quinta-feira, 15 de maio de 2014

A dor da derrota

Estaria a ser hipócrita se dissesse que fiquei triste com a derrota do Benfica. Já escrevi no passado que para mim normalmente tanto aquece como arrefece a progressão do Benfica nas competições europeias, mas um título destes era coisa para alimentar a bazófia dos lampiões durante 25 anos. Para além disso poupa-me de ter que aturar a celebração dos Manhas, dos Braz, dos Guerras & Cª, e do estado de festa da comunicação social durante mais dias a fio. Por isso, confesso, fiz uma celebração à Gobern no Zona Mista quando Beto defendeu os dois penáltis.

Agora, não posso deixar de reconhecer o mérito do Benfica na carreira que fez nesta competição. Quem elimina Tottenham e Juventus (principalmente os italianos pelas peripécias do jogo) deveria ficar orgulhoso do que a equipa conseguiu. Por isso, para os meus amigos benfiquistas e para os benfiquistas que vão passando por aqui e com quem é possível "dialogar", apesar das nossas diferenças de opinião, fica uma mensagem de solidariedade de alguém que conhece a dor de perder uma final europeia em que a nossa equipa era a favorita. Isto é sincero.

Para além disso, foi de partir o coração testemunhar a desilusão estampada nas caras de alguns dos homens que estavam no relvado, depois de 2 horas de esforço e sofrimento. Nuno Luz, eu sei que vais conseguir superar este momento, pensa que daqui a um mês estarás no Brasil a levar com baldes de urina atirados pelas janelas dos quartos de hotel da seleção.

O que já não compreendo é que Vieira se tenha recusado a falar aos jornalistas após a derrota. Nas vitórias procura as câmaras para dar a sua douta opinião, nas derrotas não se dá ao trabalho de se dirigir aos benfiquistas.

Para terminar, aqui ficam dois momentos do post-match na CM TV e na TVI 24:

 


Afinal, olhando para o texto em rodapé da TVI24, A Bola tinha razão. Era mesmo a terceira.