sábado, 1 de fevereiro de 2014

Melhor que a encomenda

O Porto foi derrotado por uma equipa que já não vencia há 9 jogos oficiais. A última vitória do Marítimo tinha sido no dia 1 de Dezembro, no terreno do Arouca. Apesar de Fernando não ter jogado (Otamendi também não foi convocado mas não seria titular de qualquer forma), não há forma de ignorar a fraca qualidade de jogo do Porto.

A verdade é que começam a ser muitos os jogadores que já estarão com a cabeça noutro lado, e os negócios não concretizados em Janeiro só vêm piorar as coisas. Lucho foi tratar da reforma. Fernando, Mangala, Otamendi e Jackson não parecem estar comprometidos a 100% com o projeto portista. De grande qualidade, sobram Danilo e Alex Sandro, que brevemente deverão começar a falar com os respetivos empresários para os tirarem deste barco antes que vá ao fundo. 

Em Barcelos, Jorge Jesus, provavelmente já ocupado a pensar qual o fato e a coloração da Garnier que melhor combinarão com as faixas de campeão, deu indicações para que um penalty mal assinalado aos 90'+4 fosse marcado por Cardozo, o jogador do plantel que é mais ineficiente neste tipo de lances e que voltava de uma paragem de 3 meses, e ignorando Lima, que já tinha convertido outra grande penalidade 30 minutos antes.

Na conferência de imprensa, Jesus, igual a si mesmo, tratou de confirmar que só está preocupado com o Porto -- o Sporting agradece -- e não vê qualquer responsabilidade da sua parte no desperdício do penalty. Se Cardozo marcasse, certamente que Jesus diria que tinha sido uma fezada sua. Como falhou, foi culpa do jogador.

in zerozero.pt

Nota também para o primeiro golo sofrido por Oblak desde que assumiu a titularidade. Pareceu-me mal batido. Apostar em jovens também é isto, e é preciso ter estofo para suportar os erros que inevitavelmente darão. Como é óbvio, tratando-se de um guarda-redes esse erros assumem uma importância bem maior. 

Oblak parece ter muito valor, e não merece ser crucificado pelo deslize que cometeu. Vamos ver como reagirá Jesus. Será que vai meter o Paulo Lopes contra o Penafiel? Ou vai avaliar se Artur estará em melhores condições para regressar contra o Sporting?

Perante tudo isto, é difícil não começar já a pensar na tranquilidade extra que o Sporting poderá ter ao deslocar-se à Luz se vencer o jogo com a Académica. Mas temos que resistir a essa tentação porque há 3 pontos para disputar nesta jornada que valem tanto quanto os da próxima semana. 

Nunca as palavras que os responsáveis do Sporting têm repetido à exaustão fizeram tanto sentido: o pensamento está em ganhar um jogo de cada vez. E o único jogo que existe é contra a Académica.