sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alta Imbecilidade

A Benfica TV, enquanto canal generalista que procura atender aos gostos mais diversificados da sua audiência, achou boa ideia produzir um programa chamado "Alta Fidelidade".

À semelhança de programas como o "Alta Definição" da SIC, do Daniel Oliveira, ou do "Só Visto" na RTP, há um entrevistador (Carlos Dias da Silva) e um entrevistado (no caso do programa da Benfica TV tratam-se sobretudo de jogadores do Benfica), e a conversa gira à volta da vida privada da figura da semana. 

Tal como nos programas da RTP e da SIC, parece também haver no "Alta Fidelidade" um certo interesse em arrancar a reação mais emotiva possível aos entrevistados. Se essa reação for acompanhada de algumas lágrimas, tanto melhor.

Deixo um extrato do episódio dedicado ao jogador Sílvio, pois momentos de excelente televisão como este não devem ficar confinados ao universo de assinantes da Benfica TV.

Vídeo completo pode ser visto aqui

Carlos Dias da Silva apresenta-nos dois momentos de inacreditável imbecilidade. Começa com o "Tu falas muito bem português, portanto sinto que és uma pessoa que tem esse cuidado. (...) Mas falas tão bem português, percebe-se que és uma pessoa que lê... que... que sabe coisas.".

Alguém devia avisá-lo que o Benfica não tem apenas argentinos, sérvios e brasileiros. Também há por lá alguns portugueses.

Depois há o outro momento do "Preparado para a pergunta?". Em relação a isso não vou fazer qualquer comentário, por respeito ao jogador.

24 comentários :

  1. Esse canal é o maior LIXO do panorama audiovisual português. Onde não falta lixo, mas o Benfica nesse campo é mesmo o maior. Tem pelo menos uma coisa boa, que é juntar jornalistas - como o "profissional" que aparece a "entrevistar" esse jogador (salvo erro antes estava na SIC, um antro de lampiões fanáticos) - e assim há cada vez menos gente sem qualidade nas televisões generalista. É mais higiénico que se juntem todos na Benfica TV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a ideia da Benfica TV é boa, mas com o José Eduardo Moniz o projeto teve que ser elevado para outras alturas. Para o Moniz não basta ser um canal temático, precisa de ir buscar o lixo de conteúdos que existem nos canais generalistas.

      Para quando um Big Brother com as velhas glórias do Benfica que estão com problemas financeiros? Já deve ter estado mais longe.

      Eliminar
  2. trocavas a vida do teu pai pela tua carreira ??????????????????

    inacreditável

    Mário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, e o ar com que o entrevistador diz "preparado para a pergunta?", como se fosse para €1.000.000 no Quem Quer Ser Milionário? Inacreditável mesmo.

      Eliminar
  3. Quem chega hoje à Terra e vê isto só pode fazer uma pergunta: Isto é mesmo a sério?

    É a pior exploração jamais feita a alguém, a maior baixeza de nível, um "vale tudo" que não tem nada de humano como digno de peça "jornalística".
    O pior de tudo é: Surpreende a atitude deste clube e canal?
    Infelizmente, não.

    Pegando um pouco naquilo que disse o 1º Anónimo, faço um paralelismo entre a Benfica TV e o aparecimento de Centros Comerciais ao longo da Grande Lisboa.
    Para mim o Colombo, Dolce Vita, Oeiras Parque, Vasco da Gama, Almada Forum, Loures Forum, etc têm uma cena fixe: permite regionalizar e fixar a "chungaria" desses locais a esses espaços.
    Assim, quem hoje vai ao Colombo sabe que não terá de levar com ninguém "mitra" da margem sul e vice-versa, etc.
    A Benfica TV permite fixar muito do que é mau e faccioso da nossa TV, rádio e jornais. Este "jornalista" é um exemplo, tal como Hélder Conduto e outros. Esperamos ansiosamente pela contratação, de peso, do João Gobern, Leonor Pinhão, Vítor Serpa, Manha e outra escória que anda por aí.

    A Benfica TV terá um papel tipo Souselas. Se é para haver co-inceneração que seja "sacrificado" um só local, neste caso, a Benfica Tv.
    O Ar e o país agradecem tamanho sacrifício.


    ps: como é que o Sílvio não se levantou e não lhe deu um morro na tromba.
    ps2: Fernando acaba de garantir a convocação para o Mundial no Brasil. É a vida William...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, este desfecho do Fernando não é surpreendente. Com aquele empresário seria difícil que não acabasse em renovação. Mas não vai sair pelos €30M da cláusula, a não ser que faça um tremendo mundial. E sim, também me parece que o William é que vai ser a parte fraca da campanha para o onze titular no mundial...

      Eliminar
    2. Fernando sairá por cerca de 10 a 15 milhões. No entanto, a venda será divulgada na ordem dos 20 milhões, embora entre 5 a 10 milhões serão para Fernando e empresário.
      Fernando renova porque garante o Mundial e um prémio óptimo de assinatura (o ordenado não deve aumentar até fim de Junho) que será paga quando a transferência. Assim não fica de fora até Maio nem lhe partem uma perna.

      Eliminar
    3. É bem provável que assim seja. Assim é mais um número de 7 digitos que vai aparecer na rubrica de intermediários no R&C da SAD do Porto. Pode ser que passe despercebido.

      Eliminar
  4. O que têm afinal esta gente na cabeça? Tanto o "jornalista" que faz a peça como o director que permite que tal parvoíce vá para o ar? Nojento... não há outra forma de qualificar isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, não dá para perceber... se fosse em direto teria desculpa, mas não foi o caso.

      Eliminar
  5. "ps2: Fernando acaba de garantir a convocação para o Mundial no Brasil. É a vida William..."

    Por isso é que o Porto não conseguiu aumentar a cláusula de rescisão. Esta mantém-se "baixa", o que significa que o jogador vai mesmo sair no final da época, mas em contrapartida o Porto fará um encaixe ao nível do que o Benfica fez com o Matic.

    Relativamente ao William Carvalho, nem tudo é mau, porque quanto menos ele jogar pela selecção, maior a hipótese de que fique mais uns tempos no Sporting, dando ao clube mais tempo para recuperar pelo menos parte dos 40% do seu passe que teve de alienar ao BES (o fundo é uma cortina de fumo do banco). Além de que desportivamente é bom ficar com os melhores jogadores mais do que um ano, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o venderão por tanto. Deve haver uma outra cláusula que diz que se alguém oferecer X o Porto é obrigado a pagar uma compensação ao Fernando. Se não for assim é porque ofereceram ao Fernando um salário elevadíssimo. Ou então foi coagido a assinar... :)

      Eliminar
  6. Quem tiver alguma curiosidade mórbida de ver mais deste brilhante comunicador em ação, pode ver isto:

    LINK

    É muito, muito mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara, a Sicasal é um dos principais patrocinadores do Benfica e então este tipo de programas serve para encher chouriços. Percebes a "connection"? Pá, o Carlos Dias da Silva é um "profissional" da TV! Este "pograma" tem uma grande "variedade" de perguntas, e perguntas "inteligentes" e "pertinentes" aos atletas do "Éssélbê".

      É uma pena esta TV não dar em canal aberto, porque é uma barrigada de riso. A sério. Benfica/Sicasal TV em sinal aberto jáaaaaaaaaa!

      Eliminar
  7. Para mim até hoje o grande momento televisivo da BenficaTv foi a reacção ao golo do Kelvin... A fanfarronice que reinava minutos antes deu lugar a uma desilusão em estado puro.

    Poucos programas televisivos foram capazes de mostrar esta amplitude de emoções em directo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luke, foi um momento impagável, até tive pena dos dois comentadores. Deve ser terrível ter que estar de frente para as câmaras num momento daqueles. Houve um que não conseguiu deixar de mergulhar a cabeça no tampo da mesa, o outro foi um herói ao conseguir continuar a fazer os comentários em circunstâncias daquelas.

      O meu momento preferido da Benfica TV é este: LINK

      Eliminar
  8. A Casa dos Segredos ao lado desta "pergunta"...bem, inacreditável! Eu bem sei que o critério editorial deste tipo de canais tende obviamente para uma inclinção à sua "cor", tb não me parece q seja naturalmente de outra ordem, mas devia haver algum decoro. Numa sociedade pejada por ataques massivos à sanidade das pessoas e estupidificação de massas é de uma baixeza atroz fazer aquele tipo de espetáculo. E atenção, caso o meu Sporting no futuro faça coisa idêntica - estou em crer que não - cá estarei para ser coerente...Incrível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, espero que o Sporting, a avançar para uma televisão, não ceda a esta tentação de programas para encher.

      Transmissão de jogos da equipa B, modalidades, e camadas jovens, cobertura de conferências de imprensa e alguns programas de informação e de opinião serão suficientes. O resto que se encha com reposições.

      Tentar fazer-se passar por um canal generalista para agradar aos Moniz desta vida, não me parece. Traria demasiados custos para o orçamento e para a imagem do clube.

      Eliminar
  9. Estou espantado, o entrevistador é o cds que já fez tv em canais generalistas, sempre o achei muito mau. Mas, isto é INEXPLICÁVEL! Qualquer miúdo de 15 anos que fizesse uma entrevista a alguém para o jornal da escola, conduziria a entrevista melhor. Isto é mesmo muito mau e absurdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sendo um profissional com anos de experiência, seria de esperar que tivesse desenvolvido uma espécie de mecanismo de auto-censura para o impedir de fazer figuras destas...

      Eliminar
  10. Sem palavras para descrever as imagens........mau demais, se me tivessem contado eu não tinha acreditado.

    ResponderEliminar
  11. Ainda à pouco tempo tava a ver um programa no Canal Q com os melhores momentos deste programa e a única coisa que me vem à cabeça para o descrever é forçado.

    É tudo tão forçado. Uma tentativa constante de mostrar uma grande cumplicidade com o entrevistado a juntar à la Daniel Oliveira de tentar provocar o desabrochar do lado mais emocional dos idolos da agremiação.

    Mas aqui passaram-se limites. Acho que só essa pergunta seria matéria para qualquer programador com dois dedos de testa cancelar imediatamente o programa.

    Louvo o comportamento do Silvio para não ter terminado logo ali a entrevista. Se bem que tb tem a atenuante de ter sido feita pela mma instituição que lhe paga o ordenado e pronto o homem teve que se sujeitar a aguentar com esta palhaçada. Faz parte...

    Mas pronto o homem que ganhe tino e que lhe passem algumas noções dos limites que supostamente tem de ser respeitados. Quanto ao restante conteúdo do programa fico a aguardar por novas compilações de videos deste programa. Conteudo humoristico do melhor (coisa que o canal já nos vem vem habituando).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopes, foram feitos pelo menos 20 programas. O do Sílvio foi o 14º. Devem portanto andar satisfeitos com o seu resultado...

      O único best-of do Canal Q que vi (e que deixei o link mais acima, num dos comentários), foi uma sequência do "se na rua te chamarem por tu olhas?". É tão mau...

      Eliminar
  12. Até pensei que o Silvio lhe ia dar uma estalada ...e bem dada !!!!

    ResponderEliminar