domingo, 23 de fevereiro de 2014

Uma noite invulgar


Depois de ver o Porto - Estoril e toda esta novela à porta do estádio, não sei o que me surpreende mais:

a) Que exista um árbitro português (da AF Porto!) que tenha a coragem de assinalar um penalty contra o Porto e expulsar o jogador que fez a falta, a poucos minutos do fim e com o resultado a zeros

b) Que os administradores da SAD do Porto se tenham exposto desta forma tão pouco controlada à vista de toda a gente

c) Que exista um jornalista que se atreve a insistir em fazer perguntas incómodas

d) Que Rui Cerqueira não tenha desatado a dar biqueiros nas pernas desse mesmo jornalista

e) Que Pinto da Costa tenha protagonizado publicamente um momento "agarrem-me senão desfaço-o em pedacinhos"

f) Que o jornalista que foi alvo da fúria de Pinto da Costa ainda não tenha pedido aos marshalls americanos que lhe dêem uma nova identidade, para sua segurança

40 comentários :

  1. Muito bom Mestre, também pensei o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guto, não me lembro de ter alguma vez visto uma cena tão descontrolada para aqueles lados, mesmo noutros anos em que ficaram para trás no campeonato.

      Eliminar
    2. mestre, assim de repente nao me lembro de recentemente termos ficado assim tao para tras como dizes...para tras tem ficado os calimeros que ate se andou a por a hipotese de o 3º grande ser o braga! se ha coisa que o passado nos tem dito é que o porto renasce ainda mais forte! aguardem!

      Eliminar
    3. Por isso é que não compreendo o descontrolo. É certo que 7 pontos (se o Benfica ganhar) de atraso são muitos para o que o Porto está habituado, mas são coisas que acontecem a todos os clubes do mundo (menos ao Porto).

      A campanha do Sporting o ano passado foi uma tragédia, e justifica toda a pressão que caíram sobre a estrutura, treinadores, jogadores e adeptos durante todo o ano.

      O Porto é tricampeão, e acho extraordinário que todos reajam como se fosse uma tragédia que as coisas corram fora do previsto passados tantos anos.

      Se nos adeptos até se desculpa, porque querem ganhar sempre, já não se compreende o motivo pelo qual uma estrutura tão experiente se deixe levar na onda só por estar em 3º lugar a 7 pontos do 1º e a 2 do 2º.

      Há mais qualquer coisa, de certeza.

      Eliminar
    4. 3º Grande o Braga?

      Porquê?
      Porque em 100 anos ficou 2 vezes à frente do Sporting na classificação???

      Então Paços de Ferreiras e Estoris são maiores que Bragas? LOL

      Os maiores e grandes são Benfica, Sporting e Porto.

      O Sporting é maior do que o Porto.

      Eliminar
    5. O grande momento da presidência do Godinho Lopes foi quando levou o Salvador a passear pelo museu, para ver o que é um grande.

      Eliminar
  2. Mais incrivel ainda foi ter sido um arbitro de gaia da af porto. certamente não terá dias fáceis pela frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, não me tinha apercebido que era da AF Porto. Sendo assim, o acontecimento de ontem ganha contornos sobrenaturais! :)

      Eliminar
    2. Adicionei essa informação ao texto. Obrigado!

      Eliminar
  3. Ponto prévio: não percebo tanta animosidade contra um treinador que, ainda não sendo técnico do Porto, fez o Porto campeão. Paulo Fonseca deu o título ao Porto sem nunca ter feito 1 jogo ou treino pelo Porto. Agora querem que ele saia?

    Quase deu pena ver a queda do império em directo na TV. Pareciam todos saídos da cama, só faltando o robe, os chinelos e brasileira a levar os comprimidos a sopa quentinha.
    A máfia em decadência, com o Adelino Menos 70kg de chapéu, o benjamim Antero todo atarantado, o Reinaldo Socos e Chulo com tremeliques nas mãos e o jornalista Cerqueira todo nervoso a ver se tinha de ir defender o Pinto o Velho.
    Depois o Quaresma tentou atropelar os jornalistas e ainda deu para ver os seguranças a empurrar polícias.

    Tal como eu disse, isto só lá vai (ou ia) de forma natural.
    O pior é que quem vai os substituir tem ainda muitos anos pela frente e longo reinado pela frente. A diferença é que será pintado de vermelho, e não azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, não percebo o que lhes terá passado pela cabeça para fazerem este espetáculo à frente de um batalhão de jornalistas. Faltou esclarecimento de cabecinhas que costumam ser muito calculistas.

      É mais um sinal de que nem tudo estará tão bem por aqueles lados como querem fazer crer.

      Eliminar
    2. A idade faz perder discernimento. Viu-se, claramente, que não têm a situação controlada. Pareciam evadidos de um Santório ou Centro de Dia. Só faltava lá o Herculano Lima a repetir "eu não gosto de futebol".

      O Angelino já vai a caminho do Brasil. E estes, quando é que vão?
      Os adeptos do Porto nem sonham o que está para vir e o que lhes vai, mais cedo ou mais tarde, cair-lhes nas mãos.

      Foi o caminho que escolheram.

      Mas o MST já deve ter uma teoria para justificar esta injustiça, que deve envolver o Varela, o novo Deco ou uma mão do Slimani nas costas de Rodriguez.

      Eliminar
    3. Herculano Lima por lá?

      Muito bom.

      Eliminar
    4. Para o MST todos os males estão centrados à volta de Varela e de Paulo Fonseca. Todos os outros vão atirar-se ao treinador com todas as suas forças -- não convém pôr em causa a infalibilidade da estrutura (apesar de ter sido a estrutura que escolheu o treinador).

      Essa do Herculano está muito boa! :)

      Eliminar
  4. Ventos de mudança sopram no futebol português. Quero acreditar que estamos a assistir ao começo da queda do império.

    É nestes momentos que se vê a máfia que está instalada naquele clube. O clima de intimidação que a polícia e os próprios jogadores estão sujeitos deixam transparecer muita coisa.
    E mais: começo a achar que o Paulo Fonseca até cai ali que nem ginjas, porque enquanto o nome dele vai ardendo, o grande líder e a "estrutura super competente" vão-se resguardando na medida do possível. Resta saber até quando.

    Quem não tem pena nenhuma sou eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, para mim é assistir a isto sentado confortavelmente no sofá com um refresco ao lado. É entertenimento de primeira categoria! :)

      Ou muito me engano, ou a mensagem paineleirística vai ser colocar a responsabilidade toda no Paulo Fonseca. Não interessa o plantel mais fraco, contratações falhadas, contratações milionárias realizadas que se revelaram um flop. Só há um responsável, que é o treinador. A estrutura nunca falha.

      Eliminar
    2. Sim, porque mesmo com o foco virado para o treinador, a "estrutura" está a tremer como nunca a vimos. A mim quer-me parecer que aquela intranquilidade toda do pinto da costa e restante administração à porta do estádio demonstram que está ali algo mais em causa que o simples sucesso/insucesso desportivo.
      Talvez a recente demissão do director financeiro seja sintomático de alguma coisa, penso eu de que...

      Eliminar
    3. Mestre, o Miguel Guedes teve hoje uma noite que espero seja repetida, até o RATO fugir, talvez para a Corunha como o Bufas em tempos, Bufas O Rato, mais a Ratazana do Bochecho, das boites.

      O Guedes hoje crucificou o treinador.
      Ingrato!
      Deu-lhes um campeonato.

      O Guedes só hoje o atacou, pois até hoje ainda tinha esperança num milagre como do ano passado e tem mesmo focinho para esperar voltar ser campeão e ir para ali mostrar aquele sorriso falso como Judas e de uma carga de achincalhamento nojento e porco.
      Digo eu, ser campeão e ir para a TV arrotar que "eu sempre acreditei no treinador, mesmo nos maus momentos".
      Mas hoje já o crucificou.
      Um dia chegará a vez mesmo do Bufão mor, quando eles andarem todos à estalada e quando só fizerem casa quando o Sporting e o Benfica lá forem.

      Eliminar
    4. Peyroteo, realmente não há memória para os serviços prestados no passado... :)

      Ontem a assistência oficial foi de 25000 mas não parecia nem de perto nem de longe meia-casa...

      Eliminar
  5. Bem resumido.
    Gostei particularmente do sururu com a policia para fazer uma saida "à porto". Os homens andam tão perdidos que até nos tentam desviar as atenções para estas coisitas.
    Depois olha-se para a saida e logo à cabeça vem o quaresma a abrir e quase leva os jornalistas à frente. Acho que o termo de saida "à porto" se encaixa logo nesta atitude (teve azar por ter sido o primeiro a sair lol)

    ResponderEliminar
  6. Que cena inacreditavel,nunca tinha visto o porto desta maneira,cheira mesmo a fim de ciclo está á vista de toda a gente.
    O problema e que o porto mesmo sem moutinho ou lucho continua a ser forte,so que este treinador nao toca esta viola até pq nunca terá sido a primeira escolha,toda a gente sabe que o pinto da costa queria o jesus,mas como o mesmo nao saiu do benfica revelou-se uma tentativa furada e ainda acho que a segunda opçao seria o treinador do sporting,mais uma tentativa furada ja que o mesmo queria o sporting.
    Com isto tudo e mesmo vendo o ciclo perto do fim ainda se podem safar ja que existe um bom treinador disponivel e esse acabou de ganhar no dragao.
    Foram varias falhas,o plantel nao é mau,longe disso so que foram os casos ismaylov,o caso lucho,compras sem nexo,para alem de que ora uma vez joga este outra vez joga aquele,uma salganhada daquelas que ja nao via o porto metido á muito tempo.
    Vamos ver mas acho que é o fim.
    E ainda vao levar com o dortmu....,bay....... esperem leverku..........olhem e um qualquer,cidades nao faltam na alemanha e depois vao a guimaraes,estao lixados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, eu ainda acrescentaria o facto de a estrutura não conseguir controlar jogadores que estão claramente com vontade de sair, nomeadamente Fernando e Jackson (os melhores que ficaram).

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre de Cerimónias

      Não sei se Fernando e Jackson estão com vontade de sair mas Fernando renovou com o Porto e Jackson tem contrato até 2016.

      Por norma, a "vontade de sair" significa que existem clubes que conseguem oferecer melhores condições financeiras aos jogadores, ora, este tipo de problema já o Porto conhece literalmente há décadas e que depois do acórdão Bosman e da maior liberalização de circulação de jogadores acentuou-se.

      Ora, haver clubes que consigam dar boas condições financeiras aos jogadores essencialmente significa:

      1) Que os jogadores têm qualidade
      2) Que o Porto pode colher benefícios financeiros e melhorar as suas demonstrações financeiras

      Assim sendo, estes "problemas" da "vontade de sair" resultam do sucesso que o Porto tem e é preferível ter problemas resultantes do sucesso do que problemas resultantes do insucesso.

      O verdadeiro problema que o Porto tem é conseguir que os jogadores que os substituem rendam tanto como os que foram substituídos, mas os resultados indiciam-nos que com maior ou menor dificuldade, com maior ou menor tempo, com mais ou menos comissões, regra geral, os sucessos do Porto continuam.

      Excepções todos os clubes têm sendo de destacar esta época o Manchester United e o Milan.

      Eliminar
    3. Luís Miguel, quando digo que Fernando e Jackson têm vontade de sair não significa que isso seja um defeito do Porto. É a realidade portuguesa, qualquer jogador ao fim de um par de anos querem dar o salto, que tem a ver com o facto de a liga portuguesa ser considerada como um trampolim para a maioria dos jogadores. Acontece no Porto, no Benfica, com Gaitan, Matic ou Garay, para dar alguns exemplos. Infelizmente não acontece no Sporting porque têm sido raros os casos de rendimento desportivo que façam com que os jogadores sejam cobiçados lá fora (talvez Patrício seja o único caso).

      Há no entanto uma diferença em relação ao que o Porto nos habituou, ao aguentar os jogadores durante um período mínimo de 3 épocas (Moutinho, Hulk, James, Fernando, Lucho, Lisandro, para dar alguns exemplos). Falcao ficou dois anos, mas era um fenómeno e seria impossível aguentá-lo mais tempo. Com Jackson, ao fim de um ano já ele falava em querer mudar de ares. Fernando foi o oposto, parece que o tentaram aguentar demasiado tempo. Pode ter renovado, mas a conversa do empresário leva a crer que há contornos no novo contrato que facilitarão a saída de Fernando no final da época.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Não se pode concluir nenhuma tendência, pois o mercado é muito volátil e as propostas vão aparecendo apesar de obviamente o Porto ter que gerir com pinças a rotação de jogadores.

      Se Hulk ficou 4 épocas, Cissohko ficou 6 meses sendo que seria extremamente mais difícil substituir Hulk do que Cissohko.

      No futebol, o planeamento a médio longo prazo embora se possa e deva fazer não serve de muito pois a volatilidade é enorme, só resta formar, prospectar, tentar antecipar-se à concorrência (internacional) e melhorar as demonstrações financeiras de modo a tornar o negócio sustentável.

      Eliminar
    5. Luís Miguel, o Cissohko ficou apenas 6 meses porque tiveram uma proposta irrecusável. Neste caso foi o Porto que o quis mandar embrulhado e com lacinho, não fossem mudar de ideias -- de certeza que a saída não foi por iniciativa exclusiva do jogador.

      Aliás, o extraordinário é que depois de o Milan ter anulado o negócio depois dos testes médicos (por causa dos problemas de dentes, se não estou em erro), foi o Porto ainda ter conseguido vendê-lo pelo mesmo valor ao Lyon.

      Foi um negócio fabuloso.

      Eliminar
  7. Cuidado...muito cuidado.....a seguir à reunião de "capos" , normalmente começam a execuções eheh. Eu se fosse jornalista destacado ontem no "Dragãiiii" pedia protecção e guarda costas....e nem sei se mudança de identidade não se justificaria. Alguma coisa vai ter de acontecer.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a ver se são só jornalistas a serem executados... se eu fosse o Vasco Santos também não dormiria descansado. :)

      Eliminar
    2. O mais engraçado é que o Jornalísta perguntava o que 99% dos adeptos do FCP queriam saber: sobre o treinador.

      O Bufas mostrou uma Tirania, uma falta de democracia incrível. Bem como m´+a educação.
      Deixou cair a máscara.
      Imaginem se não estivessem a filmar, LOL

      Mas agora o Bufas, e os capachos é que vão resolver questões de trânsito?

      Eliminar
    3. Só naquele clube é que se pode esperar que os jornalistas não façam o seu trabalho, colocando as perguntas que todos querem ouvir respondidas. São anos de vassalagem da maior parte dos jornalistas que cobrem os jogos no Dragão, e PdC não estava claramente à espera que um deles fizesse a pergunta óbvia.

      Eliminar
  8. o que eu gostaria de ver aqui alguem dizer....era sobre a atitude do pinto da costa ter se insurgido contra a saida em contramao para evitar os adeptos e ter obrigado a sair por onde estavam os adeptos a protestar....bem sabemos que pela 2ª circular muitas vezes ate se sai antes dos jogos acabarem! ok, o porto nao esta bem mas nem tudo é mau e esta atitude do pinto da costa mostra bem da fibra que sao feitos os portistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, acho bem a ideia de tentar impedir que o sentido de trânsito fosse alterado, (no sentido de fazer com que os jogadores sintam o descontentamento dos adeptos), apesar de achar uma total ingerência em algo que devem ser as forças de segurança pública a decidir, mas aquele espetáculo todo (nomeadamente aquela "conversa" com os jornalistas) foi degradante.

      Certamente que haveria outras formas de tentar conseguir isso sem que estivessem TODOS os administradores ali presentes a fazerem aquelas figuras. Um abraço.

      Eliminar
    2. Isso do sentido é treta.
      É inverter o túnel nada mais.
      Que a polícia fechou no sentido normal. LOL

      Tudo isto foi uma manobra de diversão.
      Inimigo desta vez: Polícia.

      Eliminar
  9. Esse espetáculo do pinto da costa a mandar vir com a policia, para mostrar que não é um cobarde é para inglês vêr, ou seja , para os adeptos do porto, para virar o foco para onde lhe interessa. Só que as pessoas não são parvas ( tirando alguns adeptos tripeiros mais cegos) e estas artimanhas já estão gastas. A verdade é que a figura do presidente do porto, velho e cansado, e com os tiques de autoridade de um personagem que está habituado a passar impune e a mandar os lacaios fazer o trabalho sujo e a largá-los na sarjeta quando já não interessa, ficou bastante degradada. A mim não me surpreendeu, porque este artista já não me surpreende há muitos anos, como homem não presta para nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, nem são novidade estas cenas de Pinto da Costa a desafiar a autoridade da polícia de forma pública. É possível que tenha sido para mandar um sinal para fora de que é ele ainda que manda, e que todos os outros (Anteros, Adelinos, etc.) estão ao seu serviço.

      Mas correu-lhe muito mal...

      Eliminar
  10. Fosse o BdC a fazer isto e estava já em curso a sua irradiação a título definitivo do frutabol português.

    A nova ordem do futebol nacional é podre, só mudam as moscas, agora híbridos de pneu cocainómano, empréstimos sos e borlas do bpn.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zébicho Rodrigues, também me parece. Se isto tivesse acontecido em Alvalade as reações dos media, do sindicato dos jornalistas e até das autoridades seria bem diferente.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Para o campeonato é extremamente raro assinalarem um penalty no Dragão / Antas contra o FCP.

    A maior parte dos assinalados são em jogos com equipas pequenas onde o resultado está completamente decidido, quando não está goleada já, no fim dos jogos.

    Isto tipo 5-1 Leiria, 5-1 e 4-1 Setúbal, 5-2 Beira-Mar, 6-3 Braga, 8-3 e 6-1 Farense, 7-1 Belenenses.

    Quer dizer, até por estar a golear, desconcentração, ataques no final do jogo e eventual penalty sem importância assinalados.

    ,

    Estive a procurar e penalty com importância, o mais recente foi em 2006 num empate a 1-1 com o Braga

    Derrota tive que ir encontrar um 2-3 com o Benfica em 1976

    Existe apenas mais uma derrota onde existe um Penalty, por 2-3 com o Guimarães, mas foi no final do campeonato com o FCP já campeão e mesmo assim nesse jogo há um penalty a favor do FCP.

    Só procurei até 1974, para trás ainda não procurei.
    Portanto em "40 anos" só uma vez perderam um jogo com interesse onde houve um penalty contra.

    Empates, encontrei apenas 4

    Jogos que estivessem empatados e que um penalty desse assim uma derrota, esta do Estoril foi a única.


    ,,,


    Penalties contra o FCP em casa:

    2012/13 - 0
    2011/12 - 2
    2010/11 - 2
    2009/10 - 0
    2008/09 - 0
    2007/08 - 0
    2006/07 - 0
    2005/06 - 1
    2004/05 - 0
    2003/04 - 0
    2002/03 - 1
    2001/02 - 1
    2000/01 - 0
    1999/00 - 0
    1998/99 - 0
    1997/98 - 1
    1996/97 - 1
    1995/96 - 3
    1994/95 - 1
    1993/94 - 0
    1992/93 - 0
    1991/92 - 0
    1990/91 - 1
    1989/90 - 0
    1988/89 - 0
    1987/88 - 1
    1986/87 - 2
    1985/86 - 0
    1984/85 - 0
    1983/84 - 0
    1982/83 - 0
    1981/82 - 0
    1980/81 - 0
    1979/80 - 0
    1978/79 - 1
    1977/78 - 0
    1976/77 - 1
    1975/76 - 2
    1974/75 - 0

    ,

    Penaltis assinalados em Derrotas:

    2013/14 0-1 Estoril
    1995/96 2-3 Guimarães (Um dos golos do FCP já tinha sido de penalty e já era campeão antes do jogo)
    1975/76 2-3 Benfica


    Penaltis assinalados em Empates:

    2005/06 1-1 Braga
    2002/03 2-2 Belenenses
    2001/02 2-2 Sporting (Um dos golos do FCP já tinha sido de penalty)
    1997/98 1-1 Sporting


    Penaltis assinalados em Vitórias:

    2011/12 3-2 Braga (Assinalado com 3-0)
    2011/12 3-1 Gil (Um dos golos do FCP já tinha sido de penalty)
    2010/11 3-1 Naval (Assinalado com 3-0)
    2010/11 5-1 Leiria
    1996/97 3-1 Benfica (FCP já era campeão antes deste jogo)
    1995/96 6-3 Braga (2 penaltis a favor do Braga)
    1994/95 4-2 Boavista
    1990/91 4-1 Setúbal
    1987/88 7-1 Belenenses
    1986/87 2-1 Boavista
    1986/87 8-3 Farense (Assinalado aos 90')
    1978/79 5-1 Setúbal
    1976/77 5-2 Beira-Mar
    1975/76 6-1 Farense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peyroteo, se não te importares, vou transcrever este teu texto para um post -- é um trabalho fantástico.

      Eliminar