quinta-feira, 24 de abril de 2014

Um belo momento de convivência entre benfiquistas em festa

Como não poderia deixar de ser, a conquista do título nacional que o Benfica já não alcançava há quatro anos foi tema para uma série de programas especiais nos vários canais por cabo que compõem o panorama televisivo português.

Primeiro tivemos uma exaustiva cobertura da festa do título, em que dezenas de câmeras e jornalistas recolheram imagens e opiniões de milhares de pessoas em festa nos quatro cantos do país. 

Acabada a festa, os canais de televisão formaram painéis alargados de benfiquistas ilustres, que tiveram oportunidade de esmiuçar os méritos dos vários obreiros do título. Como é evidente, o sentimento generalizado foi de grande satisfação, capaz de encher a alma de qualquer telespectador benfiquista.

Felizmente que nestes programas, que acabam por ser muito semelhantes uns com os outros, há sempre alguns que se destacam dos demais. Um leitor anónimo chamou-me a atenção para este programa, transmitido há dois dias, em que podemos testemunhar um comovente momento de partilha e celebração entre dois conhecidos sócios benfiquistas:


De facto, nem um sportinguista como eu é capaz de ficar indiferente a este belo momento de televisão. Eu não sei o que disse Jaime Antunes, mas também não interessa. Apesar de raramente ver a CM TV, por vezes, quando faço zapping, vejo que está a dar o programa Mercado. E basta ficar 30 segundos à espera para ver este senhor, chamado Pedro Guerra, a tirar alguém do sério.

A causa da discórdia normalmente é sempre a mesma: alguém no programa atreveu-se a fazer qualquer tipo de crítica, ligeira ou contundente, à gestão de Luís Filipe Vieira.

As consequências também são sempre as mesmas: Pedro Guerra desvia o assunto para atacar o interlocutor com qualquer facto, rumor, invenção, ou calúnia, que não tem nada a ver com o que está a ser discutido, e que tanto pode ser de natureza clubística como, em alguns casos, um ataque pessoal.

Como é evidente, a vítima reage instintivamente à cretinice de que foi alvo, ao que Pedro Guerra contrapõe levantando ainda mais a voz com a repetição aleatória de algumas destas frases:
  • Tenha calma!
  • Respire fundo!
  • Não se enerve!
  • Eu sei que está nervoso...
  • Eu também tenho que o ouvir com indignação!

Desta vez por acaso a vítima foi Jaime Antunes. Normalmente o visado costuma ser Paulo de Andrade, mas creio que nem a Madre Teresa de Calcutá escaparia incólume se ousasse fazer um sereno comentário à simetria do corte de bigode de Vieira.

É que Pedro Guerra consegue ser mais vieirista que o próprio Vieira. Se existisse um clube de fãs do presidente do Benfica, Fernando Guerra teria que se conformar em ser o sócio nº 2. E digo mais: se já houvesse CM TV na altura em que o atual presidente do Benfica reconheceu o erro que foi despedir Fernando Santos ao fim da 1ª jornada, Pedro Guerra criticaria sem dó nem piedade essas palavras. Ninguém tem o direito de falar mal de Vieira, nem sequer o próprio presidente do Benfica. 

29 comentários :

  1. Uma vez esta a fazer zapping, e deparei-me com esse programa parei uns minutos porque estava alguém a dizer alguma coisa realmente interessante, calculo que o Paulo de Andrade, agora não me recordo o quê nem quem. A intervenção seguinte foi desse individuo Guerra e após 20 segundos de o ouvir mudei e nunca mais vi esse programa.

    Como é que podemos querer uma evolução do futebol em portugal, quando se dá tempo de antena a 'especialistas' deste calibre e de tamanha classe. Falo deste como poderia falar de outros como o Gosma da Silva pe.

    Assim, nem os relatórios benchmarks da uefa nos safam.....

    Continuação de um bom trabalho Mestre, é um prazer vir várias vezes ao dia ler este blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. peixe-agulha, é uma personagem execrável. Rui Gomes da Silva ao menos é uma pessoa inteligente e que sabe expôr as suas ideias (por mais que discorde delas, tenho que o admitir), mas este usa um raciocínio do mais rasteiro e primitivo que existe. Sou incapaz de ver mais que 1 minuto um programa em que ele esteja presente. Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  2. Errata: '....estaVA a fazer zapping..' '...não me recordo o quê nem A quem'

    A esta hora ainda falho algumas teclas....

    ResponderEliminar
  3. O beifica tem a "honra" de ter os comunicadores mais execráveis do panorama "futebolês" do audiovisual. O Gosma da Silva e esse peixeiro da CMTV são do mais reles que há na televisão. Só os lampiões mais básicos é que conseguem suportar aqueles fulanos. Mas também, não é para eles que são feitos programas como o dia seguinte e a CMTV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, mesmo assim coloco RGS num patamar diferente. Na minha opinião este Pedro Guerra é pior, é um ser invertebrado incapaz de pensar pela sua própria cabeça. Um abraço.

      Eliminar
  4. Este Pedro Guerra deve ser um dos mais nojentos comentadores "pagos" que aparece na TV, Aquilo que ele diz, bem espremido como uma bosta de elefante, nem uma gota se aproveita. O gajo é um dos apadrinhados do Orelhas, e nem nas bandas de Carnide o gramam. E coincidência das coincidências ...também já andou lá pelas bandas do Governo....amigo do outro porco vermelho (Gomes da Silva) que costuma vomitar na TVI. Sigam o link abaixo e vejam a opinião que alguns Benfiquistas têm destes porcos.
    A F

    http://serbenfiquista.com/forum/benficatv/chega-de-pedro-guerra-na-benfica-tv/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A F, é verdade, qualquer benfiquista com um mínimo de lucidez não o suporta. Eu ouvi falar dele pela primeira vez quando alguns blogues benfiquistas publicaram um vídeo em que Pedro Guerra telefonou para um fórum da Benfica TV para defender Vieira, usando outro nome. Um abraço.

      Eliminar
  5. Mas quem raio é esse Pedro Guerra? Porque dar-lhe importância se, no fundo se trata de um simples e mero adepto, mais a mais um "lambe botas"?

    Não há gente dessas às paletes neste país? Sej no desporto, na política ou nas empresas?

    Não vejo em que é que isto acrescenta algo. O tipo é tão tolo que, segundo sei, até já se fez passar por outra pessoa e ligou para um programa de Tv com um nome falso...mas foi apanhado.

    Infelizmente o que mais vejo no meu dia a dia profissional são Pedro Guerras.
    Que são muito mais reflexo de Portugal e de uma forma de estar do "português médio" do que propriamente do clube A, B ou C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o problema está no facto de este homem estar mesmo ao serviço de Vieira, que lhe vai arranjando tachos em programas como este. Aliás, não fosse a CM TV uma parceira da Benfica TV.

      Eliminar
  6. Esta personagem é aquela que liga para a boifica tv a elogiar o Vieira, Ah ah ah

    Este e o Gosma da Silva são hilariante mas representam bem a o esprito benfiquista a arrogância e a soberba são sempre os maiores e todos estão contra eles não obstante serem a maioria.

    A gestão de Vieira é risivel o custo destes titulos vai ser bem elevado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, e o mais ridículo é que telefonou usando não o nome por que é conhecido... preferiu usar os nomes do meio. Santa estupidez...

      Eliminar
  7. Às vezes vejo este programa, este indivíduo é asqueroso, não deixa falar ninguém, interrompe toda a gente, e a menina moderadora, não tem categoria nenhuma, parecia eu a dirigir-me ao meu neto "vamos lá a acalmar ó Pedro Guerra". Mas será que a incompetência, é tão grande na televisão que ninguém vê o ridículo a que o programa, é exposto. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, eu não consigo ver aquilo... e normalmente faço por ver este tipo de programas, que costumam ser uma boa fonte de material para o blogue. Mas não aguento aquele sujeito. Um abraço.

      Eliminar
  8. O que se passa é muito simples: O Jaime Antunes percebe de contabilidade e tem andado desde há vários anos a tentar passar a mensagem de que as coisas andam mal financeiramente mas tem sido sucessivamente esmagado (como aconteceu mais uma vez) por outros, geralmente de má fé.

    Chegará o tempo em que o colapso financeiro não conseguirá ser escondido, mas enquanto isso haverá sempre este tipo de fait-divers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Miguel, tanto quanto me parece pelo vídeo, o mal de Jaime Antunes foi ter falado mal da quantidade de sérvios... imagine-se se falasse mal das questões financeiras... :)

      Eliminar
    2. Lá está, o tal do Pedro Guerra conseguiu que o Jaime Antunes ficasse calado sobre esse tema e até tivesse que sair.

      Eliminar
    3. Não há dúvida que é eficaz a afastar gente não desejada...

      Eliminar
  9. Esta figureta é do mais reles que existe!
    Está constantemente a interromper as pessoas, julga que sabe de tudo e mais alguma coisa e ai de alguém que ouse em contrariar o que ele diz. Julga ser o dono da verdade e razão absolutas, que miserável.
    Quando até a maioria dos adeptos do próprio clube não gostam dele... acho que isso quer dizer tudo, se não, quer pelo menos dizer muita coisa.
    Gabo a paciência ao Paulo de Andrade, principalmente, e também ás outras pessoas que compõem o elenco do programa por conseguirem aturar todas as semanas as anormalidades que este individuo vai dizendo naquele tom arrogante e autoritário.
    Eu entendo e elogio o fervor clubistico que as pessoas têm, sejam elas adeptas de que clube forem. Acho importante que haja no desporto esse sentimento de pertença. O que não consigo entender e, mesmo que pudesse viver 1000 anos nunca iria conseguir, é o facciosismo, é a desonestidade, é o não conseguir admitir que se foi beneficiado (como se viesse algum mal ao mundo por isso), é o não respeitar uma opinião diferente e pior que isso, responder em forma de insulto para se justificar! Por tudo isto que acabei de escrever, não suporto a figura que se prestou à imbecilidade que se vê no video.
    A única pena que tenho no meio disto tudo é de ter um amigo que se revê nas barbaridades que este imbecil diz! Dou-me muito bem com ele, mas no que toca ao futebol e sabendo a simpatia que nutre por este pelo do dia seguinte, já evito dar-lhe conversa para preservar a nossa amizade.

    SL,
    Marco Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com amigos desses....não vás à bola,,, ,não bebas copos....não converses.... eheh
      Enfim: não sejas amigo

      Eliminar
    2. Marco, concordo. Somos todos adeptos de um clube, é normal que coloquemos as lentes da nossa cor quando vemos casos dos jogos, mas quando passa um determinado limite passa a ser a tal desonestidade que referes. Um abraço.

      Eliminar

  10. Também podem vê-lo em acão aqui :

    http://videos.sapo.pt/1zRfjdTrksQ1LC1lc69g

    http://www.youtube.com/watch?v=7y4EX1D0FmM



    mas o estilo da pocilga tem nome:

    http://www.youtube.com/watch?v=cfQLmnM1xeQ

    Façam como eu.. Não vejam programas da TV sobre futebol. porque os canais de TV pensam ( e se calhar têm razão) que com estas personagens aumentam o share. Por mim, não: não me sinto estupido o suficiente para ter de ver estes labregos estúpidos a largar atoardas imbecis.
    Lamento


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia estes vídeos. É realmente qualquer coisa de extraordinário... Um abraço.

      Eliminar
  11. Finalmente calhou-me conhecer o dito cujo guerra. Já aqui tinha lido algo sobre o fulano,mas por culpa minha pois raramente perco tempo com as lavagens ao cérebro que nos proporcionam as nossas tvs,nunca o tinha visto. Pelos vistos pouco ou nada perdi !...Só acrescento :-para "reco"nem a banhita lhe falta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, eu também não o conheço assim tão melhor, mas pelo pouco que vi dele acho que não se perde absolutamente nada em não acompanhar o fulano... :) Um abraço.

      Eliminar
  12. "Nunca discutas com um fanático,ele levar-te-á ao desespero com gritos e tretas que não fazem sentido nenhum,até que os nervos tomarão conta de ti e terás que abandonar o local e a presença de tal criatura para não lhe espetares uns merecidos murros nas trombas."os lã-piões descobriram a táctica infalível de ganhar argumentos.esta foi a 3a vez que alguém abandonou um programa em directo para não ter de aturar merdas de um fanático lã-pião,inacreditável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, primeiro foi um portista por causa de um benfiquista, depois foi um sportinguista por causa de outro benfiquista, e agora um benfiquista por causa de ainda outro benfiquista. Estatística curiosa! :)

      Eliminar
  13. Acho que o programa mercado com algumas mudanças ate seria um programa a roçar o aceitavel,no entanto digo que é impossivel ver tal programa devido a este senhor.
    Para este senhor tudo o que nao seja vitoria do benfica ou apito dourado e dizer bem de orelhas nao é futebol.
    Isto é tudo normal,o ano passado este senhor,bem como aqueles que apoiam o viera e jasus estiveram caladinhos,o que fez com que a gonorreia ficasse guardada por mais um ano em vinha de alhos.
    Eu nunca tinha visto nada assim desde a altura em que vi a largada de touros em pamplona,nunca tinha visto tanto gado junto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não percebi qual é o esquema desse programa. Apenas me apercebi que dá quase todos os dias, mas com pessoas diferentes de dia para dia. Só que nunca vi mais do que um ou dois minutos seguidos.

      Eliminar
  14. Esse Pedro Guerra é tão asqueroso, é mesmo daqueles gajos nojentos que se visse na rua espetava 5 chapadas e metia um pessegueiro no cu e depois dizia-lhe quem é que estava nervoso

    ResponderEliminar