terça-feira, 13 de maio de 2014

A lista de 30 pré-convocados de Paulo Bento

                                                                                                                                       
Não há muito que se possa dizer de uma lista em que cabem André Almeida, André Gomes, João Mário, Rafa, e Ivan Cavaleiro, mas não cabem Cédric, Adrien, e Mané...

in record.pt

35 comentários :

  1. O homem tem uma raiva do Sporting que devia ser caso de estudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algoncalves, por muito que PB o negue, há de facto um ressentimento qualquer em relação ao Sporting. Ainda resistiu em convocar o William Carvalho durante algum tempo, até não ter alternativa.

      Eliminar
  2. No meu caso, há uma coisa a dizer: força, selecções alemã, americana e ganesa!
    Pedrovski

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedrovski, eu estarei sempre de corpo e alma com a seleção, independentemente dos 11 que estiverem a jogar. Mas já perdi a paciência que tinha com o Paulo Bento. Estas convocatórias tendenciosas nos últimos meses fizeram-me ter a certeza que não é o homem de princípios que já julguei que fosse.

      Eliminar
  3. A não ida de Cedric parece-me óbvia. Paulo Bento vai levar 2 laterais titulares, João Pereira e Coentrão. E depois leva apenas mais 1, André Almeida que faz de suplente à deireita e à esquerda, algo que o Cedric não faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, não concordo com adaptações em fases finais de competições como esta. Em 23 há espaço para 2 opções de raiz para cada posição. Sendo que depois ainda há jogadores que têm espaço natural que podem ser adaptados em caso de necessidade. Ricardo Costa e Ruben Amorim fazem de LD, Miguel Veloso de LE, por exemplo.

      O André Almeida pode ser um jogador certinho em várias posições, mas não o imagino a ser o LD que precisamos se João Pereira vir 2 cartões amarelos nos 2 primeiros jogos, e precisarmos de ganhar o 3º jogo...

      Eliminar
  4. O Cédric é um jogador banal (a quem reconheço a dedicação e a energia, tal como, por exemplo, reconhecia ao Marinho, jogador que nunca me passou pela cabeça ver na selecção) e que só faz aquela posição, sendo que para a posição dele, para lá do titular indiscutível, há 3 alternativas polivalentes: o Ricardo Costa (que é um central competente e experiente), o Almeida (que faz os dois lados) e o Amorim (que ainda faz as posições 6 e 8) - para não falar no Miguel Lopes (que, obviamente, o sentou no banco o ano passado). O Adrien não é um jogador banal, mas tem exactamente o mesmo perfil (posição 8, e só posição 8, como provou este ano, cada vez que recuou ou avançou no terreno) de dois titulares indiscutíveis (Moutinho e Meireles). Era mais "convocável" (e tem mais "razão de queixa") o André Martins, que está "mais perto" da posição que nos falta (a de médio ofensivo), tal como estão o Gomes, o João Mario e o próprio Rafa (e estavam o Josúe e o Micael, e, antes deles, o Carlos Martins). Mas vá-se lá tentar perceber coisas tão evidentes como que as convocatórias para um torneio de duração limitada, quando é tão mais fácil inventar conspirações e chamar burro, corrupto e despeitado ao treinador... A sério, parece que gostamos os lampiões que gozem connosco: a fazer estas figuras de namorada encornada e a fazer cair o estádio com três fintas para trás do Shikabala. JPT. SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiii...imagino o que te terá custado escrever a palavra "lampiões" para te passares por Sportinguista !! Vocês não têm blogs da vossa cor ? Não percebo...

      Eliminar
    2. JPT, não concordo que o Cédric seja um jogador banal. Fez uma grande temporada, muito bem ofensivamente (com um bom controlo de bola e drible, velocidade e excelente a cruzar com os dois pés), melhorou muito defensivamente e tem um pulmão inesgotável. Quantas vezes não foi ele a anular contra-ataques adversários durante o ano?

      O Adrien foi de longe o melhor 8 português do campeonato. Estarem a convocar André Gomes e João Mário é uma provocação, claramente que Paulo Bento tem alguma coisa contra ele.

      A polivalência numa fase final, em que no máximo haverão 7 jogos, é ridícula. Pode convocar 23 jogadores, 2 para cada posição + 3 guarda-redes, sendo que vários desses jogadores podem fazer outras funções. Podem estar TODOS no banco em todos os jogos, a não ser que estejam suspensos, o que significa que teria sempre uma 2ª opção de raíz disponível.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Banal mesmo só o André Almeida e o Cavaleiro...
      André Gomes preciso de o ver mais vezes a jogar para saber o que vale.
      O único do Benfica que merece a convocatória é mesmo o Ruben Amorim, mesmo sabendo que nunca vai calçar na selecção...

      Eliminar
    4. Concordo, José. Vamos ver o que valem num sistema muito menos desenvolvido do que o de Jesus.

      Eliminar
    5. Concordo totalmente que o Adrien foi, de longe, o melhor 8 português do campeonato (e o segundo melhor absoluto, a seguir ao Enzo Perez). Por isso mesmo, não percebo como pode ser uma "provocação" convocar dois jogadores que não jogam nessa posição: o 8 do Vitória é o Tiba (aliás, o segundo melhor português da liga) e o André Gomes é, evidentemente, um 10 (apesar de não ter jogado na sua posição nas poucas vezes em que foi utilizado). O Adrien concorre com 2 titulares indiscutíveis (ptão indiscutíveis como Patrício, Ronaldo, Pepe ou Coentrão) e com o Amorim, que é mais versátil. "Caso", nesta convocatória, só mesmo o Danny, que apesar de ser (infelizmente) previsível, mercecia ser abordado. O resto são sportinguistas a fazer o que sabem melhor: ser os seus próprios melhores inimigos. JPT. SL!

      Eliminar
    6. JPT, Portugal nem sequer joga com um 10. Jogamos com um médio defensivo e dois box-to-box. Mesmo que queira sacar de um plano B, não me parece que nem João Mário nem André Gomes tenham características de 10.

      Quanto ao Danny, apesar de PB não o reconhecer, é evidente que houve problemas entre os dois (não estou a tecer juízos de valor em quem terá sido o mais responsável), pelo que era mais ou menos inevitável. Mas concordo que teria lugar de caras nos 23.

      Um abraço.

      Eliminar
    7. Como 0, quero dizer um médio centro mais ofensivo, precisamente para um plano "B". É o papel que (no plano "A") já tiveram o Deco ou o Rui Costa. É a dificuldade em preencher essa posição que tem obrigado à convocação de vários "patinhos feios" como o Carlos Martins, o Ruben Micael, o Josué, o André Martins (quem vai à bancada de Alvalade sabe o que os nossos "experts" dizem do rapaz). E foi depois de se mostrar nessa posição que o Mané foi colocado no círculo da seleccção "A". O Adrien não rende nessa posição (e experiências não faltaram). JPT. SL!

      Eliminar
    8. OK, entendido. Nesse sentido também concordo. :)

      Eliminar
  5. Essa argumentação não cola. Repara que o João Pereira vai acumular 2 amarelos. No jogo de castigo, joga o Almeida. Em termos qualitativos, nem vale a pena comparar, sobretudo quando o designa banal, sinal de que viu os jogos do Sporting de olhos fechados. O Adrien é muito mais rotativo que o tal de Amorim, que em acumulado de minutos, e com muitos mais jogos do benfas, tem metade dos minutos jogados. Os lampiões têm de ser chamados à razão: fica evidente por esta convocatória quem é o clube que domina agora o sistema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GreenMan, eu acho que é justa a chamada do Amorim. Como compreenderia a do Sílvio, se estivesse em condições. Agora, os outros...

      Eliminar
  6. Uiiii...imagino o que te terá custado escrever a palavra "lampiões" para te passares por Sportinguista !! Vocês não têm blogs da vossa cor ? Não percebo...

    ResponderEliminar
  7. Nem queria acreditar quando vi a lista.
    Outra coisa Mestre, ver ali nos "Outros artistas que vale a pena seguir" este link até me arrepia.
    http://geracaobenfica.blogspot.dk/2014/05/ultima-hora-lista-para-o-mundia-ai-as.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, eles têm dias em que lhes sobe a bazófia toda à cabeça... enfim...

      Eliminar
  8. Mestre, eu já dou de barato a não convocação do Cedric, agora não convocar o Adrien e o Danny, é de bradar aos céus, e convocar jogadores que jogam na Segunda Liga, ou esta é a selecção do sr. Jorge Mendes?. Vou confessar uma coisa, sofro muito pela selecção mas o sr. Paulo Bento, consegui resolver esse problema, tamanha a injustiça que cometeu. Tinha para mim que o Paulo Bento era uma pessoa isenta a lobbies, enganei-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, na minha opinião tanto o Cédric como o Adrien fizeram por justificar a presença nos 23. Penso também que isto não tem tanto a ver com o Jorge Mendes -- que é o empresário do Adrien. Acho que é mesmo um recalcamento sério que o Paulo Bento tem contra o Sporting. Eu também o tinha como uma pessoa séria... está claro que estava errado.

      Eliminar
    2. jorge mendes não é empresário de Adrien.

      Eliminar
    3. Segue o link para a página do Adrien Silva no site da Gestifute. Também poderá querer ver as páginas do Bebé, do Danny, do Hugo Viana, do Nélson Oliveira, do Ricardo Carvalho ou do Tiago: http://www.gestifute.com/gestifute/personalidade.php?person_pesquisa=266&clube_pesquisa=0&posicao_pesquisa=0. JPT SL.

      Eliminar
  9. Acho que o tema André Almeida/Cédric é um não tema, que me desculpem. Nenhum dos 2 é um convocável óbvio da selecção, a meu ver.
    Obviamente que corroboro a surpresa pela ausência do Adrien, num cenário em que couberam André Gomes e João Mário...

    Julgo que nos 23 finais o tema será minimizado e que irão 20/21 jogadores que todos convocariam
    A minha surpresa ainda pela convocatória do Hélder Postiga depois dos últimos meses. Zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, na minha opinião o Cédric foi o 3º melhor jogador do Sporting em toda a época (a seguir a William e a Adrien, e à frente de Rui Patrício). Foi, na minha opinião, o melhor defesa direito do campeonato a par do Maxi (sendo que Cédric tem o handicap de não estar imune à amostragem de cartões por faltas duras). Um abraço.

      Eliminar
  10. Em compensação Rinaudo está pré-convocado para a "fraquinha" seleção da Argentina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em que Sálvio e Gaitan ficaram de fora. Rojo, Enzo e Garay também foram convocados.

      Eliminar
  11. Paulo Bento não gosta do Sporting e, enquanto nos serviu, foi profissional. Não custava muito sê-lo ao serviço da seleção nacional (aliás, não faria mais que a obrigação) que não me parece o melhor local para atacar ódios de estimação, prejudicando a clarividência que devia ter para escolher os que melhor poderão representar o país.
    Nunca serei contra a seleção, mas permito-me dizer, que não gosto de Paulo Bento!

    http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torres, eu torcerei fervorosamente pela seleção, mas Paulo Bento é para mim uma enorme desilusão. Tomava-o por uma pessoa íntegra, mas as convocatórias que foi fazendo ao longo do último ano são incompreensíveis.

      Eliminar
  12. Se compararmos Cedric vs. André Almeida temos:

    Cédric
    31 jogos / 2.790 minutos / 1 golo
    Média de 90 minutos em campo por jogo

    André Almeida
    Pela equipa principal = 23 jogos / 1.466 minutos / 0 golos
    Média de 63 minutos em campo...
    Destes 23 jogos apenas 10 foram para o campeonato...


    Se compararmos Adrien vs. André Gomes / Ruben Amorim temos:

    Adrien
    33 jogos / 2.709 minutos / 9 golos
    Média de 82 minutos em campo por jogo

    André Gomes
    Pela equipa principal = 21 jogos / 1.026 minutos / 2 golos
    Média de 49 minutos em campo...
    Destes 21 jogos apenas 7 foram para o campeonato...

    Ruben Amorim
    35 jogos / 1.389 minutos / 0 golos
    Média de 40 minutos em campo...
    Destes 35 jogos apenas 17 foram para o campeonato...

    Repare-se que Amorim + A. Gomes juntos não jogaram tantos minutos como Adrien...

    E nem sei que diga da pré-convocatória de um tal de Cavaleiro que pela equipa principal do Benfica fez 158 minutos nos últimos 3 meses e sempre como recurso para fazer descansar os habituais titulares...
    Pela equipa principal 18 jogos/855 minutos /1 golo
    Média de 47 minutos em campo.

    Tenho muita pena por Adrien e Cedric pois não mereciam este tratamento por parte do risco ao meio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, acho que o Amorim merece e pode vir a ser útil no meio-campo (a LD não).

      O André Gomes jogou demasiado pouco ao longo do ano para o merecer. Os benfiquistas eram quase unânimes em dizer que joga com pouca intensidade, mas a partir do momento em que marcou aquele golo ao Porto passou a ser mais uma divindade na terra.

      Quanto a André Almeida, podia ser útil pela polivalência se o treinador apenas pudesse sentar 7 jogadores no banco. Podendo ter todos os 23 no banco, será sempre uma solução pobre para qualquer problema que surja.

      Acho que não vale a pena sequer comentar o Cavaleiro...

      Eliminar
  13. Para irem à selecção. os jogadores do Benfica nem precisam calçar...basta serem representados pelo Jorge Mendes . Isto deve ser entendido como um prémio à gestão dos Benfas, pelo facto de terem tantos estrangeiros, dando assim mostras de como é boa a sua formação !!!! não jogam em lado nenhum... a não ser na equipa de todos nós eheh

    ResponderEliminar