terça-feira, 4 de março de 2014

Um mundo muito pequenino

No passado sábado, talvez por terem remorsos ao terem colocado uma capa com Markovic a elogiar com todos os adjetivos possíveis um golo perfeitamente banal, o jornal A Bola quis emendar a mão e dar o devido apreço pelo golo de Gaitan contra o PAOK.


"Obra de arte de Nico Gaitán admirada em todo o mundo". Os golos do Benfica, segundo A Bola, correm sempre mundo. O jornal tem sempre a tentação de dar uma dimensão planetária aos feitos dos jogadores daquele clube. Por exemplo, como já tinham feito aqui...

... ou aqui.



Por curiosidade fui ver qual a parcela do mundo que foi percorrida pelo golo de Gaitan, para além de Portugal e Grécia. Procurei no google artigos específicos sobre o golo, ou com grande destaque sobre o golo, e encontrei esta página do site do Daily Mail...


... e em mais alguns sites de desporto menos conhecidos. Em sites como o da BBC o golo é referido mas sem qualquer tipo de adjetivação, ou seja, limitam-se a constatar que Gaitan marcou de livre.

Ainda por curiosidade, fui a um site que tradicionalmente é conhecido para transmissão viral de vídeos que efetivamente correm mundo: o youtube. Obtive isto perante a pesquisa de "gaitan goal" e "gaitan panenka", ordenando pelos vídeos mais vistos colocados na última semana:



Até ao momento em que escrevo este post (tarde de domingo), o vídeo mais visto teve cerca de 40.000 visualizações, a maioria das quais terá sido, muito provavelmente, de benfiquistas.

Já agora, para se ter uma ideia do que significam 40.000 visualizações no youtube, vejam a lista de alguns dos vídeos mais populares de desporto da última semana:



A noção de "em todo o mundo" do jornal A Bola devia ser revisto. Eu sei que a esmagadora maioria do público benfiquista papa sem questionar tudo o que lhe dão a comer, mas isto se calhar já começa a ser demais.

8 comentários :

  1. Desta vez fui às lágrimas! Um grande bem-haja por este trabalho épico! JPT

    ResponderEliminar
  2. "mas isto se calhar já começa a ser demais."

    Só um reparo a este excelente post. Não começa a ser demais. Isto CONTINUA a ser demais!

    Será que a notícia que a luz ia caindo também correu Mundo? Quantas visualizações houve no YouTube do estádio a cair?

    Pelo menos este já tem mais do que a obra-prima do Gaitan:

    http://www.youtube.com/watch?v=tJDrQRIl2-k

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem... estas imagens para A Bola já não correram mundo.

      Eliminar
  3. é que o mundo deles é do tamanho de carnide, daí a confusão.
    do tamanho do mundo foi o erro grosseiro do mesmo palhaço que nos anulou um golo limpo contra o nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser isso, caro anónimo. O mundo deles começa e acaba na mesma freguesia. :)

      Eliminar
  4. Estas em grande Mestre, continua a denunciar a canalha.

    ResponderEliminar
  5. O mundo da bola e do record é ali junto ao colombo,sempre muito grande LOL.
    Eles bem querem arranjar maneira de o gaitolas e markovica ganharem alguma coisa este ano,mas devo lembrar aos senhores da bola e do record que vejam a equipa do sporting na nexgen jogar e o golos deixam logo de escrever porcaria.
    O mané,sim aquele que nao vai á selecção pq vai o ivan cavaleiro hehehehehehe,marcou um golo igual ao do markolanha mas muito superior so para dar um exemplo.

    ResponderEliminar