terça-feira, 20 de maio de 2014

Começou 2014/15


Por momentos vou esquecer-me que existe uma incógnita em relação a quem será o nosso treinador na próxima época. Escrevi ontem que não faz muito sentido estarmos a fazer contratações sem o aval da pessoa que os irá treinar durante o ano, e mantenho essa opinião, mas a verdade é que a vida não pára e as oportunidades que surgem não ficam eternamente à nossa espera.

Mas olhando exclusivamente para os dois novos reforços do Sporting, as impressões iniciais são positivas. 

Não estive atento aos jogos que Paulo Oliveira fez no Guimarães, mas a avaliação da crítica foi muito boa ao longo da época. Devemos no entanto ter calma nas expetativas. É novo, vai dar de caras com uma nova realidade, a concorrência será forte, e não podemos exigir rendimento imediato. Foi titularíssimo durante toda a época, mas não nos podemos esquecer que o craque da defesa do Guimarães na 1ª volta era Abdoulaye, e vimos depois como correu quando regressou ao Porto. Provavelmente significará que Rojo estará mesmo de saída.

Quanto a Slavchev, é um ilustre desconhecido que marca o regresso a um mercado onde o Sporting foi muito feliz no passado (Bojinov não conta, pois fomos contratá-lo a Itália). As impressões iniciais são boas: alia um bom porte físico (1m86) a uma excelente técnica e uma atitude guerreira. Pelo menos foi o que me pareceu a partir do vídeo que vi no Youtube, vale o que vale. Melhor jogador jovem do campeonato búlgaro, desportista do ano, internacional A, são cartões de visita interessantes. Ainda não percebi se é um 6 ou um 8 (já li por aí que também pode ser um 10), mas a verdade é que precisamos de reforçar o meio-campo -- mesmo que William continue. Marcou 13 ou 14 golos no campeonato búlgaro, e nenhum de penálti, o que é assinalável -- mesmo considerando o nível mediano dessa competição. Mas lá está, é um jovem de 20 anos que vai ter que se adaptar a um clube e uma liga de outro nível. Mais uma vez não poderemos esperar milagres.

À primeira vista, começa da melhor forma o defeso do Sporting. Fico também muito satisfeito por ver que a direção conseguiu manter o sigilo das negociações até ao momento em que os testes médicos foram realizados.

Venha rapidamente a confirmação do treinador. Será que é hoje?