terça-feira, 25 de março de 2014

Um novo paradigma para convocatórias da seleção, por Rui Pedro Braz

No programa Contragolpe do passado domingo, Pedro Sousa falava sobre o facto de Quaresma e Adrien justificarem a presença no mundial, quando Rui Pedro Braz decidiu contribuir para o debate com a sua iluminada opinião:


Ficámos a saber que, mais do que o rendimento desportivo efetivo de um jogador ao longo do ano, os critérios que realmente devem prevalecer nas convocatórias para a seleção são a polivalência e o nome do jogador que lhe tira a titularidade.

Adrien pode ser uma máquina de recuperar bolas e fazer jogar, um marcador de penáltis exímio, e ter uma capacidade de passe longo e remates de meia distância de qualidade, e com um rendimento pendular, mas tem apenas a concorrência de Vítor no plantel, pelo que no máximo poderá apenas aspirar a discutir um lugar com Josué.

Rúben Amorim tem feito bons jogos, mas tem menos de 450 minutos de jogo na I Liga. A sorte dele é que o Benfica foi relegado para a Liga Europa, caso contrário nem em jogos internacionais seria utilizado. Mas descobrimos agora que o facto de ser suplente de Enzo Perez é motivo suficiente para justificar a sua presença no mundial.

Não tenho nada contra o jogador, mas ouvindo muitos comentadores e os benfiquistas parece que estamos diante do novo Pirlo. Falamos de um jogador que esteve em Braga durante um ano e meio a jogar a um nível pouco brilhante, para ser simpático. Como é evidente, não havendo no Braga um Rodrigo, um Markovic ou um Gaitan para fazer passes a rasgar, torna-se mais complicado dar nas vistas. Mas se fosse assim tão bom seria natural que tivesse sobressaído bastante mais. Hugo Viana, por exemplo, conseguiu-o.

O argumento da polivalência também é uma falsa questão. A polivalência é interessante se um jogador demonstrar um bom rendimento em várias posições. Rúben Amorim pode ser um bom médio centro, mas nunca se destacou verdadeiramente como defesa direito e ainda menos como médio direito. Num mundial não há espaço para soluções de recurso. Têm que estar os melhores em cada posição.

É o país em que vivemos. Todas as pessoa minimamente informadas sabem que qualquer cepo pintado de vermelho tem hoje grandes hipóteses de representar a seleção nacional, seja pela força da pressão pública que imediatamente é exercida, seja pelas simpatias clubísticas do selecionador.

A próxima aposta de PB; Adrien terá que esperar pela sua vez

No entanto, eu pensava que existiam alguns limites, e em que a utilização regular e a qualidade de jogo seriam sempre fatores fundamentais. Paulo Bento já fez o favor de me desfazer essas minhas ilusões, ao utilizar Josué, Ivan Cavaleiro e André Almeida, e ao convocar André Gomes. Portanto, as minhas expetativas em relação à possibilidade de ver Adrien na seleção já não eram propriamente altas.

Voltando à opinião de Rui Pedro Braz, e seguindo este novo paradigma estive a tentar pensar em qual será a equipa titular da seleção no mundial. É melhor começarem a habituar-se a este onze: 



Rui Patrício - tem mesmo que jogar, pois não se conhece nenhum GR português que faça mais que uma posição em campo
Sílvio - suplente de Maxi e de Siqueira, pode jogar a DD, DE, e com boa vontade até a extremo
Fábio Coentrão - suplente de Marcelo, pode jogar a extremo esquerdo; o emblema que representou no passado também ajuda
Pepe - pode jogar a DC e a trinco
Steven Vitória - suplente de Luisão, Garay e Jardel, pode ser colocado a ponta-de-lança nos último minutos para aproveitar o seu forte jogo aéreo
André Almeida - DD, DE, MC, suplente de meio plantel do Benfica
Rúben Amorim - DD, MC, MD, suplente de Enzo Perez
André Gomes - MC, não joga, mas é agenciado por Jorge Mendes, que tem que o valorizar para o colocar em algum lado na próxima época
Ivan Cavaleiro - suplente de Gaitan, Markovic, Sálvio, Djuricic, Sulejmani, Rodrigo, Lima e Cardozo, pode jogar nos dois flancos
Nani - suplente no Manchester United, pode fazer os dois flancos
Cristiano Ronaldo - tem o defeito de ser titular no Real Madrid, mas pode jogar a extremo e a ponta-de-lança

36 comentários :

  1. Era perguntar a esse senhor porque o Enzo não é convocado para a selacção da Argentina, estranho. Se a resposta for que os que estão lá são muito superiores a ele, vejam bem a diferença que há nos meios campos das duas selecções, temos um a jogar em França, outro na Turquia e ainda outro na Ucrânia, tudo campeonatos de segundo plano e o que joga no benfica não não consegue tirar o lugar a um excedentário da Argentária que vai ver o mundial na televisão ou na bancada se quisere viajar para o Brasil por conta própria.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ponto, se o Enzo e assim tão bom porque não vai a seleção argentina? Mas a seleção portuguesa pode jogar com suplentes? Como o Meireles e o Amorim mas um titular como o adrien e excluído?

      Eliminar
    2. Na minha opinião o Enzo é muito bom jogador, e a Argentina tem uma base de recrutamento bem superior à nossa, mas começa a ser hábito os comentadores excederem-se nas apreciações individuais dos jogadores do Benfica. O Jesus montou uma máquina bem oleada em que todos sabem muito bem o que fazer em campo, e isso ajuda a inflacionar o valor aparente de muitos jogadores. Não sei se será o caso do Enzo, mas é certamente o caso do Rúben.

      Eliminar
    3. Podia ser injusto e dizer que, dado que o Carlos Tevez também não é convocado pelo Sr. Sabella, o suplente dele (escolham um: o Giovinco, o Quagliarella, o Osvaldo...) não deve ir à selecção italiana. Mas vou limitar-me a indicar que, para as posições 6/8, o Sr. Sabella, na fase de apuramento, utilizou, essencialmente, Mascherano, Gago, Biglia e Banega (mas até o nosso Rinaudo jogou 18'). Para mim, o Enzo Perez é, actualmente, um jogador muito mais completo do que os últimos três (sendo certo que todos os três actuam em equipas inferiores ao Benfas). Mas, se calhar, lá na Argentina, ainda o vêem como um médio ala, tal como vêem o Rojo com um lateral. Não me parece é que seja um bom argumento invocar a opinião, altamente discutível (até porque não me lembro de o ter visto por cá), do seleccionador argentino sobre o Enzo Perez (que, qualquer português sem palas nos olhos dirá que é, actualmente, o jogador mais completo da nossa Liga - por muito que os sites especializados o coloquem fora do "top ten" dos valores de transferência) para desqualificar o valor do Ruben Amorim. Só me lembro do Drulovic, que esteve anos a espalhar magia pelos nossos campos, sem jogar pela selecção quando já todos sabíamos que, quando entrasse, já não saía (como veio a suceder). SL JPT

      Eliminar
  2. E ontem no dia seguinte foi dia de bater no Sporting. Desde mentiras como o Guilherme Aguiar e o Gomes da silva a falarem a boca cheia no caso Paulo Pereira Cristóvão que parecia estar provado e como se fosse corrupção porque os jornais assim o dizem. Ora cheira me que não há nada e que essa estória do depósito não passa disso. De qq forma não e corrupção a própria UEFA o confirmou. Passado pelo Aguiar e Gomes da silva tentarem provar que havia coação de Bruno de Carvalho, que seria responsável pelos ataques ao talho do mota. Tristes e quando partiram os dentes ao Proença ai calaram se todos. São uns palhaços e desonestos mas ainda bem que atacam o scp já não somos amorfos.

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, ainda não vi o programa de ontem... mas é muito interessante ver aqueles dois andarem tão amigos, ainda por cima na véspera do jogo da taça. Será que podemos começar a falar do Porto ser satélite do Benfica?

      Eliminar
    2. E a repetição encomendada pelo RGS do 2º golo do Sporting onde esse palhaço tenta encontrar uma mão do Rojo antes do remate do William. Ainda por cima todos anuíram que seria mão. Daí a começarem a gritar que o SCP não tinha nada que se queixar e fazer pressão e coação sobre os árbitros foi um tiro.

      O captomente é que não foi na palhaçada da contra informação que a central de desinformação do benfica tenta passar e depressa descobriu um ângulo da repetição onde se vê bem que não houve mão nenhuma: http://2.bp.blogspot.com/-6RuYOQ5pwuQ/UzC-U9YRcTI/AAAAAAAACRY/CxrRHb5e3P4/s1600/rojo.gif

      Vejam bem o trabalho a que esse gang se dá, que tentaram fazer passar a ideia (com sucesso) que o SCP foi beneficiado na Madeira a partir de um lance onde não há infracção nenhuma.

      Cambada de manipuladores sem vergonha. Já quando o ROC no programa seguinte ao jogo em Setúbal pediu para ver a repetição de um empurrão nas costas do Slimani na área do Setúbal, o escroque do paulo garcia disse que não havia nenhuma repetição, ninguém tinha falado do assunto e por isso, provavelmente, esse lance nunca teria existido. O ROC calou-se...
      Já o gomes da silva encomenda as repetições à sua vontade, até deu a dica ao realizador dizendo "oh fulano, mete lá aquela repetição...".

      Isto é uma guerra mediática contra o SCP que os comentadores afectos ao nosso clube, seja por má preparação ou pela ausência de apoio de centrais de desinformação, têm muita dificuldade em combater.

      SL

      Eliminar
    3. Tenho que ver para crer. Eles tentaram vender que isto foi falta? É vergonhoso.

      Eliminar
    4. Sim, mostraram esse lance no ângulo contrário, com variados zooms e incontáveis repetições, de uma perspectiva a partir dos bancos, em que não se vendo mão nenhuma (impossível pois não aconteceu...), deu para criar a dúvida que teria sido mão... Tanto que todos acabaram por concordar que a bola bateu no braço...

      Quando estes estarolas se dão ao trabalho de esmifrar os jogos do Sporting para tentar encontrar lances que nos beneficiem e na ausência destes criam manipulações com o objectivo de censurar o SCP e criar realidades alternativas sabemos bem que o medo que têm deste SCP, das suas medidas, reivindicações, propostas de alteração e do seu rumo é bem real.

      SL

      Eliminar
    5. É inacreditável. Aquele Rui Gomes da Silva é capaz de tudo, e o Paulo Garcia faz-lhe as vontades todas. Que triste.

      Mas é bom sinal. Faz parte do nosso processo de recuperação. Se não os incomodássemos, não se dariam a esse trabalho.

      Eliminar
  3. Esse tipo está cheio de si próprio e adora ouvir-se ... infelizmente não sabe cantar e iluminados destes é que as TVs gostam.

    Já vi dois ou três comentários a jogos com ele. Banalidades e bacoradas ditas com o ar de quem acabou de mandar uma sonda para Marte. Lampiurso até não poder mais ... a reacção dele ás criticas ao Belenenses pela situação do Miguel Rosa no jogo com o benfica apresentaram-no.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que também comenta jogos. Ainda bem que nunca o ouvi. :)

      Eliminar
  4. Que post tão extremista... Então o argumento da polivalência de 1 jogador não faz sentido? Se o PB só pode levar 23 e leva 3 GR, levar 1 ou 2 elementos que tenham esta mais valia não faz sentido? Claro que faz.

    Obviamente que Adrien neste momento tem lugar nos 23. Agora daí a construir um post fundamentalista referenciando que qualquer cepo de vermelho tem prioridade e que a cor preferida do seleccionador determina as escolhas não faz sentido nenhum.

    Ainda por cima um seleccionador que conhece os jogadores do Sporting como poucos e dos menos influenciáveis que por lá já andaram...

    A solução estará em levar 7 Médios e 5 Avançados - integrando RAmorim e Adrien na Convocatória. Não sei se PB vai nisso... Mas era o caminho certo.

    Deixava o ataque com 2 avançados centro (venha o Diabo e escolha), CR7, Nani e o Varela ou outro qualquer e Meio Campo com 7: Adrien, RAmorim, Meireles, WC, Veloso, Moutinho e Danny.

    PS: Não tens visto os jogos do Benfica de certeza... O Ruben está a valer muito mais esta época do que estás a escrever aqui.

    Coxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coxo, não vejo motivos para este post poder ser considerado como extremista.

      Eu escrevi que Rúben Amorim tem feito bons jogos. Aceito que esteja na seleção. Não aceito que seja escolhido preferencialmente sobre Adrien, que tem sido um dos melhores jogadores do campeonato.

      Quanto à questão do cepo, desculpa mas é verdade que há uma pressão enorme na opinião pública para enfiar à força jogadores benfiquistas que à partida nunca teriam lugar na seleção. Não é normal a convocação e utilização de André Almeida sobre Cédric (atendendo que João Pereira, Miguel Lopes e mesmo Sílvio estavam lesionados), e a chamada de André Gomes. Ah, e o Ivan também foi convocado, segundo PB, por estar a ter muito ritmo de jogo na equipa B. Parece-te normal?

      Tudo o resto que escrevi é uma paródia às afirmações de RPB. Eu não estou a atacar os jogadores do Benfica, estou a atacar este movimento promocional de todo e qualquer jogador que equipe de vermelho, e que prejudica outros que têm andado a justificar bem mais a honra de jogar pelo seu país.

      É verdade que vejo poucos jogos do Benfica. Mas já agora, por curiosidade, faz-me uma lista dos jogadores do Benfica que na tua opinião estão a jogar muito bem, outra de jogadores do Benfica que estão a jogar razoavelmente, e outra de jogadores do Benfica que estão a render abaixo do esperado.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Já agora, a polivalência é um argumento que faz sentido e deve ser considerado, mas só até um determinado ponto. São 20 jogadores de campo para ocuparem 10 posições num máximo de 7 jogos. Estarão disponíveis 10 suplentes em todos os jogos no banco, salvo as suspensões a meio da competição.

      Eliminar
    3. Não consigo fazer uma lista dessa, temos mais de 100 jogadores contratados... :) Precisava da tarde toda.

      Coxo

      Polivalência até certo ponto, estamos de acordo, 1-2-3 jogadores no máximo, como referi

      Eliminar
    4. E na normalidade, sem lesões, o Adrien irá ao Mundial

      Coxo

      Eliminar
    5. Estiveste bem agora! ;)

      Em relação ao Adrien, o PB é teimoso... não sei se vai convocar...

      Eliminar
  5. Mestre de Cerimónias, desengane-se: o Adrien não irá ao Mundial, a não ser que até ao final da época marque 10 golos (os penáltis não contarão), o Sporting seja campeão com um hattrick decisivo dele e passe a ser representado pelo Jorge Mendes. Convocá-lo para o Mundial seria, para o Paulo Bento, reconhecer a sua incompetência quando o recambiou para Coimbra. Mais: o William Carvalho, de longe neste momento o melhor jogador português a actuar na liga, só irá ser convocado por duas razões: passou a ser representando pelo Jorge Mendes e seria demasiado escandaloso que ficasse de fora. Mesmo assim, tenho dúvidas que venha a ser titular, quando a selecção deveria ser, Cristiano Ronaldo, William e mais 9.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Adrien Silva é do Jorge Mendes, e já há muitos anos. Tal como são, ou foram, o Danny, o Ricardo Carvalho, o Bosingwa, o Hugo Viana ou o Quaresma, todos eles, como se sabe, "garantidos" no próximo Mundial. Convinha que os maluquinhos das teorias da conspiração escolhessem uma, ou se dessem ao trabalho de consultar a net (tipo, ir a gestifute.com). E se o João Costa fosse do Sporting (e/ou tivesse mais de 12 anos), saberia que o Adrien foi emprestado em Junho de 2010 (e não à Académica, mas ao Maccabi, para a Briosa foi em Janeiro de 2011), e que o Sr. Paulo Bento saiu do Sporting a 6 de Novembro de 2009 (e se há coisa que o Sr. PB não tem feito, é deixar de convocar jogadores só porque não contou com eles no SCP, vd. Varela e o Carlos Martins). Mas a culpa aqui é do Mestre de Cerimónias, que atrai este tipo de cromos, ao fazer um post que tem (como sempre) piada, mas não é rigoroso, nem, sobretudo, justo. JPT

      Eliminar
    2. JPT, a ideia do post não era dizer quem deve ou não ser convocado. O foco do post é a utilização por parte de um comentador de uma argumentação que a meu ver é errada. E, acima de tudo, parece-me que o próprio comentador não utilizaria os mesmos argumentos se estivesse a falar de um jogador do Sporting.

      Admito que na minha argumentação o Rúben Amorim tenha levado um pouco por tabela, mas às tantas também me deixo desviar um pouco mais do que desejaria.

      Para que fique claro: acho que o Rúben Amorim tem lugar na seleção.

      Quanto ao facto de o post não ser rigoroso ou justo, aceito a crítica. Não só as minhas opiniões estão longe de ser infalíveis, como admito que por vezes me possa deixar levar aonde pelos dedos no teclado e acabe por não transmitir tudo da forma ideal.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Este Rui é algo...

    "o Adrien com Ruben Amorim já pia fininho..." Que pérola...

    o argumento de disputa a titularidade com Enzo é excelente. Ele disputa, disputa e disputa mas não consegue. Pelo menos é pior que Enzo (também concordo).

    O seleccionador italiano vai convocar o suplente do Buffon? E o suplente do Pirlo? O da Alemanha vai levar o suplente do Neuer? Porra, esse deve ser mesmo bom. O de França vai levar o suplente do Ibrahimovic? Ou vai levar o Benzema que é titular no Real? Mas o Ibrahimovic é melhor que o Benzema...

    Já agora, pela lógica, o adjunto do Guardiola é melhor treinador do que o Mourinho, não é?

    A verdade é uma: 1 veste de vermelho o outro veste de verde.

    Amorin e Sílvio estão garantidos. Sem ilusões. Veremos se não há mais surpresas (Oliveira, Cavaleiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, creio que o Nelson Oliveira hipotecou as suas hipóteses quando não passou a bola ao Ronaldo no jogo contra Israel. A partir daí nunca mais foi convocado, e com os problemas que anda a passar em França vai ser difícil. É claro que o argumento de que joga nos reservas do Rennes acaba por ser tão válido quando o que PB usou para justificar a convocatória do Ivan. :)

      Eliminar
  7. As selecções não interessam um pirilau.

    Além de desvalorizar os jogadores, prejudicam desportiva e financeiramente os clubes.

    ResponderEliminar
  8. O anónimo JPT deve ter uma senha de acesso para o site da Gestifute para poder consultar a base de dados dos atletas representados por essa empresa. Eu não tenho. Admito que tenha metido o pé na poça em relação a quem representa o Adrien, mas ao mesmo tempo fico mais satisfeito já que, as minhas esperanças de que seja convocado, aumentaram.

    Quanto ao resto: comparar as situações do Bosingwa e Ricardo Carvalho com as do Adrien, eu não diria que é "cromice", mas sim desonestidade intelectual. Querem ver que o anónimo não sabe dos conflitos entre estes e o Paulo Bento?

    Numa coisa tem razão: o Mestre de Cerimónias é bastante tolerante, e bem, do meu ponto de vista. É que se assim não fosse, patetas que vêm para aqui insultar outros participantes, ainda para mais a coberto do anonimato, seriam pura e simplesmente proscritos.

    As minhas desculpas ao Mestre de Cerimónias, por ter que responder neste tom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, o problema de debatermos por escrito temas em que existem opiniões diferentes, é que não conseguimos sentir o tom de quem está do outro lado, e facilmente podemos deixar levar-nos por reações que não teríamos se estivéssemos a conversar cara a cara.

      Isto acontece-me com frequência (as minhas conversas sobre futebol com os meus amigos mais próximos são bem mais acesas quando são por escrito do que quando falamos frente a frente), e por isso acho que muitas vezes é fácil haver uma escalada de reações que ficam difíceis de travar... :)

      Acho que podemos aproveitar discussões destas para sairmos mais informados (já aprendi muito à conta dos comentários que recebo), não levando a mal quem discorda de nós, mas também merecendo o benefício da dúvida dos outros, quando não concordam com aquilo que nós escrevemos.

      E o tema das convocatórias do Paulo Bento provoca-me um conflito emocional interno tremendo. O meu lado racional tenta convencer-se que existem motivos válidos para fazer as escolhas que faz, mas o meu lado emocional deixa-me furioso perante algumas situações particulares.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Lamento se insultei o comentador, pessoa que, com nome ou sem nome, não faço ideia quem é. O que escrevi foi que ele invocou dois factos falsos para pôr em causa a idoneidade de uma pessoa que, objectivamente, deu muito ao SCP – mais do que eu, certamente, apesar de ser sócio há 30 anos e de raramente falhar um jogo (excepto entre 05.07.2010 e 06.04.2013, período durante o qual só fui a Alvalade para votar ou por cortesia com amigos). Em vez de pedir desculpas pelas duas falsidades que escreveu (escusava de ter escrito outra, porque para ver o site da Gestifute não é preciso senha), veio dizer-se ofendido e pedir censura. Bate certo. Noto que uma coisa é discordar dos critérios do seleccionador nacional – e eu, às vezes, discordo – outra coisa é invocar que esses critérios são ditados por "embirrações" ou, pior, por interesses de um clube ou empresário – alegação com que discordo, mas que é legítima, desde que, para "provar" tal alegação, não se inventem factos, e não se ignorem, intencionalmente, os factos que a desmentem. O melhor deste blog é desmascarar, brilhantemente, os profissionais desta "arte", a começar pelo execrável Rui Santos (sintomaticamente, outro "grande amigo" do Sr. PB, tal como o Sr. Lobo e o Sr. Prata, e outros grandes "artistas"), pelo que reajo mal quando depois venho aqui ler os amadores. Lamento, em todo o caso, o mau-feitio. SL. JPT

      Eliminar
  9. Excelente post...

    Se Fernando for convocado, eu apoio a Argélia do nosso Islam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Migas, é melhor ires começando a comprar uma camisola branca e verde... :)

      Eliminar
  10. Com jeitinho ainda vai o André Almeida para suplente do JP e , lá está, o Amorim porque é polivalente.

    (Estou a assumir que a lesão do Miguel Lopes o vai afastar do Mundial)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À frente do André Almeida ainda está o Sílvio...

      Mas o Sílvio aceito perfeitamente que seja convocado, apesar de achar que o Cédric merece mais.

      Eliminar
  11. Paulo Bento sempre afirmou que era contra naturalizados na selecção. Se ele for incoerente (não querendo por ora fazer juízos de valor), sou mais um a apoiar a Argélia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sim senhor. Paulo Bento disse por diversas vezes que não convocaria novos naturalizados.

      Eliminar
  12. O programa "O dia seguinte" segunda-feira foi uma vergonha. Um autêntico massacre ao Sporting. Junta-se o andrade ao lampião, que é quem manda no programa. paulo garcia ao que mostra está lá para fazer o que o lampião fanático quer. É uma tristeza não termos representante nesse programa e o "moderador", não moderar. Penso que a própria Sic deveria ter interesse em ter um comentador sportinguista minimamente capaz, para aumentar a qualidade do programa, mas ao que parece isso não lhe interessa. Tenho quase a certeza que a sicn tem como coordenador de desporto um tipo que se referiu em directo aos sportinguistas como lagartos (não me recordo agora o nome). Será que isto tem alguma influência para que não tenhamos um Paulo Andrade ou o Jaime Mourão Ferreira no programa em vez de um banana?

    P.S. - Já não via o programa à semanas, ontem não o consegui ver todo. Tenho visto o "prolongamento", pelo menos ali o Sporting não é achincalhado. Jamais volto a ver o dia seguinte. Basta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dia Seguinte de segunda-feira foi vergonhoso. ROC não consegue defender minimamente o Sporting (apesar de se notar ligeiras melhorias ao nível da preparação), mesmo perante mentiras descaradas, e todo o programa gira à volta do que RGS quer. É doentio. Vejo o programa por obrigação (blogue a quanto obrigas), mas é um exercício masoquista que me faz ganhar cabelos brancos de cada vez que o vejo.

      Concordo, o Prolongamento é bem melhor.

      Um abraço.

      Eliminar