quinta-feira, 27 de março de 2014

Sorriso amarelo

Desde que Luís Castro assumiu o comando da equipa principal do Porto, as típicas conferências de imprensa que antecedem os jogos passaram a ser substituídas por declarações exclusivas ao Porto Canal, realizadas em pleno relvado do treino de campos do Olival.

Registo com apreço que a nossa briosa e profissional comunicação social não deixou de querer levar as opiniões de Luís Castro aos seus espectadores / ouvintes / leitores, e vai gradualmente desacostumando-se aos ambientes das salas de imprensa dos clubes, podendo em alternativa pousar o seu rabinho no conforto das suas cadeiras nas respetivas redações ou estúdios, enquanto transcrevem as declarações a que agora só podem aceder através do canal 14 do Meo ou do canal 13 da Zon.

Alguém se espantaria se qualquer dia este hábito se estendesse também às reações do treinador após os jogos?

É por isso que acho estranho o silêncio dos diretores de jornais e dos responsáveis de desporto das estações de rádio e televisão perante a sua exclusão destas antevisões aos jogos, já que ficam impedidos de colocar as perguntas que as suas audiências querem ver respondidas. E já nem vou entrar no desprezo declarado que o Porto demonstra desta forma por todos os jornalistas.


Entretanto, o Benfica, sempre desejoso de experimentar os métodos inovadores do mentor de Vieira, decidiu fazer na terça-feira, em direto da sala de imprensa do Estádio da Luz, a conferência de imprensa menos concorrida da história, convidando apenas a Benfica TV para o evento.

Bem a propósito, Jorge Jesus iniciou a conferência de imprensa cumprimentando todos os jornalistas presentes.

in maisfutebol.pt

Mais uma vez, podemos agradecer o zeloso serviço da comunicação social em fazer chegar as declarações de Jesus a todos os portugueses que não têm a Benfica TV. Aliás, não só são zelosos como também são indivíduos com sentido de humor que sabem reconhecer uma piada quando a vêem, mesmo sendo eles o objeto da graçola.

É mais uma daquelas situações em que me pergunto se este silêncio da Comunicação Social não se transformaria num sonoro protesto se fosse o Sporting a decidir não prestar declarações aos jornalistas.

Tweet a propósito do blackout decidido pelo Sporting em Abril de 2012

Suspeito que pelo menos algum ruído haveria.