segunda-feira, 31 de março de 2014

Clipping sobre a convocatória de Fernando para seleção

                                                                                                                     
Nota prévia: já escrevi várias vezes que não me choca que jogadores naturalizados sejam convocados para a seleção. Da mesma forma que não tive nada a opôr quando Deco, Pepe e Liedson foram chamados, seria uma hipocrisia da minha parte que o fizesse contra Fernando.

A avaliar pelos passos dados pela FPF no sentido de conseguir a aprovação da FIFA, deverá ser uma questão de tempo para ouvirmos o nome do jogador do Porto ser anunciado por Paulo Bento, por ocasião da próxima convocatória.

in Record

No entanto, olhando para estas declarações, feitas há pouco mais de um ano (obrigado, Hugo)...

in relvado.sapo.pt

...e para estas afirmações de Paulo Bento...

in record.pt

... é caso para perguntar se ambos têm algum problema grave de memória.

Eu sei que vivemos num país que vende vistos de residência por €500.000 e que apoia a integração da Guiné Equatorial na CPLP a troco de um investimento de €130M no BANIF. Mas digam o que disserem, perante as declarações de Paulo Bento e Fernando, se se confirmar a convocatória do jogador estaremos perante um golpe na dignidade do selecionador nacional, na dignidade da seleção e, indiretamente, na dignidade de todos nós.

Todos têm direito a mudar de opinião, mas não deixa de ser relevante questionarmo-nos que forças conseguiram mudar o fervor patriótico de Fernando em pouco mais de um ano e, ao mesmo tempo, fazer desaparecer uma forte convicção de um selecionador conhecido por ser uma pessoa de ideias fixas.

22 comentários :

  1. Um naturaliza-se para jogar na selecção de futebol 11 (Fernando), o outro naturaliza-se para ser português (William).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando há mosca ....Aparece sempre um burro a abanar as orelhas
      O William já joga por Portugal desde os 15 anos...é mesmo comparável......
      2007–2009
      Portugal U17 25 (5)

      2008–2010
      Portugal U18 8 (1)

      2010–2011
      Portugal U19 9 (2)

      2012
      Portugal U20 3 (0)

      2012–
      Portugal U21 10 (2)

      2013–
      Portugal 2 (0)

      Eliminar
    2. Apesar de eu achar que sendo um cidadão português de pleno direito, e como tal ter o direito de ser convocado como os outros, não há dúvida que são situações completamente diferentes. Mas para mim o que estabelece mesmo a diferença são as declarações do jogador a dizer que nunca se sentirá português.

      Eliminar
    3. Caro anónimo, quer-me parecer que não entendeu o sentido da minha frase. Olhe o Green Lantern percebeu.
      Mas pronto, é caso para perguntar: e o burro sou eu???

      Eliminar
  2. Esta naturalização, passe o pleunásmo, é a menos natural que já vi em toda a minha vida.

    Sou contra por quatro razões:

    a) Como o Migas acima afirma Fernando naturaliza-se para jogar na selecção, ir ao mundial e valorizar o passe, não tem qualquer sentimento especial por Portugal nunca abdicaria de ir para a selecção brasileira, mal o chamassem. Interesseiros não obrigado;

    b) Não é nenhuma mais-valia em relação aos seleccionados correntes, William é francamente melhor assim como o Miguel Veloso. O Fernando é um trinco à moda antiga só destroi e é incapaz de contruir.;

    c) Se a ideia é naturalizar elementos que façam falta à selecção, então deveriamos começar por posições onde tenhamos escassez de elementos como os avançados, por exemplo Lima, ou defesas esquerdos, por exemplo Jefferson;

    d) Fernando nunca jogou a qualificação nem tampouco qualquer fez qualquer jogo pela selecção e agora vai entrar de caras na equipa? Aliás Paulo Bento faz gáudio da ideia de grupo consolidado para justificar certas convocatórias, como Meirelles, Josué ou Micael e agora vai dar a titularidade a um elemento novo sem mais nem menos?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por tudo isto esta convocatória cheira a esturro, a pagamento de favores e a ingerência no trabalho do seleccionador.

      SL

      Eliminar
    2. Green Lantern, vem demonstrar que no futebol português não existem impossíveis para determinadas pessoas. Entretanto Adrien continuará a ver os navios a passar.

      Eliminar
  3. O erro (e grave) é a primeira afirmação do Sr. Paulo Bento. É uma ilegalidade grosseira, e motivo para despedimento sumário, a declaração, por um funcionário de uma associação com estatuto de utilidade pública, de que não selecciona para determinada função um determinado cidadão português, não pelo seu mérito, mas apenas porque ele é um cidadão naturalizado e não originário. Felizmente, já há muito tempo que alguém informou o nosso seleccionador acerca disto, que já também há muito voltou atrás com esta afirmação (fê-lo em várias entrevistas na TV e muito antes de se sequer se cogitar a convocatória do Fernando). Dito isto, discordo da convocatória e, em especial, da eventual titularidade do Fernando, não por ter nascido no Brasil (o único país que assim enerva os Portugueses, a quem nunca ocorre que o Bruma, o Rolando, o Nélson, o Aladje e mais meia selecção de sub-20 também são naturalizados), mas pela mesma razão que discordei da convocatória e titularidade do Vítor Baía no Mundial 2002: ir tirar lugar a alguém que trabalhou para qualificar a selecção. JPT SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT, é uma questão interessante, a da ilegalidade. Nunca tinha pensado sob esse prisma.

      Eliminar
  4. Eu acho que tanto o Fernando como o William deverão ser os 2 convocados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, se o rendimento desportivo for o critério exclusivo utilizado por Paulo Bento, sem dúvida que ambos deverão ser convocados.

      Eliminar
  5. Fernando Brasileiro não obrigado.

    Aliás, aguardo castigo depois de ter piado demais ontem a choramingar a arbitragem.

    ResponderEliminar
  6. E cromos como Micaela e Josué Cuspideira no Mundial, também não fazem sentido nenhum.
    São uns bochechos.
    Também vão convocar o chunga do Licá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Licá não acredito, mas os outros dois é bem possível...

      Eliminar
  7. Bem eu nao chamaria nenhum mesmo sendo mais valia,nao chamaria pepe ou mesmo liedson ou deco,pq isso do tempo que se esta cá é uma balela e das grandes.
    E tudo uma manobra,pq ate mesmo o pepe se lhe dessem a escolher escolheria o brasil,ele é que disse que nao,claro!! nunca o chamaram.
    No entanto existem outros que ou por falta de memoria ou por se estarem mesmo a borrifar,tem outras atitudes,que é o caso do fernando.
    Se ficamos melhor servidos??? é pá ate ficamos,mas isso seria sempre um dado adquirido com qualquer outro jogador que nao o fernando,já que seria sempre melhor que o miguel veloso.
    Como disse nao acredito nessas tretas de ser italiano e depois jogar por espanha pq se sente espanhol,isso é grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Até pode ser que exista alguma afetividade do jogador naturalizado pelo país (coisa que vejo em Pepe, mas nunca vi em Deco, Liedson ou Fernando), mas ninguém se pode iludir que qualquer um dos jogadores optaria por Portugal se ao mesmo tempo lhes dessem a opção de jogar pelo Brasil.

      Eliminar
  8. Nem mais,ate podemos gostar do pais e ter apreço pelo pais,como é o caso do pepe,mas dai dizer que é portugues e tal,esperem la.
    Dos outros nem falo que o liedson e o deco eram e gostavam tanto de portugal,como eu gosto e me sinto hondorenho.

    ResponderEliminar
  9. Se PB convocar Fernando, sendo incoerente e não convocar Adrien, sendo injusto, deixarei de apoiar a selecção. Apoiarei a Argélia e a Argentina. Juro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-me custar a engolir quando o Paulo Bento fizer isso (já nem coloco o 'SE' nessa frase), vou ficar revoltado, mas quando chegar a altura vou torcer incondicionalmente pela seleção.

      A minha tolerância para os erros do selecionador é que já ficará completamente esgotada.

      Eliminar
  10. Bem com isto tudo,o que vai fazer com que as coisas nao corram mal vai ser o facto do fernando ser bom jogador e ser uma mais valia,é so a unica coisa que vai safar o paulo bento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é indiscutível que falando apenas do valor do jogador, é evidente que é muito bom jogador, tem lugar nos 23 e vai subir o nível das opções para aquela posição. Já achar que vai ser a salvação de Paulo Bento, parece-me exagerado: na minha opinião William é um jogador mais completo -- apesar de Fernando ser melhor defensivamente.

      Eliminar
    2. Vai ser a salvação do PB se meter o fernando,moutinho e william isso sim,se optar por amorim e jogadores desse calibre nao terá salvação nenhuma.

      Eliminar