terça-feira, 4 de março de 2014

Afinal o SJ ainda existe

Na sequência da inaceitável agressão de um assessor do PSD a um repórter fotográfico na reunião do Conselho Nacional do partido, o Sindicato dos Jornalistas emitiu prontamente um comunicado a repudiar o sucedido.

Entretanto, fez ontem 4 meses que Rui Cerqueira agrediu um jornalista da RR (e ainda não percebi se também outro jornalista da TSF) no final do Belenenses - Porto. Estranhamente, sobre esse incidente, o Sindicato dos Jornalistas entendeu não se pronunciar. Aliás, as próprias rádios não tiveram qualquer reação pública sobre o sucedido.

É evidente que a agressão de um assessor do partido político no poder a um jornalista é uma ocorrência muito grave, e fez bem o SJ em sair em defesa do agredido. Mas será que a agressão de um dirigente de um dos maiores clubes portugueses a um jornalista desportivo não é suficientemente grave para justificar uma atitude semelhante?

No passado, o SJ já tinha feito diversos comunicados sobre incidentes envolvendo clubes de futebol e jornalistas em serviço, pelo que suponho que não considerem o jornalismo desportivo um parente menor da profissão.

Será que o tratamento privilegiado que os dirigentes do Porto parecem dispor terá alguma coisa a ver com o facto de parte dos membros da direção do SJ estarem ligados a jornais do grupo de Joaquim Oliveira? Espero que exista outra explicação.