segunda-feira, 3 de março de 2014

Patético III

Passou mais ou menos despercebido, mas por ocasião das celebrações dos 110 anos do Grupo Sport Lisboa, o Sport Lisboa e Benfica inaugurou sem aviso prévio uma estátua de Béla Guttmann, o treinador que conquistou as duas taças dos campeões que constam do palmarés do clube.


Rui Gomes da Silva, popular dirigente benfiquista, esteve presente na cerimónia com o ministro dos negócios estrangeiros húngaro, que teve a bondade de nos explicar o motivo que levou o clube a fazer esta homenagem:
"O Benfica ganhou duas Taças dos Campeões, em 1961 e em 1962, uma contra o Barcelona e outra contra o Real Madrid. Guttman Béla era o treinador nessa altura e quis um aumento de salário. No clube disseram que isso não estava no contrato. Então ele disse, se não me dão vou-me embora, mas amaldiçoo-os: durante 100 anos o Benfica não vai voltar a ganhar a Taça dos Campeões. Passaram 50 anos desde então e o Benfica não ganhou. Foi então que o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, surgiu com uma solução para este problema. Falou dela ao presidente do Benfica [Luís Filipe Vieira] e ele concordou. A solução é colocar uma estátua de bronze enorme, de dois metros, no estádio do Benfica com as duas Taças dos Campeões nas mãos. E depois ele regressa. E, regressando, a maldição desaparece e, desaparecendo, veremos resultados. É esta a história"

Várias considerações:
  • Ver um clube a homenagear com uma estátua alguém que desejou-lhes o pior no momento da sua saída por não ter conseguido um aumento salarial é algo de... original
  • Ficámos a saber que a cotação da quebra de maldição é de 1m de bronze por cada 50 anos da duração do pérfido encantamento
  • Talvez figuras da história do clube como José Águas e Mário Coluna justificassem mais esta homenagem, mas pelos vistos faltou-lhes amaldiçoarem o clube
  • Fazer uma estátua para quebrar uma maldição assenta que nem uma luva a um clube que tem nas primeiras filas do estádio uns adeptos que gostam de se vestir de bispo e de diabo

Salvaguardando as devidas distâncias (quer em conquistas, quer em relação ao destino após a saída, quer em grau de "amaldiçoamento"), eu vejo isto mais ou menos como se fosse o Sporting a inaugurar uma estátua de João Moutinho. Seria algo de patético, não?

22 comentários :

  1. Ao ver a reportagem da inauguração dessa estátua pensei algo deste tipo:

    "Que tristes, fizeram uma estátua ao homem para se livrarem da suposta maldição...."

    O benfica é realmente o clube do povo... mas apenas do povo ignorante e tacanho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luke, tinha dado jeito inaugurarem a estátua uns meses antes, podia ser que estivessem nos oitavos de final da champions a jogar com o Manchester United.

      Eliminar
  2. É o Benfica e basta.

    Ainda estão no tempo dos bruxedos, qualquer dia temos tratamentos com sanguessugas.

    Doping já sabemos que corre naquelas veias e muito.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, talvez qualquer dia o bruxo de Fafe se sente ao lado do Jesus no banco. :)

      Eliminar
  3. Deixo apenas isto. Um clube com a grandeza do benfica, com figuras marcantes como rogerio pipi, aguas, simoes, coluna, chalana, nene, luisao (tava a brincar), entre outros, tantos que fizeram tanto pelo clube, vem-me com uma homenageam a uma figura apenas com o intuito de eliminar uma maldição. Epá ridiculo, ao menos diziam que homenageavam pelos seus méritos (2 taças dos campeãos, algo que nenhum outro voltou a repetir naquelas paragens) que os adeptos até aceitariam. Agora isto. É mesmo matéria para rir. Aqui se veem os valores do clube (toda a mezinha serve para ver o clube ganhar).

    Deixem-se de tretas e guardem as homenagens para quem as merece, sem irem por segundas intenções pequeninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se a aura de Eusébio não fosse suficiente... :)

      Eliminar
  4. Já se descobriu onde estava Miguel Rosa na altura do jogo de ontem:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=463517

    Deve ter estado a fazer companhia ao seu Presidente (ou a mostrar as instalações).
    Só não se sabe se o acompanhou ao balneário, no final do jogo, para felicitar os colegas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, ou se calhar o Miguel Rosa deve ter jeito para fazer massagens... :)

      Eliminar
  5. Nem na Coreia do Norte, se lembravam disto. O Orelhas no seu melhor

    ResponderEliminar
  6. O melhor será quando tiver lugar a estátua a Vieira.
    Qual será a imagem que servirá como referência? Aposto que é aquela em que festeja o título do futsal no balneário.

    http://estadio.no.sapo.pt/lfv.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estátua? Menos que Estádio Luís Filipe Vieira não é aceitável... :)

      Eliminar
    2. Desculpa Mestre,
      Fui pouco ambicioso e deve ser a inveja que fez com a minha visão sobre a Grandiosidade de Viera fosse muito limitada.
      Estádio e 100 dias de festejos.

      Eliminar
    3. Cantinho, assim parece-me mais adequado. Se acompanhado de uma petição para criar um feriado nacional em honra do grande líder, ainda melhor. :)

      Eliminar
  7. Ó Mestre, então não vês que isto foi uma espécie de exorcismo? Só lá faltou um bruxo. O Embaixador da Hungria é que não percebeu, porque pensava que estavam a homenagear o seu compatriota. LOL

    ResponderEliminar
  8. Não bastava a inveterada tendência para adulterar factos históricos vêm agora dedicar-se ao grotesco.

    O que virá a seguir? Sugiro em homenagem à não ork, construir um garrafão de verga cheio de carrascão alí mesmo à beira do pré-fabricado da martifer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zébicho, aprecio a correção para nação Ork, os nossos adversários merecem respeito e serem tratados com letra maiúscula. É caso para dizer que são orks com O grande. :) (brincadeira, caros benfiquistas)

      A estátua do garrafão seria a primeira hipótese quando o Vilarinho era presidente. O Vieira pode ter muitos defeitos, mas o de gostar demasiado da pinga não parece ser um deles.

      Eliminar
  9. O Béla Guttmann foi bicampeão europeu pelo Benfica. Acho que o Moutinho não conseguiu tal feito no Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí eu ter escrito "Salvaguardando as devidas distâncias (quer em conquistas".

      Eliminar
  10. Muito bem boa homenagem ao bela,eu acho que nao vao ser 100 anos,acho que faltou ali mais 1 kilo de lata de conserva,por isso devem ser para ai 150.
    O orelhas fonix é um visionario,conseguiu arranjar umas latas de conservas numa qualquer negociata antiga e pimba vai de fazer uma estatua para o bela.
    Por este andar o benfica qualquer dia tem mais estatuas do que taças, so estatuas uma maravilha,sempre imaginei uma sala de trofeus cheinha mas de estatuas.
    E nao pensem que estou a exagerar á velociade que vao ui ui,homenageiam gajos que querem mal ao clube,antigas glorias, etc,tudo o que passa naquele clube e para homenagiar,olha pensam a estatua do kelvin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, um espaço K no museu do Benfica não era nada mal pensado. Era capaz de atrair visitantes do Porto... :)

      Eliminar