segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Calvinball

Amanhã saberemos a decisão do Conselho de Disciplina sobre o caso do atraso do Porto. 

Segundo a RTP, o CD já tomou a decisão, que será favorável ao Porto. A confirmar-se, este desfecho não surpreenderá ninguém. E mesmo que o CD decidisse contra o Porto, o Conselho de Justiça, verdadeira coutada daquele clube, nunca permitiria que a afronta sportinguista pudesse surtir quaisquer efeitos práticos.

Este desfecho é natural, pois não só vivemos num país em que provar a culpa de alguém é tarefa quase impossível, como toda a gente sabe que, no futebol português, quem ocupa os cargos de decisão está lá para zelar pelos interesses daqueles que patrocinaram a sua eleição.

Mesmo assim, o Sporting fez bem em ir à luta. Mesmo sabendo que os canais da justiça federativa estão inquinados, o Sporting deverá sempre lutar pelo que é justo, quanto mais não seja porque obriga as ratazanas e os Herculanos Limas a saírem momentaneamente dos túneis de esgoto e a revelarem-se. Porque, mesmo que a Taça da Liga pouco valha enquanto competição, dá o sinal de que existe quem não esteja disposto a pactuar com o regime de impunidade que existe para determinados privilegiados no futebol português.

No fundo, o futebol português é uma coisa parecida com o jogo conhecido por "futebol", mas com um emaranhado de regulamentos cujo significado se pode vergar em função daquilo que der mais jeito num determinado momento. Uma espécie de Calvinball, mas em que só um dos jogadores tem o poder de decidir quando e quais as regras que mudam.


E, para quem não conhece o conceito Calvinball, há sempre a possibilidade de explicar o futebol português de uma forma ainda mais simples. Tão simples, que até uma criança de cinco anos consegue compreender: é um jogo em que os batoteiros quase sempre ganham. E o Porto é o clube mais batoteiro de todos.


17 comentários :

  1. Claro que em termos desportivos o protesto do Sporting não servirá para nada.

    Ainda por cima se o FCP ganhar a Taça da Liga (ou mesmo a de Portugal, pois depois basta passar uns dias fazem uma confusão tremenda propositada) vão é gozar a dizer que são os melhores do mundo e que os chorões queriam ganhar na secretaria).
    Se as perderem, calam-se o mais possível. LOL

    Agora o que o Sporting ganhou ao denunciar esta calabotice é que ESTE expediente porco não vão poder voltar a usar desta forma, para o voltar a usar vão mesmo ter que encenar uma macacoa qualquer. LOL

    São tão porcos que o Miguel Guedes Blind Zero a virar-se para o Gabrielito: não acreditas nisso a gozar e o catano.
    Mais, não há quem o corrija de mentir com o acerto para 45 segundos na 2ª parte.
    FALSO.
    O problema todo é que em Penafiel acaba aos 93' e o jogo do Dragão estava no minuto 89.
    E estava o Sporting apurado.
    Foi no tempo calaboteado que aconteceu alteração.

    E gajos como o Guedes falam de 5 minutos num 4-0 com os belenenses, LOL
    Não dizem é que aconteceu por problemas de jogo (1ª parte com muitos descontos).
    Tristes.

    Portanto se o clube da Fruta quiser voltar a atrasar jogos por batota, penso que de futuro terá que mandar um gajo simular uns desmaios ou assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desliga a luz porque o que lixou o Sporting foi o tempo calaboteado. Ah ah ah ah ah ah. Sérios são o Fidalgo e a Claúdia. E o Orelhas e o Calimero.

      Eliminar
    2. Peyroteo, o Porto manda o Izmailov voltar, metem-no a aquecer antes de todos os jogos e ficam sempre com um alibi perfeito para chegarem atrasados aos jogos.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vou gostar tanto de "ver" o Miguel Guedes quando chegar a vez do FCP andar de jejum!

    Ainda ontem dizia: o FCP perdeu um jogo em 3 anos, Bruno Paixão em Barcelos.
    Como é possível ser tão chorão, isto é que é chorar, com tantos jogos ganhos com ajudas, a começar no FCP - Gil desse ano, LOL

    E o que no passado falaram do campeonato dos túneis!
    Sempre a chorarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi isso. Que falta de vergonha na cara.

      Eliminar
    2. Ainda agora se viu no jogo com os lampiões, enquanto o jogo esteve aberto, a melhor oportunidade que tiveram foi um fora de jogo de 2 metros do Jackson e ainda lhes perdoaram um penalti e expulsão do Mangala. Quem não viu o bufas e o Fonseca uns dias depois a chorarem baba e ranho? Não têm vergonha nenhuma!

      Estes tipos com um jejum prolongado, não há dique nem barragem que chegue para suster tanta lágrima.
      Se assim já é o que é...

      Eliminar
    3. Peyroteo e sar, já preparei um pequeno post para amanhã de manhã sobre as lamentações portistas, precisamente sobre aquele discurso comovente do Miguel Guedes. Que descaramento...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. O pior é que ele nem diz: derrota em Barcelos por causa disto e disto de Paixão.
      Ele assume automaticamente que FCP + derrota + Paixão é porque é incontestável que só perdeu pelo Paixão.

      Então não se viu este ano, onde só têm um jogo com prejuízo (mas tiveram benefício também) no Estoril o arraial que fizeram?

      Pior: o Proença, pseudo estrela dá-lhes o penalty fidelidade ridículo no jogo seguinte com o Guimarães.

      Pergunta: como pode esse Proença marcar aquilo que deu o 1-0 final e 3 pontos e depois no Estoril - Sporting não marca o penalty sobre o Montero???
      Resultado: 2 pontos perdidos, mais uma vez afastados da liderança.

      Isto é admissível?
      Andamos a brincar?

      Eliminar
    6. Só este ano, o Porto pode agradecer aos árbitros pontos nos jogos contra o Paços, Guimarães e Rio Ave. Nos jogos contra o Estoril e Benfica tiveram erros contra si, mas também existiram erros a favor. E em ambas as ocasiões, reclamaram de forma violentíssima.

      É gente sem um pingo de vergonha na cara.

      Eliminar
    7. E no Restelo!!!
      Mota Talhante!

      Explica-me como não marca penalty contra o FCP e como assinala aquele FJ no fim do jogo que deixava o Belenense sozinho.
      Foi um FJ assinalado ao jogador no próprio meio campo = não pode.

      Eliminar
    8. Ah amigo "Mestre", e se por acaso o penalty Capela a favor do FCP em Coimbra entra?

      Mais 9343563354646464697468746 jogos sem perder LOL

      Eliminar
    9. Peyroteo, por acaso dou o benefício da dúvida ao Mota no Belenenses - Porto, na altura não fiquei com a certeza que fossem decisões erradas. Em relação ao penalty contra a Académica, foi um escândalo.

      Eliminar
  4. Que eles protestariam do Estoril, já contava, mas não tão exageradamente!
    Afinal foram beneficiados também.

    No entanto logo no jogo a seguir apareceram +2 pontos com aquele penalty fidelidade que deu o 1-0 final com o Guimarães.

    Já a choradeira depois de perderem CLARAMENTE com o Benfica é completamente absurda.
    E teve direito ao próprio Patriarca ir debitar asneiras, com gigantescos Moinhos de Vento para a TV, numa choradeira inadmissível.
    Com aquele Penalty Mão Gá Lá, não lhes falta lata e choram como Madalenas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião sobre a arbitragem do Artur Soares Dias é que só começou a prejudicar o Porto quando o jogo lhe pareceu resolvido. Até ao 2-0 os erros eram quase todos a favor do Porto. Pinto da Costa foi muito ingrato ao criticar o Soares Dias daquela forma.

      Eliminar
  5. O Chefe de Caixa, o Engenheiro Mor sabe que de vez em quando tem que perder um campeonato (o ano passado foi por um triz, foi porque o Benfica e a fanfarra que gostam de fazer se esqueceu que era preciso ganhar ao Estoril na Luz e porque tinham o Paços de Ferreira já com o treinador contratado; e mesmo assim Houve Penalty "Rames" a tropeçar nele próprio 3 metros fora da área) LOL

    Depois lá inventam uma choradeira e desculpa para calar os adeptos, tipo os túneis e está tudo bem.

    Agora a falta do dinheiro da Liga dos Campeões é que não lhes pode faltar!

    Por isso contem com muitos golos mal anulados a Montero e Slimani, contem com muitos 5º amarelo, contem com muitos penalties não assinalados a favor do Sporting.

    ResponderEliminar