terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Palavra de Jorge Gabriel

O leitor Peyroteo fez o favor de me recordar de um comunicado emitido pelo Conselho Leonino sobre Jorge Gabriel em Agosto de 2013. O conteúdo desse comunicado é bastante claro.


É legítimo que se argumente que a decisão dos membros do Conselho Leonino em não serem comentadores não pode vincular Jorge Gabriel, visto que o apresentador / treinador / paineleiro / escritor / patinador / candidato-a-junta-de-freguesia-mas-que-entretanto-recuou-e-ficou-apenas-mandatário / conselheiro leonino não esteve presente nessa reunião e, como tal, não teve a possibilidade de defender a sua posição. Podem também dizer que Jorge Gabriel apenas se representa a si próprio no programa, e nunca afirmou falar pelo Conselho Leonino, pelo que deveria ser livre de continuar a participar no Trio d' Ataque.

Isso tudo pode ser verdade, mas e se prestássemos atenção à opinião do próprio Jorge Gabriel, candidato nº 1 ao Conselho Leonino pela lista de Carlos Severino, numa entrevista dada ao Expresso a três dias das eleições?


Portanto, segundo o próprio Jorge Gabriel é incompatível o cargo de conselheiro leonino com o de comentador em programas de televisão. Para ser coerente com a sua palavra, talvez fosse bom abdicar de uma dessas ocupações.

Honestamente, espero que Jorge Gabriel se mantenha como conselheiro leonino. Ao candidatar-se estabeleceu um compromisso com os sócios que votaram na sua lista e, assim como assim, a sua presença não aquece nem arrefece porque ainda estamos para descobrir que utilidade prática tem o Conselho Leonino. Saindo do programa de televisão as vantagens são evidentes, pois pode dar o lugar a alguém que faça um trabalho mais competente.