segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Capas que não fizeram história, nº 10: Crise é isto

Setembro de 2009

Depois do depressivo empate de ontem, talvez seja uma boa ocasião para colocarmos as coisas em perspetiva olhando para o que temos hoje e comparar com o passado recente do clube. 

Tal como há quatro anos, o Sporting vive dias difíceis, mas neste momento conseguimos ver que existe um rumo bem definido, coerente, realista e transparente, liderado por gente competente e determinada que coloca o Sporting no topo das prioridades.

Em Setembro de 2009, três meses depois de ser eleito, Bettencourt garantia-nos que o mau momento do Sporting era passado. Infelizmente sabemos hoje que o pior ainda estava para vir. Foram dois anos agonizantes caracterizados por rios de dinheiro mal gasto, más escolhas de pessoas para lugares chave e alguns momentos caricatos que só ajudaram a descredibilizar a figura do presidente. 

Olhando para a fotografia, é caso para dizer que até a posar para uma capa de jornal Bettencourt fazia jogo perigoso.

14 comentários :

  1. Ai tristeza, tempos que oxalá nunca mais voltem.

    De facto o Godinho foi mau mas este tipo também foi pessimo, sem carisma, sem capacidade de liderança, apostou tudo no treinador e no seu conservadorismo. Pensava-se que seria um presidente próximo dos adeptos que agitasse as águas mas foi ainda mais distante. Entrou em conflito com os adeptos mais fieis.

    Não me esqueço nem perdoo a ida para férias quando o Sporting era goleado pelo Porto, além das goleadas do Bayern. Tinha um ordenado de 20.000,00 euros e não resolvia um unico assunto. Comprou trastes ex: Pongolle pelo amigo Mendes e vendou o Moutinho do nada, com a tristeza da rábula da maçã podre.

    Foi pessimo e o meu medo nas últimas eleições era a vitória de Couceiro pois era mais do mesmo.

    Que diferença para o presidente actual. Ás vezes parece que elogio Bruno de Carvalho em excesso mas recordando o novo paradigma que ele trouxe consigo, nomeadamente a exigência e conseguido baixar o investimento na equipa, lamento mas não posso deixar de elogiar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, o JEB foi uma tremenda desilusão. Eu tinha boa opinião dele e fiquei contente quando ele anunciou a sua candidatura, mas depois foram barracas atrás de barracas.

      Em oposição, para mim Bruno de Carvalho está a ser uma grande surpresa. É como dizes, está a tentar repor uma cultura de exigência há muito desaparecida no Sporting. É uma pessoa determinada e apaixonada pelo clube, que é também algo que fazia muita falta, em oposição aos corporate men que dominaram o clube nos últimos 15/20 anos.

      É claro que tem os seus defeitos, certamente que ainda tem muito para aprender, mas merece 5 estrelas pelo trabalho feito até agora.

      Eliminar
    2. Claro que o Bruno de Carvalho não é perfeito e tem os seus defeitos, mas olhando para o outro lado da segunda circular e para o estilo camorra a norte devo dizer que gosto muito do nosso presidente.

      Já quando comparado com as lideranças do SCP dos últimos 15-20 anos é diferente para muito melhor.

      Sente o clube e o clube é de facto a sua vida, além de efectivamente ter contribuido para elevar o futebol português, não só através das propostas recentemente apresentadas como através do seu discurso de rigor.

      Lembremo-nos que o caso do atraso na taça da liga pode não dar em nada mas a capacidade de agitar águas e exigir rigor já ajudaram. Noutros tempos ninguém da direcção ligava a isso, o treinador podia falar mas mais nada.

      Acredito que para o treinador e sobretudo para os jogadores isto faz toda a diferença pois sentem que estão a lutar e que são apoiados e isto faz toda a diferença. Como o Inácio bem sabe.

      SL

      Eliminar
    3. Não há comparações possíveis com o Vieira e com o Pinto da Costa. Um aldrabão, o outro corrupto, e está tudo dito.

      Espero que Bruno de Carvalho mantenha a política de transparência nos próximos anos. Custos exatos das contratações, proveitos exatos das vendas e explicação das decisões mais polémicas, sem camadas de açucar a adocicar. Isso para mim é o principal fator de diferenciação da nossa direção em relação aos outros clubes.

      O meu lado mais cínico leva-me a crer que isso dificilmente acontecerá, porque é difícil que os presidentes reconheçam publicamente más decisões suas (para já a transparência do Sporting revela principalmente erros da direção anterior), mas já me enganei antes em relação a Bruno de Carvalho, pelo que tenho esperança que o tempo me venha a desmentir tambem nisto.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Já agora Mestre, na senda do post anterior, sugiro um post sobre os comentadeiros adversários.

    Noto claramente que a maioria está alinhada com as direcção, como o Guilherme Aguiar ou o Miguel Guedes (Eddie Veder do Contumil), Serrão penso que não é muito alinhado até pelos disparates que diz. Já no caso dos Encarnados há muita gente a afinar pela mesma cartilha como o inenarravel Rui Gomes da Silva, Goubern e a outra criatura nojenta denominada de Pedro Guerra. São doentes fanáticos e defendem o idenfensavel desde que o SCP não tem formação, a formação do Benfica e sobretudo a obra do presidente que construiu um estádio à custa do passivo, além de defenderem aqueles negócios opacos como André Gomes e Rodrigo.

    Já agora Oblak ainda é um super guarda redes.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me "Ainda é um super guarda-redes?"

      Eliminar
    2. Green Lantern, já fiz uns posts sobre isso nos primeiros tempos do blog, meio a brincar, meio a sério. Olhando agora em retrospetiva, fui muito benevolente em relação ao RGS, ROC e JG. Em relação aos outros acho que a minha opinião sem mantém...

      Trio d' Ataque: link

      Dia Seguinte: link

      Prolongamento: link

      Na altura pareceu-me boa ideia fazer umas classificações de 1 a 5 a cada um, se fosse hoje já não o faria... :)

      Eliminar
    3. Esse Pedro Guerra é o que se dá ao trabalho de fazer isto

      http://www.youtube.com/watch?v=OYDIpPnzX00

      A propaganda que fazem lá para os lados do colombo é tão descarada que chega a ser cómica.

      Eliminar
    4. Esse Pedro Guerra conheço de nome, por ler algumas coisas sobre ele em alguns blogs benfiquistas. Parece ser um dos missionários da obra de Vieira, que inclusivamente telefona para programas da Benfica TV a defender o presidente, identificando-se como Fernando Santos -- o nome completo dele é Pedro Fernando Santos Guerra. Não sei se é verdade, mas para os próprios blogs benfiquistas estarem a fazer esse tipo de acusações, é porque não pode ser boa peça.

      O Oblak... coitado dele... tem potencial para ser um ótimo guarda-redes, mas está no sítio errado. Se fizer mais dois ou três erros nos próximos anos já vão estar os benfiquistas a pedir o regresso do Mika... :)

      Eliminar
    5. É isso mesmo, king_lion! Não tinha visto, que pérola!

      Eliminar
    6. Já conheço a história e é triste, vale tudo para a propaganda, mas mesmo tudo.

      Inventa-se tudo aldraba-se tudo só na senda de serem os "mais" "maiores" "grandes".

      Por acaso, por brincadeira, já referi que tivesse o Benfica ganho nos últimos anos o espólio desportivo do Porto, aquilo não eram jogadores em campo, nem era uma equipa de futebol, eram 11 colossos equipados com armaduras invenciveis a que se chama de equipamento do Benfica.

      O planeta terra vivia e invejava o Benfica e concorria com o Real Madrid e com o Barcelona pelo posto de super equipa mundial.

      SL

      Eliminar
    7. Green Lantern, estás a insinuar que o Benfica neste momento não concorre com o Real Madrid e com o Barcelona pela luta de melhor equipa do mundo? Isso não era uma das promessas do Vieira há 10 anos? :)

      Não sei porquê, agora lembrei-me do nosso ex-vice Carlos Barbosa...

      Eliminar
  3. Deixei de ver o "Contragolpe" devido a esse fanático pedro guerra. Na minha opinião não tem qualidade nem conhecimentos para estar num programa daqueles, nem para fazer comentário futebolístico, mas manda quem pode por isso deixei de ver o programa, assim como deixei de ver "O Dia Seguinte" exactamente pelas mesmas razões em relação a rui gomes da silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que o Pedro Guerra está num programa da CM TV (não sei o nome) com o Paulo Andrade. O Contragolpe é o programa de domingo da TVI24, e é dos programas mais interessantes. Não gosto muito do estilo do Eládio Paramés, mas os outros são pessoas bastante bem informadas e interessantes de ouvir (e mesmo o Eládio Paramés tem os seus momentos). Um abraço.

      Eliminar