsabilidades que aos jornais que, como disse bem, por vezes contesto.

      Quanto ao conteúdo deste post, não fui eu que inventei as imagens que a CM TV colocou. Se estão completas, não sei. Dei a minha opinião em função do que vi e ouvi, e coloquei a notícia para que todos possam tirar as suas conclusões.

      Ao meio-dia colocarei também a notícia que o jornal O Jogo dá sobre a contradição dos delegados. Aqui a narrativa não é favorável à posição do Sporting, mas não é por isso que a deixo de colocar.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. O juiz Herculano Lima é adepto confesso do porto eleito pela lista de Fernando Gomes, ex vice-presidente do... porto.
    Conflito de interesses? Transparência? Nãaaa... estamos em Portugal

    Corrupção a céu aberto é no futebol português.
    Inacreditável as coisas que se fazem à frente dos olhos das pessoas sem que ninguém de direito intervenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, esse senhor é o que diz nas gravações que agora já não gosta tanto de futebol. Deve ser por a equipa dele não andar a jogar uma beata...

      Eliminar
    2. Diz que já não vai ver o porto. Pudera, agora é o porto que vem ter com ele.

      Eliminar
  7. Veja lá a corrupção a céu aberto, o PPC e os dois milzinhos ao bandeirinha cardinal, ou ainda esta incrível história de 2:45m de atraso, quando os descontos deviam ter sido de pelo menos 6 minutos, face ao guarda-redes maritimista que levou 5 MINUTOS A SER ATENDIDO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o caso PPC não foi corrupção, foi uma tentativa de incriminar um fiscal-de-linha. De qualquer forma é um episódio que me envergonha enquanto sportinguista.

      Mas a verdade é que PPC não tardou a sair do Sporting. O mesmo não se pode dizer dos dirigentes dos outros clubes que foram apanhados a escolher e corromper árbitros, a mexer cordelinhos para tentarem extrair benefícios para si e prejuízos para outros.

      Telhados de vidros têm todos. O Sporting tem uma pequena clarabóia que me enoja, outros há em que é vidro a toda a largura do edifício mas que não faz confusão nenhuma aos seus sócios e adeptos.

      Eliminar
    2. O caso foi mesmo para queimar o Cardinale.
      Desse modo não arbitraria o Sporting.

      Cardinale, gajo com um currículo (cadastro) temível com o Sporting.

      Aliás: depois de ser um dos árbitros do jogo "Taça Lucílio" é absolutamente ridículo que o quisessem meter a arbitrar o Sporting.

      Eliminar
  8. La estão eles a tentar atirar areia para os olhos. O regulamento em questão não é sobre tempo de desconto, nem lesões de guarda redes, nem sobre os jogos terem de terminar à mesma hora.
    O regulamento em questão aborda, tão só, o atraso no início ou reinicio dos jogos.

    ResponderEliminar