segunda-feira, 31 de março de 2014

Um bom domingo

A derrota do #FCPorto e o que representa para a luta pelo 2º lugar                                                             

O facto de o Porto ter perdido novamente na Madeira colocou o Sporting numa posição extremamente favorável para assegurar o 2º lugar.

No entanto, não podemos pensar que a Liga dos Campeões já está garantida. Acidentes podem sempre acontecer, apesar de não poder esconder que estou muito otimista: não só o Sporting parece continuar a jogar de forma altamente empenhada, como acima de tudo o Porto continua a parecer uma equipa pouco consistente para conseguir recuperar o atraso pontual nas poucas jornadas que restam.

É certo que vinham dando sinais positivos, mas na minha opinião os "feitos" alcançados pelo Porto de Luís Castro estavam a ser claramente sobrevalorizados. A qualificação na Liga Europa à custa do Nápoles teve tanto de mérito como de uma sorte inacreditável, tantas foram as oportunidades de golo claro desperdiçadas pelos italianos, e também não consegui ver motivos para tantos elogios vindos dos mais variados quadrantes após a vitória da passada quarta-feira sobre o Benfica (conforme tive oportunidade de escrever aqui).

Para além disso, continuam a haver sinais de alguma desorientação. Depois das tristes cenas protagonizadas por Quaresma no final do Guimarães - Porto, o jogador voltou a estar no centro de uma enorme confusão no final do jogo de ontem. 


Será incompreensível se Quaresma não for castigado após estas inenarráveis cenas. Confesso que não consigo perceber estas atitudes num jogador que já tem 30 anos e que, tendo chegado a meio da época, não pode estar a sentir assim tanto a pressão dos insucessos da equipa. São demasiados casos, pois para além destes que referi, também temos que nos lembrar de algumas faltas duríssimas que Quaresma tem cometido sobre adversários e que só por acaso (ou não) não lhe valeram qualquer expulsão até hoje.

Ao Sporting e aos seus jogadores e equipa técnica compete continuar a seguir a estratégia definida deste o princípio da época: não olhar nem para cima nem para baixo na classificação, continuando a seguir a lógica de pensar um jogo de cada vez. Se tem resultado até aqui, temos todos os motivos para acreditar que continuará a funcionar nos cinco jogos que faltam.

17 comentários :

  1. Eu que nem sou muito optimista, penso que demos um passo grande no acesso directo á Champions. Mas prefiro ter alguma contenção, já são muitos anos de algumas decepções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, concordo, quando o 2º lugar estiver matematicamente garantido (e considerando uma eventual derrota na secretaria do jogo com o Porto - por muito absurdo que a reclamação seja, com esta justiça desportiva não podemos descartar que tenha provimento) teremos tempo para celebrar.

      Eliminar
  2. Contenção e há que ganhar todos os jogos até ao final.

    O Benfica ganhou mas sinto que agora vêm aí as verdadeiras dificuldades para os rapazes de encarnado. A descompressão.

    Ontem pudemos ver como um vendido ao sistema se mexe. O senhor Capela esteve ao seu nível, a favor do Porto. O golo é bem anulado pois Jackson manda-se para cima do defesa, como sempre faz aliás, o penalty do Quaresma é ridiculo. No fim Quarema tenta agredir é agarrado faz trinta por uma linha e nem amarelo vê. No final o Castro ainda se queixa da arbitragem. Há desorientação, acho que foram muitos elogios ao longo da semana.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só gente sem vergonha NENHUMA se pode queixar de um árbitro que assinala grande penalidade a uma simulação EVIDENTE mesmo à sua frente. Nenhum árbitro que quisesse prejudicar o porco teria marcado falta àquela fita do Quaresma. Pelo contrário, um árbitro sério teria sim mostrado o amarelo a esse batoteiro. É que ali não há qualquer dúvida, porque o Capela ainda estava mais perto da jogada do que o Vasco Santos em Setúbal.

      Eliminar
    2. Green Lantern, eu não tenho qualquer fé em que o Benfica ceda pontos antes de garantir a vitória no campeonato. Só penso no 2º lugar.

      Foi mais uma arbitragem à Capela. Aquele penálti foi mesmo nas barbas dele, e é impossível que tenha acreditado que tenha havido falta.

      No golo anulado ao Jackson, só vi uma repetição e também fiquei com a sensação de que há falta, mas perante a unanimidade que anda por aí em como foi golo limpo terei que ver novamente as repetições para ter a certeza.

      Para um clube que dizia não gostar de falar em arbitragens para justificar maus resultados não estão mal: Estoril, Benfica, Sporting e Nacional. Só não se queixaram com a Académica porque o mesmo Capela fez tudo para que não saíssem de Coimbra derrotados.

      Eliminar
  3. Agora a moda são os boatos concertados. Os trampiões juntaram-se para ver se conseguem tirar o Jardim do Sporting. É tudo tão "old, old, old". Velhos dirigentes, velhos hábitos, velhos métodos. Velhos, velhos, velhos. Mais vale levarmos isto a rir, porque no fundo o que revela é que os outros estão seriamente preocupados e isso só nos deve dar confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, ontem foi o Gobern a dizer que tem uma fonte que lhe diz que LJ está a pensar seriamente em sair no final da época. Isso queria ele!

      Não há pachorra para aturar esta gente...

      Eliminar
  4. Depois de um treinador do FCP que confundia e misturava equipas Alemãs, o sucessor agora para além de chorar, rega, ou seja: mente.
    Ou então mistura as equipas...
    Deve estar a pensar em mais um golo mal anulado ao Montero (Sporting) e ontem sai-lhe isto da boca:
    "Tal como em Alvalade, voltámos a fazer um golo limpo e a sofrer um golo em fora de jogo".
    Que golo limpo fizerem em Alvalade?
    Rega ou está todo trocado?

    ResponderEliminar
  5. Mestre: um Óscar para José Leirós do jornal "O Jogo"
    Acha que Slimani fez falta no golo anulado com o Nacional que retirou 2 pontos ao Sporting,
    mas acha que ontem Jackson não fez falta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Leirós o golo foi limpo, o 1º golo do Nacional foi em fora-de-jogo, e houve penálti sobre o Quaresma. Tivesse passado uma gaivota que largasse uma poia sobre o Quaresma, para Leirós seria penálti também. O homem é o maior.

      (fiquei com a ideia que há falta, na única repetição que vi, mas entretanto há tanta unanimidade sobre o lance que vou ter que o rever, para ter a certeza)

      Eliminar
    2. Não é possível o Leirós continuar a participar nesse "tribunal" e espero que seja demitido, no máximo no final da época, mas devia ser já, se, repito se é capaz de ter a desonestidade impressionante de dizer que o Slimani fez falta (onde é que consegue ver?) e ontem no lance do Jackson já não vê falta!!!
      LOOOOOOOOL

      É incrível.

      Para além disso o Jackson faz falta mesmo.
      Ainda agora o Jaime MF na Antena 1 explicou muito bem e por duas razões, porque acha que é falta e eu concordo.

      Eliminar
    3. Nunca será demitido, Peyroteo. Ele é a peça central daquele Tribunal, para regular o que é admitido na capa como erro de arbitragem. Os outros dois podem estar de acordo, mas se o Leirós disser que não, é o suficiente para não ser tratado como um erro grave pelo jornal.

      Eu por acaso ontem voltei a ver o lance mais uma vez, e não me parece falta. O Jackson de facto tem os braços por cima do defesa, mas não parece usá-los para impedir o adversário de saltar. Mas vou ouvir a opinião do Jaime Mourão-Ferreira.

      Eliminar
  6. Estes corruptos têm já 10 penalties numa época fraca.

    10 em 25 jogos = 0,4 penalty / jogo

    e enchem a boca corrupta que nós tivemos muitos penalties no ano do Jardel???

    Tivemos 17 em 34 jogos = 0,5 penalty / jogo.

    Com uma das melhores equipas do futebol Português, com jogadores da dificuldade de travar de JVP, Barbosa e Jardel, etc.

    0,4 para 0,5 de uma equipa que não joga bem para uma que jogava imenso é mesmo reles que se insinuem coisas sobre essa época do Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Já se percebeu que houve uma "palavrinha" dada ao Manel Machado antes da Conferência e por isso o Papagaio foi dizer que não aconteceu nada de mais com o Quaresma.

    Algo do género: epá, ganharam hoje, vão à Europa, o Braga tá lixado já... façam lá o jeitinho para o Quaresma não deixar de ir à selecção.

    E é notório que a Frutaria retirou este ano aquele apoio de Equipa B que chegou a dar aos de Braga.
    Não perdoam a derrota na Taça da Carica.
    Típico, vingativos mesmo com as vacas deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manuel Machado, que conseguiu ver a falta do Slimani a 70 metros, agora não conseguiu ver nada? :)

      Eliminar