sábado, 1 de fevereiro de 2014

Melhor que a encomenda

O Porto foi derrotado por uma equipa que já não vencia há 9 jogos oficiais. A última vitória do Marítimo tinha sido no dia 1 de Dezembro, no terreno do Arouca. Apesar de Fernando não ter jogado (Otamendi também não foi convocado mas não seria titular de qualquer forma), não há forma de ignorar a fraca qualidade de jogo do Porto.

A verdade é que começam a ser muitos os jogadores que já estarão com a cabeça noutro lado, e os negócios não concretizados em Janeiro só vêm piorar as coisas. Lucho foi tratar da reforma. Fernando, Mangala, Otamendi e Jackson não parecem estar comprometidos a 100% com o projeto portista. De grande qualidade, sobram Danilo e Alex Sandro, que brevemente deverão começar a falar com os respetivos empresários para os tirarem deste barco antes que vá ao fundo. 

Em Barcelos, Jorge Jesus, provavelmente já ocupado a pensar qual o fato e a coloração da Garnier que melhor combinarão com as faixas de campeão, deu indicações para que um penalty mal assinalado aos 90'+4 fosse marcado por Cardozo, o jogador do plantel que é mais ineficiente neste tipo de lances e que voltava de uma paragem de 3 meses, e ignorando Lima, que já tinha convertido outra grande penalidade 30 minutos antes.

Na conferência de imprensa, Jesus, igual a si mesmo, tratou de confirmar que só está preocupado com o Porto -- o Sporting agradece -- e não vê qualquer responsabilidade da sua parte no desperdício do penalty. Se Cardozo marcasse, certamente que Jesus diria que tinha sido uma fezada sua. Como falhou, foi culpa do jogador.

in zerozero.pt

Nota também para o primeiro golo sofrido por Oblak desde que assumiu a titularidade. Pareceu-me mal batido. Apostar em jovens também é isto, e é preciso ter estofo para suportar os erros que inevitavelmente darão. Como é óbvio, tratando-se de um guarda-redes esse erros assumem uma importância bem maior. 

Oblak parece ter muito valor, e não merece ser crucificado pelo deslize que cometeu. Vamos ver como reagirá Jesus. Será que vai meter o Paulo Lopes contra o Penafiel? Ou vai avaliar se Artur estará em melhores condições para regressar contra o Sporting?

Perante tudo isto, é difícil não começar já a pensar na tranquilidade extra que o Sporting poderá ter ao deslocar-se à Luz se vencer o jogo com a Académica. Mas temos que resistir a essa tentação porque há 3 pontos para disputar nesta jornada que valem tanto quanto os da próxima semana. 

Nunca as palavras que os responsáveis do Sporting têm repetido à exaustão fizeram tanto sentido: o pensamento está em ganhar um jogo de cada vez. E o único jogo que existe é contra a Académica.



15 comentários :

  1. Mestre, começando por o J. Jesus, quando do jogo Benfica-Porto veio à conferência de imprensa de peito cheio, dizer que montou aquela estratégia, porque sabia como o Porto vinha jogar blá blá blá, ontem, foi o estado do relvado, a falta de sorte, etc. Quanto ao árbitro, que desfaçatez, eles sabem que estão a ser vistos por milhões de pessoas, mas não têm qualquer tipo de pudor em beneficiar a sua equipa do coração. E os srs. da arbitragem continuam a assobiar para o lado. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, o Jesus nunca tem responsabilidades nos maus resultados. Mas escrevi uma incorreção: afinal Jesus não deu indicações para que fosse Cardozo a marcar. O que aconteceu é que, segundo Jesus, os três marcadores (Cardozo, Lima e Rodrigo) têm poder para decidir qual deles marca o penalty. É estranho, porque me lembro no passado de ver o Jesus, no seu estilo efusivo, a dar indicações para ser um determinado jogador a marcar o penalty.

      Quanto à validade do lance que deu origem ao penalty nos descontos, ainda não tive oportunidade de ver um lance de que o Gil se queixa, sobre uma entrada dura sobre o Hugo Vieira. O árbitro deixou seguir e os jogadores do Benfica pareciam que adivinhavam: foram logo dois a atirar-se para o chão. Um abraço.

      Eliminar
    2. é mais penalty aquela do rodrigo do que a final sobre o djuricic. de resto a jogado do hugo vieira acho que é casual, o fejsa tira-lhe a bola limpo, ele cai e depois o fejsa no movimento ao passar por ele acerta-lhe com o joelho.

      de resto foi uma arbitragem á bruno paixao a fazer merda para os 2 lados, curiosamente desta vez até fez menos do que é costume. e quem olhar para a estatística das faltas( 51 no total) deve achar que se passou uma carnificina naquele jogo

      Eliminar
    3. Riga, acho que nem um nem outro. Estive há pouco a rever o lance, e o Rodrigo agarra o defesa do Gil no momento imediatamente antes. O do Djuricic nem pensar, vem na linha do penalty que o Sulejmani cavou contra o Arouca.

      O Bruno Paixão é muito mau, mas tenho a noção de que erra menos contra o Benfica do que contra Porto e Sporting.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. contra o porto conseguiu errar num jogo o suficiente para 20 anos a apitá-los

      o celebre jogo de campo maior onde no mínimo ficaram 20 penalties por marcar a favor do porto

      Eliminar
    5. E creio que também esteve mal quando o Porto perdeu 3-1 com o Gil Vicente, há dois anos. Curiosamente nunca mais voltou a apitar um jogo do Porto. É assim... uns conseguem evitar alguns árbitros, outros não.

      Eliminar
  2. Bem,vi o jogo do porto e se nao foi a sua pior exibição da epoca anda la perto,que jogo tao mau,mas tambem para uma equipa que deposita tudo do que é o seu jogo num jogador como o quaresma está tudo dito.
    Mas o grande problema mesmo e o facto de haverem jogadores que estao no porto mas que nao estao la.
    O benfica tb nao se pode queixar muito,se por um lado o oblak falhou a equipa tb nao esteve tao bem como se pensa,o jogo nao foi nada de especial,contra outra equipa que nao este gil vicente e teriam muitos problemas.
    O oblak falhou,sim falhou,mas quantas nao falhou o artur?
    O Oblak é bem melhor e acho que este lance nao fará com que perca o lugar contra o sporting a meu ver,no entanto com o jorge jesus ja se espera tudo.
    E ainda bem que esse senhor nao ve o sporting como rival é o que eu digo tem memoria curta empolam estes ultimos anos como as epocas da vida do clube e nada ganharam praticamente,alias o sporting tem registo identico ao do benfica a nivel de trofeus nos ultimos gastando bem menos e nunca mas nunca falamos dos outros como nao sendo nossos adversarios.
    Mais uma falta de respeito vindo do outro lado da segunda circular,mais do mesmo,os clubes pequenos tem gente pequena no seu leme,tendo estas atitudes nada desportivas,pode ser que este ano o benfica ganhe tudo como ganhou o ano passado pois nao teve adversarios ou rivais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é mesmo que seja melhor assim. Degladiem-se Porto e Benfica e deixem-nos a nós fazer o nosso caminho com a maior tranquilidade possível.

      Espero também que logo Paulo Baptista faça uma boa arbitragem, ao nível do que fez no Guimarães - Sporting e no Braga - Sporting. É um árbitro que já teve muitos episódios lamentáveis connosco, mas este ano tem estado irrepreensível. Esperemos que assim continue.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Nao sei nao Mestre de Cerimónias,cheira-me que ganhamos pq de facto somos melhores que a academica e acho que na nivel da arbritagem vai haver alguns lances estranhos.
    E que estes senhores do apito so apitam bem para o sporting quando o clubes deles estao á frente.
    Nao te esqueças que os grandes colossos porto e benfica perderam pontos ontem e quando isso acontece o sporting leva por tabela.
    Espero estar enganado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E houve mesmo um lance que podia ter sido decisivo que não foi apitado (a mão do Halliche na área)... mas não me parece que tenha sido daqueles penalties escandalosos, admito que o árbitro não tenha visto. Um abraço.

      Eliminar
  4. Que o arbitro nao tenha visto ate posso estar de acordo,mas eles sao 3,nao acredito que os auxiliares dele nao tenham visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade. Um dos fiscais-de-linha deveria estar em melhor posição para ver.

      Eliminar
    2. é difícil, repara o halliche toca na bola com o braço direito. na posição do arbitro está tapado pelo corpo do jogador, e mesmo perguntando ao fiscal de linha duvido que este conseguisse ver, com tanta gente á frente, ali a marcar com certeza absoluta acho que apenas com um arbitro de baliza

      Eliminar
  5. Riga isso nao é culpa do sporting,se os auxiliares como o arbitro estao mal colocados no campo tem que melhorar isso,ate pq sao internacionais com insignias da fifa e tem que estar bem nesse criterios,o que quero frizar nesta situação é que estivesse o halliche onde estivesse e este penalty nunca era marcado essa e a diferença,nao digo como isto que o sporting ganharia com este penalty,pq ate o podia falhar,mas o que acontece normalmente sao este tipo de lances,má colocação dos arbitros ou problema de cataratas.
    Nos jogos dos outros do clubes,especialmente o do benfica essa duvida,falta de visao,mongolismo ou lá o que afecte o arbitro nunca os impede de marcar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é essa: nas últimas semanas os outros clubes, em caso de necessidade quando o tempo começa a apertar, parece que só têm que se atirar para o chão para que o árbitro assinale para penalty. No nosso caso, falamos de 3 jogos em casa, que acabaram empatados, em que fomos nitidamente prejudicados. A mão do Xistra, o empurrão do Mota são absolutamente claros e é inadmissível que não tenham ajuizado bem. Este é mais difícil de avaliar, admito, mas é mais um que se junta à lista. Um abraço.

      Eliminar