quarta-feira, 30 de abril de 2014

Capas que não fizeram história, nº 31: Todos contra Platini!

                                                                                                                                 
Ontem o país teve a oportunidade de assistir a um caso de histeria coletiva de proporções bíblicas. Acordámos todos com a bombástica revelação de que a UEFA tinha aceite um pedido da Juventus para analisar uma alegada agressão de Enzo Peréz no jogo da 1ª mão. A UEFA cometera o desplante de antecipar a reunião dos órgãos disciplinares de forma a tomar uma decisão sobre o assunto ainda antes do jogo da 2ª mão.

Mafia! Corrupção! Queixinhas! A indignação benfiquista percorreu o país de lés a lés, atravessou fronteiras numa espécie de inter-rail contestatário, acampando por fim às portas da sede da UEFA em Nyon.



Foi um dia repleto de capas de jornais, ameaças de boicote à realização da final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, sucederam-se declarações a denunciar as manobras de bastidores que conspiram contra o Benfica proferidas por antigos dirigentes, João Gabriel, e até vice-presidentes em exercício como Rui Gomes da Silva e Sílvio Cervan, ou ainda na forma de protestos na página de Facebook da UEFA. Todos a denunciar a pouca vergonha da Juventus corrupta, que tem um treinador corrupto e dirigentes corruptos, numa competição que se vai realizar no estádio desse mesmo clube corrupto, organizada por uma UEFA corrupta que tem um presidente corrupto que foi um antigo jogador desse mesmo clube corrupto.

Não me entendam mal, aprecio uma boa teoria da conspiração como qualquer outro, nem tomo a UEFA como uma organização angelical e à prova de qualquer suspeita, mas será assim tão escandaloso que um clube faça queixa de uma possível agressão de um adversário a um jogador seu, e que o julgamento do caso se faça num período que permita que o castigo do prevaricador, se for considerado culpado, seja cumprido no jogo da 2ª mão? Atendendo que os dois jogos se realizam num espaço de uma semana, quando queriam que fosse decidido o caso? Daqui a duas semanas? Daqui a dois meses? Que sentido faria Enzo cumprir o castigo na final da Liga Europa ou na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época?

E será que se a UEFA temesse assim tanto o Benfica, não atuaria nesta agressão de Rodrigo no jogo com o AZ? Alguém contestaria uma suspensão de dois jogos para punir uma atitude destas?




A Juventus pode ter o passado que tem (e felizmente foi severamente punida pelo que fez, ao contrário de certos e determinados clubes de outros países), mas desde quando é que isso lhes tira o direito de recorrer às instâncias disciplinares da UEFA em situações em que se achem prejudicados?

É uma hipocrisia vermos estas atitudes a serem tomadas pelas mesmas pessoas que nos últimos meses têm andado a ridicularizar o movimento Basta!, que legitimamente protesta contra anos e anos de desvirtuamento das competições, contra uma justiça desportiva que julga em função dos emblemas envolvidos, contra os horários de jogos impróprios para levar pessoas aos estádios, ou os preços de bilhetes verdadeiramente especulativos que se tentam aproveitar do entusiasmo de adeptos que querem acompanhar o seu clube nas deslocações a recintos dos adversários.

E mais ridículo fica, quando sabemos que há não muitos anos o próprio Benfica fazia as suas próprias queixinhas junto da UEFA para tentar excluir o Porto da Liga dos Campeões (cuja vaga sobraria para o Benfica, 4º classificado do campeonato anterior), e via em Platini o seu principal aliado nessa campanha.

Junho de 2008

O Porto devia ser excluído da Liga dos Campeões nessa altura? Claro que sim. Percebe-se a motivação do Benfica em tentar utilizar a sua influência para punir o Porto. Enzo Pérez devia ser suspenso do jogo da 2ª mão com a Juventus se os órgãos disciplinares considerassem haver agressão? É evidente.

11 comentários :

  1. Só tinhas 3 minutos para te queixares sem nos pores a chorar a rir.

    Acabou o teu tempo, fora és o elo mais fraco!

    ResponderEliminar
  2. a verdade doi anonimo?

    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Eheheh!

    Mestre, agora tem marcação cerrada dos trampiões, publica um post e logo chega um espécime a cacarejar.

    Veja bem como um trampião consegue desculpar/gozar o atraso de 3 minutos e achar que a agressão de Enzo/Rodrigo deve passar em claro. É tudo pela verdade desportiva, tudo contra a máfia... Querem todos lixar o glorigozo.
    Como o Miguel Rosa, o jogo em Aveiro, o limpinho limpinho, o Duarte e o Capela, o "fazer as coisas por outro lado", etc, etc.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, infelizmente se aquele anónimo desistiu de ler aos 3 minutos se calhar não teve tempo para ver a capa. Talvez tivesse achado mais piada. De qualquer forma vou levar a sério a opinião dele, pelo que não vou ainda desistir do meu emprego para me dedicar de tempo inteiro à comédia... :)

      Eliminar
  4. Isto é tosse que o benfica tem,andam a mexer em terrenos muito movediços.
    É o que eu digo,andam a palrar muito,conquistam as coisas e começam logo a pensar que mandam nesta merda toda.
    Vao ter um lindo enterro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucos comentários que expressem no seu esplendor a portugalidade como este.

      O clássico quando alguém tem sucesso:"deixa que eles hão-de cair!".

      Isto não tem nada a ver com futebol, política ou nada que o valha.
      É o Portuguese way of think a funcionar...

      Eliminar
  5. Mestre, ontem vi o caso mal parado, estava a todo o momento há espera, que o Presidente da República, convocasse de emergência um Conselho de Estado, para tomarem posição sobre este caso. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou um comunicado....do outro...

      :)

      Não leve a mal que é brincadeira.

      Eliminar
    2. Ahahah (para a falta de Conselho de Estado e de comunicado) :)

      Eliminar
  6. Mestre, com a ajuda dos tarefeiros do costume, andaram a fazer uma coacção descarada sobre a UEFA para que o colinho se estendesse à Liga Europa, pois é óbvio que temem o futebol da Juventus. Eu só "temo" que a vaca continue com o beifica, porque a Juventus já deveria ter ganho na Luz e em condições normais ganha com naturalidade amanhã. Esperemos pois que a "vaca" se mude para outras "pastagens" amanhã, por uma questão de higiene, no Marquês e não só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matrix, para mim as prestações europeias do Benfica são-me indiferentes, mas já começa a ser maçador aguentar a euforia e prepotência de certos jornalistas e comentadores (os adeptos não me incomodam muito, desde que a taxa de bazófia se mantenha em níveis saudáveis). Mas parece-me que se o Benfica ganhar vou mesmo precisar de emigrar... :)

      Eliminar