sexta-feira, 21 de março de 2014

Este já pode ir fazer a festa para o Marquês


Já o Diabo de Gaia, ou lá como se chama o tipo, foi ao lombo a um fiscal-de-linha em pleno jogo, e foi como se não passasse nada... 

Eu sei que há coisas bem piores a saírem impunes na justiça em Portugal, mas não deixa de me causar confusão esta permissividade.

EDIT: o agressor também foi condenado a pagar €7.720.

O adepto do Benfica que confessou ter agredido o árbitro Pedro Proença, em agosto de 2011, com uma cabeçada na cara, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, foi esta sexta-feira condenado a 18 meses de prisão, com pena suspensa. Américo Alves, de 35 anos, foi condenado a uma pena de um ano e meio de prisão, suspensa na sua execução por igual período, por um crime de ofensas à integridade física qualificada, além de ser obrigado a pagar uma multa de 750 euros por um crime de injúrias agravado. O arguido foi ainda condenado a pagar ao árbitro internacional de futebol uma indemnização de pouco mais de 7.720 euros.

"Foi uma pena exemplar. Passaram três anos e, apesar de tardiamente, esta sentença é uma mensagem inequívoca daquilo que não se pode fazer. Os árbitros devem ser tratados com respeito. Cortar a liberdade e a vivência de qualquer pessoa deve ser punido. Fez-se justiça", sublinhou Pedro Proença à saída dos Juízos Criminais de Lisboa, no Campus da Justiça. O tribunal rejeitou a versão apresentada pelo arguido, o qual assumiu que só agrediu o árbitro porque este lhe chamou nomes, e valorou o depoimento feito por Pedro Proença.

"Dirigia-me para a zona da restauração quando vejo alguém alterado. Num primeiro momento não me apercebi que fosse comigo, pois eu estava ao telemóvel. Esse senhor aborda-me e chama-me de ladrão, gatuno e que roubava o Benfica e o Sporting e não o FC Porto. Disse-lhe para seguir a vida dele e que me deixasse em paz. Nessa altura, desferiu-me uma cabeçada na cara e fiquei logo a sangrar dos dentes e lábios", explicou o árbitro durante o julgamento. Para a juíza Sofia Sousa Abreu ficou provado que Pedro Proença, após ouvir os insultos feitos em voz alta, dirigiu-se ao arguido de "forma cordial" e que "não houve qualquer atitude provocatória" da sua parte para com o agressor, que, inesperadamente, o agrediu violentamente, tendo o árbitro internacional português caído ao chão. A juíza frisou que o arguido confessou parcialmente os factos, mostrou-se arrependido, além de não ter antecedentes criminais, fatores que pesaram na determinação da pena.

Sofia Sousa Abreu alertou, contudo, para o facto de serem "elevadas" as necessidades de prevenção geral, pois trata-se de um crime violento praticado contra um árbitro internacional e uma figura pública, que foi "ofendido na sua honra, bom nome, autoestima e brio, por um ato vexatório". No final da sessão, a juíza explicou a pena aplicada ao arguido e as consequências de não cumprir a sentença, e alertou-o para que não volte a cometer os mesmos factos.

in record.pt

9 comentários :

  1. Provavelmente era o 1º crime que o gajo cometeu e nestes casos a setença costuma ter pena suspensa (para crimes mais leves).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim, Mike. É preciso normalmente bem mais do que isso para que o MP peça pena de prisão efetiva para um réu (como por exemplo roubar um champô no Pingo Doce).

      Eliminar
    2. Já agora, não estou a pôr em causa a decisão da justiça. É só mesmo o desconforto de ver um caso concreto de uma agressão sem pena de prisão efetiva. Não estamos a falar de uma chapada na cara ou de um pontapé nas canelas. Falamos uma cabeçada que partiu dentes. Da mesma forma que fico parvo quando vejo acusados de crimes muito mais graves ficarem em prisão domiciliária ou ficarem livres por prescrição dos crimes. Enquanto cidadão que está sujeito a que uma coisa destas lhe aconteça, parece-me curto, só isso.

      Eliminar
  2. PARA A FESTA DO MARQUES???AH AH AH...DEPOIS DO ROUBO QUE FEZ AO PORTO EM ALVALADE NO PASSADO FIM SEMANA SO PODE SER PIADA ESTE ARTIGO...SAO MESMO UNS TRISTES ESTES VISCONDES FALIDOS! NUNCA MAIS CHEGA O INVESTIDOR RUSSO!!!AH AH AH....CHEIOS DE TESAO MAS A REALIDADE É QUE ESTA EPOCA JA NAO GANHAM NADA..ISSO É UM FACTO...AH AH AH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estava a falar do Proença. Estava a falar do agressor.

      Eliminar
    2. Mestre, se falares em pneus, putedo ou fruta vais ver que eles percebem

      Eliminar
    3. Guto, esses termos são universais para os adeptos de outros clubes, aí não haveria mal-entendidos... :)

      Eliminar
    4. Vamos ganhar mais do que tu querias!
      Isso é certo.

      Eliminar
  3. Ao anónimo lampião
    Vão comemorar para o Marquês, por que o Sporting começou a comemorar em 2000 no local (por no topo da estátua haver um Leão em destaque), têm uma grande imaginação! Logo para o Marquês, não existe outro lugar em Lisboa ou é para copiar os Viscondes não corruptos e que não agridem árbitros nem fiscais de linha...Têm que nascer 10 vezes, até lá vão ao colinho até ao título.

    ResponderEliminar