terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma opinião idónea na Liga Futre

Mudei recentemente o serviço de televisão que tenho em casa para a Meo, e confesso que a novidade me faz por vezes ceder a uma tentação intelectualmente mórbida: ver o que está a dar na CM TV.

Para além de ter descoberto que existe um programa diário (!) sobre o dia-a-dia de Cristiano Ronaldo, ontem também passei a saber que existe um programa chamado Liga Futre.

O ilustre ex-jogador, que é uma figura que pouco aprecio, apresenta agora um programa com Nuno Graciano, uma senhora brasileira cujo nome desconheço, onde não faltam cheerleaders e bancadas repletas de pessoas equipadas com camisolas e / ou cachecóis de Porto, Benfica e Sporting.

Pelos vistos também é dos carecas que eles gostam

O pouco que assisti foi um excelente momento de informação televisiva. Com um ar bastante formal e sério, os três apresentadores questionavam um engenheiro civil sobre os acontecimentos do passado domingo.

Na opinião do especialista, houve de facto riscos para a integridade física do público presente do estádio. No entanto, foi categórico a afirmar que os adeptos do Sporting que ficaram retidos nas bancadas nunca estiveram em perigo. E também se revelou totalmente confiante que tudo estará em condições de perfeita segurança na terça-feira às 20h15.

Também fez alguns comentários técnicos suportando-se nas imagens obtidas pela CM TV através de um helicóptero que sobrevoou o Estádio da Luz durante o dia.

Pergunta para queijinho: quem era o engenheiro civil convidado pelo programa?

Alguém do LNEC? Não.

Alguém ligado à Liga de Clubes? Não.

Alguém da Somague ou da Martifer, envolvido ou na construção, na manutenção ou na vistoria em curso? Não, o entrevistado afirmou nunca ter trabalhado nessas empresas ou sequer em alguma obra relacionada com o estádio. Aliás, o próprio referiu nunca ter tido acesso sequer à documentação do projeto do Estádio da Luz.

"Então quem era?", perguntam vocês cheios de curiosidade. Qual era o estatuto privilegiado que este engenheiro civil tinha que justificasse a convocatória pela Liga Futre num momento tão solene?

Este senhor não era mais que um individuo que se preparava para assistir ao Benfica - Sporting acompanhado do filho numa das bancadas onde acabaria por cair uma das placas da cobertura. Um adepto do Benfica anónimo, que por acaso é engenheiro civil. São estas as qualificações que a CM TV considerou suficientes para apresentá-lo como especialista na matéria e afirmar sem margens para dúvidas que as pessoas não correrão quaisquer riscos ao deslocarem-se ao estádio mais logo.

A mim parece-me uma atitude irresponsável.