quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Capas que não fizeram história, nº 16: Taça entornada

Fevereiro de 2009

Toda a gente já percebeu que a Taça da Liga é o parente pobre das competições nacionais, já que é usada como arma de arremesso por toda os clubes para marcar posições sobre as guerras e guerrinhas em que estão envolvidos.

O declínio desta competição, para muitos, começou com a polémica arbitragem de Lucílio Baptista na final da 2ª edição, em que o Benfica acabou por vencer o Sporting.

Mas a verdade é que antes disso a competição já tinha sido vítima das birras de certos e determinados clubes. E para quem ache que a questão dos 3 minutos de atraso do Porto é mesquinha, veja bem a polémica que motivou a capa que coloquei em cima.

Em 2008/09 o formato da competição era diferente. Antes das meias-finais existia uma fase de 3 grupos de 4 equipas, em que se apuravam os vencedores de cada grupo (que foram Porto, Sporting e Benfica), e o melhor 2º classificado. 

Fonte: zerozero.pt
Segundo os regulamentos, que indicavam como critério de desempate em caso de igualdade pontual o goal average e depois o número de golos marcados, o melhor 2º classificado deveria ser o Guimarães. Certo? Segundo o Belenenses, não. É que os azuis do Restelo interpretaram o conceito de goal average de uma forma inovadora: traduzindo à letra, não se refere à diferença de golos marcados e sofridos, mas sim à divisão de golos marcados por golos sofridos.

Ou seja, segundo o Belenenses o seu goal average seria de 2 (2 a dividir por 1), enquanto que o do Guimarães seria 1,5 (3 a dividir por 2), e como tal deveria ser o Belenenses a ficar em 2º e seguir para as meias-finais.

O processo seguiu os trâmites do costume e a Liga decidiu a favor do Guimarães. O Belenenses apresentou recurso da decisão ao CJ e, dias depois, interpôs um 2º recurso ao CJ sobre a ação da Liga. Este 2º recurso baralhou o CJ que acabou por demorar mais tempo do que devia para marcar a reunião para decidir o caso, o que colocou em causa a realização da meia-final entre o Benfica e o melhor 2º classificado, que estava marcada para 4 de Fevereiro, tal como o Sporting - Porto (a outra meia-final).

O problema é que 4 dias depois das meias-finais da Taça da Liga havia um Porto - Benfica para o campeonato. Vendo que o jogo do Benfica estava em risco de não se realizar, o Porto ameaçou não comparecer nas meias-finais para não ficar com menos descanso que o Benfica para o jogo do campeonato.

Entretanto o CJ marcou uma reunião para dia 3 de Fevereiro. Aí foi a vez do Benfica ameaçar não comparecer no dia 4, pois não tinha condições para se preparar, já que só conheceria o adversário no dia antes.

No meio disto tudo a Unicer, patrocinadora da competição, só queria que a polémica se resolvesse. Ainda alguém se surpreende que a Taça da Liga não consiga angariar nenhum patrocinador nos dias que correm?