sexta-feira, 28 de março de 2014

Fica-lhe tão mal...

A venda de ações do #Benfica por #Vieira                                                                                          
Foi ontem divulgada a notícia sobre a venda que Luís Filipe Vieira fez de 70.000 ações da SAD benfiquista.

in dinheirodigital.sapo.pt

Aquilo que é uma transação normalíssima, fica no entanto imediatamente a cheirar a esturro após a notícia que saiu há cerca de uma semana:

in desporto.sapo.pt

Não acredito que Vieira tenha cometido alguma ilegalidade. Desde que passou a ser presidente do Benfica tem conseguido subir inúmeros degraus na escadaria dos mais ricos do país, pelo que não são as mais-valias adicionais que conseguiu por vender 10% das suas ações do clube que irão fazer grande diferença.

Para além disso, numa altura em que a CMVM pede explicações pela valorização de 255% das ações desde o início do ano, escusava de se pôr a jeito para alimentar suspeições sobre a utilização de meios ilícitos para aumentar a sua fortuna.

O problema, para mim, está no simples facto de Vieira ter vendido ações. Se num homem de negócios é um procedimento perfeitamente previsível, num presidente do clube, que supostamente deveria ser o mais benfiquista de todos os benfiquistas, é mais um sinal que demonstra algum desprendimento emocional com a instituição que lidera.

Uma coisa eu posso garantir. Eu nunca venderei as ações do Sporting que possuo. É um valor insignificante? É. Mas se calhar, proporcionalmente, têm um peso superior ao que aquelas 70.000 ações representam para a fortuna de Vieira.

12 comentários :

  1. Então quando a CMVM pede explicações pela valorização anormal da cotação das acções (notícia de dia 21/3), eles dizem não ter explicação e que pode dever-se a movimentações de mercado. Passado uns dias o Vieira assume a venda de acções, venda essa que acontece precisamente no dia 21/3...

    Cheira tão mal...

    E a CMVM depois da notícia da venda ficou satisfeita com a explicação?

    É como diz o BdC, "continuem, continuem assim por muitos anos..."

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Sar, que continuem assim. Mais cedo ou mais tarde as consequências hão-de surgir.

      Eliminar
  2. Sim, sim, continuem assim.

    Gostei da assunção do orçamento 25 milhões e nem mais um tostão, mesmo que cheguem à champions league.

    Salvo devidas distâncias, quanto custou a equipa vencedora da UEFA e campeã da Europa de Mourinho??? Não foi nenhum orçamento megalomano, mais cara era a equipa do SCP nesses anos.

    Gerir bem é fazer mais com menos e acredito nesse projecto.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, é importante passar essa mensagem para não gerar falsas expetativas em jogadores e adeptos. E a verdade é que esta época já demonstrou que é possível conseguir reforços de peso sem gastar valores significativos: Montero, Jefferson, Maurício e Slimani custaram todos juntos menos do que Fariña, por exemplo.

      É verdade que nem todas as contratações foram um sucesso (Cissé, Gerson Magrão e Vítor -- Welder e Piris foram emprestados), mas o balanço é um tremendo sucesso. Mantenha-se esta taxa de sucesso para o ano que vem e teremos um plantel ainda mais forte.

      Eliminar
  3. Sem dúvida Green Lantern. Ficava muito desiludido se após esta excelente demonstração de que é possível fazer mais com menos voltássemos aos velhos hábitos de gastar o que não temos. Creio que a maioria dos sócios e adeptos estão conscientes que assim é que terá de ser.
    Temos de nos lembrar que a situação ainda é muito má e este é o caminho, até porque não tarda muitos anos haverá VMOCs a vencer e urge melhorar a situação financeira do clube diminuindo o passivo e lutando por aumentar as receitas.

    SL

    ResponderEliminar
  4. acho bem que nao vendas as açoes que tens do sporting...pode ser que aquela merda va a falencia e assim ficas com um artigo de coleção...ah ah ah!!! quantos trofeus vao ganhar esta epoca??? oh, isso nao interessa, para o ano é que vai ser ja que sao candidatos a campeoes!!!!ah ah ah... é ver o pastor a falar e os carneiros todos a abanar as orelhas!!! que tristeza de clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira o quê? Não percebi em 15 anos o quê o teu super presidente Vieira ganhou a mais do que o Sporting, ah taças da liga é verdade.

      Mas não vás sem resposta quantos trofeus ganhaste a mais do que o SCP no ano passado?

      Ah e outra questão no primeiro ano do Vieira qual foi a fantástica classificação do benfica 4.º? 6.º?

      Prepara-te para a implosão do carnide.

      Eliminar
    2. Portanto achas normal estas negociatas do sócio do benfiorto Vieira. Não só achas normal como vens desajeitadamente defendê-las para um blog de um clube rival. Para quem fala em rebanhos, não está mal.

      Continuem assim, por muitos e muitos anos.

      PS. Confessa lá, tens aí uns títulos da "Operação Coração" emoldurados, não tens?
      Porque recordar é viver:
      https://www.youtube.com/watch?v=ws_l-kPDmSc

      Eliminar
    3. Tenho as ações desde que a SAD foi constituída, ou seja, há quase 20 anos. Não as tenho para ganhar dinheiro, ao contrário de determinados presidentes de clube.

      Falas em falência: se fosse para ir à falência, já tínhamos ido no ano passado. Mas felizmente que o Sporting é um clube em que os sócios conseguem identificar uma situação desastrosa quando a vêem. Podiam entrar em negação, mas não. Foram sócios anónimos que salvaram o clube.

      No vosso caso, há "14 milhões" de benfiquistas em todo o mundo, mas não conseguem ter um verdadeiro benfiquista como presidente. Fala muito da vossa massa crítica, que foi deixando o Vieira blindar os estatutos à prova de concorrência credível.

      E vamos ver como passarão vocês quando a banca começar a fechar a torneira.

      Eliminar
  5. Já agora era giro saber quem comprou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem comprou deve ter sido um fundo.....roto. Esta venda cheira me a fuga....de ratos. Começa a agua a entrar ??? e eles abandonam o navio....para já não se vê nada....mas aquilo é grande, deve aguentar muita agua....ou muitos milhões de passivo. A ver vamos....de qualquer modo fica mal ao Vieira vender mostrando em primeiro lugar alguma descrença no valor da entidade Benfica, e depois mostrando muita pouca seriedade frente às suspeitas da CMVM....mas para quem faz Robertadas, isto já deve ser normal : MAIS QUE PARECER:...DEVE SER....(sério)

      Eliminar