quarta-feira, 23 de abril de 2014

Quanto dá 47% de 0,0023% de 790 milhões?

O estudo da UEFA dos 47% de benfiquistas                                                                   
Ontem fiz referência aos muitos pontos de interesse que o relatório de benchmarking da UEFA tem para quem se interessa pelo fenómeno do futebol. Infelizmente, a nossa comunicação social preferiu dar apenas destaque a uma das 104 páginas que esse relatório tinha, que indica que o Benfica é o clube europeu com maior percentagem de adeptos (47%) dentro do seu país.

in expresso.pt

Pois bem, falemos então deste estudo. Como fez referência a Lusa, este estudo foi feito a 18.000 cidadãos europeus entre os 18 e os 69 anos. O que a Lusa não fez referência, é que o estudo (ou sondagem, para sermos mais precisos) foi feito em 38 países, conforme o relatório da UEFA indica. Ou seja, os tais 18.000 cidadãos questionados sobre o seu clube favorito, são na realidade uma amostra de um universo de cerca de 790 milhões de habitantes (e estou a contar apenas com a população da parte europeia da Rússia).

Ou seja, a amostra da sondagem corresponde a 0,0023% do universo analisado.

Arredondando por alto a população portuguesa para 11 milhões, e assumindo que a amostra foi mais ou menos equilibrada pelos vários países em função da população respetiva, isto significa que terão sido entrevistados cerca de 250 portugueses, dos quais 117 terão respondido serem benfiquistas.


Não é referido se os questionários foram feitos tendo em consideração o perfil da população portuguesa (representação geográfica, sexo, escalões de idade, ou graus de instrução. De qualquer forma, uma sondagem feita com base em apenas 250 entrevistas, mesmo que seguisse os critérios de representatividade que referi, dificilmente pode ser tomada como credível devido à dimensão da amostra.

Isto significa que os 47% são um número pouco válido. Os benfiquistas poderão argumentar que serão mais, os sportinguistas e portistas que serão menos. Dos órgãos de comunicação social poderíamos esperar que ao menos olhassem com alguma atenção para o que andam a divulgar.

Repito aquilo que escrevi no post de ontem: o relatório da UEFA é interessantíssimo. Dos vários quadros e gráficos, quase todos se baseiam em fontes credíveis, como estatísticas oficiais das competições (assistências), ou os relatórios e contas apresentados pelos clubes. Esta sondagem da UEFA que determinou os 47% de benfiquistas (que envolveu outras perguntas, como se os entrevistados se interessam muito, se interessam, ou se não se interessam por futebol, e as ligas estrangeiras que seguem) é das poucas coisas do relatório que não se baseiam em números oficiais e completos. Lamento que a comunicação social não se tenha apercebido disso.

10 comentários :

  1. o slb tem tv, jornal e revista oficiais

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Na minha família mais próxima, somos 10 pessoas:

    - Eu, o meu pai e o meu irmão, sócios do Sporting há 20, 17 e 25 anos, respectivamente, todos com Gamebox desde Agosto de 2003;
    - O meu avô, que foi uma vez ao Estádio da Luz e nunca foi sócio, mas é doente e sofre imenso pelo Benfica. Tem, também, a BenficaTv;
    - A minha mãe, a minha avó, a minha tia, outra tia e uma prima, todas do Benfica. Entre todas, com sorte, sairiam os nomes de 3, 4 jogadores do actual plantel. Com sorte;
    - O meu primo do Sporting, que vê todos os jogos, muitos no estádio connosco, mas não é sócio.

    Na família da minha miúda, são 7 pessoas, 6 do Benfica, zero sócios. Dessas 6, há uma que vai muitas vezes ao Estádio... de Alvalade. Comigo. O pai ainda vê alguns jogos na tv, se forem em canal aberto, claro. Depois há o avô, sócio do Sporting há quase 50 anos, que não perde um jogo, em casa ou no café.

    Percentualmente, de facto, são 70.5% são do Benfica. 29.5% do Sporting. Percentualmente, claro.

    É uma amostra pequena, é certo. No entanto, significativa e, por certo, igual em muitos sítios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VeDrlx, se calhar é melhor apagarmos este comentário. Se um dos jornais o lê, amanhã teremos na capa que 70,5% dos portugueses são benfiquistas! :)

      Eliminar
  4. Mestre, já reparou como o Vieira aproveitou a vitória no campeonato para disparar contra os que o criticavam? Aquele gente nem para dentro sabe ganhar. Há até uma cena degradante no canal da peixeirada entre o testa-de-ferro do orelhas nessa "TV" e um tal de Jaime Antunes. Ah e não podia faltar o jantar na Assembleia da República entre os deputados beifiquistas e o traficante de droga, pois o "beija mão" tinha de ser logo no dia a seguir. Estão muito bem uns para os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, nem sei porque é que o Vieira se incomoda em falar mal dos críticos. Ele há-de continuar na presidência do Benfica enquanto quiser, graças aos estatutos que foi alterando. Podia aproveitar para ser magnânimo com quem não gosta dele. Mas pronto, é mais forte do que ele.

      Quanto a estes jantares de deputados de um clube, acho degradante. E digo o mesmo quando o presidente do Sporting se junta com os deputados do clube. Queria era vê-los a trabalhar para o país, contra a corrupção, contra a ausência de uma PSP do Porto que ponha ordem naquela cidade quando adeptos de outros clubes querem festejar, contra os favores que prejudicam o Estado, em vez de jantaradas para aparecerem e garantirem um lugar no camarote presidencial.

      Que cena degradante foi essa? Na CM TV, com o Pedro Guerra? Em que dia e a que horas foi mais ou menos?

      Eliminar
    2. Está aqui o vídeo.

      http://www.youtube.com/watch?v=YKErSXMdxgQ&feature=player_embedded#t=0

      Eliminar
    3. Isto é delicioso... tem que ter direito a um post. Obrigado!

      Eliminar
  5. Porra já existem 4 benficas tvs: a borla tv; a cm tv; a sicn e a própria benfica tv. É muita lampionice junta. PS- A letra minúscula é propositada.

    ResponderEliminar