terça-feira, 20 de maio de 2014

Começou 2014/15


Por momentos vou esquecer-me que existe uma incógnita em relação a quem será o nosso treinador na próxima época. Escrevi ontem que não faz muito sentido estarmos a fazer contratações sem o aval da pessoa que os irá treinar durante o ano, e mantenho essa opinião, mas a verdade é que a vida não pára e as oportunidades que surgem não ficam eternamente à nossa espera.

Mas olhando exclusivamente para os dois novos reforços do Sporting, as impressões iniciais são positivas. 

Não estive atento aos jogos que Paulo Oliveira fez no Guimarães, mas a avaliação da crítica foi muito boa ao longo da época. Devemos no entanto ter calma nas expetativas. É novo, vai dar de caras com uma nova realidade, a concorrência será forte, e não podemos exigir rendimento imediato. Foi titularíssimo durante toda a época, mas não nos podemos esquecer que o craque da defesa do Guimarães na 1ª volta era Abdoulaye, e vimos depois como correu quando regressou ao Porto. Provavelmente significará que Rojo estará mesmo de saída.

Quanto a Slavchev, é um ilustre desconhecido que marca o regresso a um mercado onde o Sporting foi muito feliz no passado (Bojinov não conta, pois fomos contratá-lo a Itália). As impressões iniciais são boas: alia um bom porte físico (1m86) a uma excelente técnica e uma atitude guerreira. Pelo menos foi o que me pareceu a partir do vídeo que vi no Youtube, vale o que vale. Melhor jogador jovem do campeonato búlgaro, desportista do ano, internacional A, são cartões de visita interessantes. Ainda não percebi se é um 6 ou um 8 (já li por aí que também pode ser um 10), mas a verdade é que precisamos de reforçar o meio-campo -- mesmo que William continue. Marcou 13 ou 14 golos no campeonato búlgaro, e nenhum de penálti, o que é assinalável -- mesmo considerando o nível mediano dessa competição. Mas lá está, é um jovem de 20 anos que vai ter que se adaptar a um clube e uma liga de outro nível. Mais uma vez não poderemos esperar milagres.

À primeira vista, começa da melhor forma o defeso do Sporting. Fico também muito satisfeito por ver que a direção conseguiu manter o sigilo das negociações até ao momento em que os testes médicos foram realizados.

Venha rapidamente a confirmação do treinador. Será que é hoje?

20 comentários :

  1. nem por isso, é estar com atenção as capas da bola e normalmente têm andado bem informados

    o paulo oliveira é jovem e parece-me um bom jogador, tem feito épocas interessantes no guimaraes e nos sub 21

    o búlgaro, não conhecia, gostei do que vi no vídeo, e percebe-se porque lhe chamam o Lampard búlgaro, é um box to box que dá a ideia que pode fazer qualquer das posições do meio campo, tem boa estampa física, vamos ver como funciona num campeonato mais competitivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riga, fala-se que vai haver uma conferência de imprensa do Mónaco mais logo. Se for para apresentar o treinador, pode ser que fiquemos com a nossa vida finalmente clarificada. Um abraço.

      Eliminar
    2. Em relação ao que A Bola escreve, tb têm andado a atirar ao lado. Nos últimos dias, na capa, colocaram:

      - dia 19 - Karnezis se Rui Patrício sair
      - dia 18 - Rafael Martins tem proposta para 3 anos
      - dia 17 - Rotariu negociado e Evouna desejado; acordo fechado com Estrela Vermelha por Petkovic

      Não é impossível que sejam verdadeiras, mas o futuro nos dirá quantas notícias destas se vão concretizar.

      Eliminar
    3. se acontecer essa Ci do monaco, pode querer dizer isso8 o rui santos já no domingo dizia que até hj as coisas ficavam resolvidas)

      mas olha que os da bola são os que têm acertado mais e em relação a essas noticias,:

      o karnezis já desde janeiro que é falado e é normal ter alguém de prevenção para o caso do Patricio sair; o rafael martins o empresário já confirmou isso, que o romeno andava a ser negociado também já se sabia, alias um empresário que tem 50% do passe anda chateado por ele ser negociado por 1 milhão de euros, e o petkovic já há mais de uma semana que se fala que o negocio esta praticamente acertado

      Eliminar
    4. mestre

      cI do presidente bruno carvalho hj as 19: 45h


      pelos vistos teremos definição do monaco a meio da tarde e o Sporting a apresentar treinador logo de seguida

      Eliminar
    5. Finalmente, Riga. A tarde vai custar a passar... :)

      Eliminar
    6. ora bem

      ranieri foi cus porcos

      novo treinador do monaco preso por detalhes( antena 1 da como certa a ida do jardim por 3 milhões)

      tudo aponta para apresentação do novo treinador

      Eliminar
  2. Mestre, isto prova que a indefinição sobre a equipa técnica só existe para o exterior. Certamente ja estarão a trabalhar em conjunto com o novo treinador...seja ele quem for! A indefinição parece só existir para o exterior. Muito poucos saberão ao certo quem vai ser o treinador. O mais provável é ser mesmo o Marco Silva, mas esta situação do Jardim levanta imensas dúvidas. Se fosse para ficar, creio que já se teria de ter reboado contrato para não deteriorar mais a imagem do LJ. Assim, creio que o destino será mesmo a saída, mas não ponho as mãos no fogo. Mas creio que é mesmo assim que as estruturas profissionais devem trabalhar. Os adeptos só precisam de saber as coisas na altura certa, sem filmes feitos através dos jornais nem comunicados a confirmar ou a desmentir algo que posteriormente surgirá com um desfecho contrário.

    Quanto às novidades que saem na Bola, não me choca. Sobre estes dois jogadores só saíram no próprio dia, sem riscos de inflação do preço dos jogadores ou de desvios para outros clubes. O próprio jornal sai a ganhar com isso. Ganha, sobretudo, credibilidade! E na hora de comprar jornais, as pessoas normalmente escolhem os mais credíveis... À atenção dos outros, que cada vez mais se dedicam a enxovalhar o Sporting...

    Abraço Mestre! Keep up the good work

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os jogadores contratados servem para qualquer treinador, que depois terá de os conseguir encaixar no que pretende

      quanto ao jardim, pelo que ouvi ontem, ou fica resolvido hoje a ida para o monaco ou já não vai, mas com isto tudo não sei até que ponto ele ficar seja bom

      Eliminar
    2. Cafageste, também me parece que a direção está a fazer o melhor trabalho possível dentro das circunstâncias. E a parte da forma discreta como têm trabalhado é um ótimo sinal de organização, que é coisa que nos faltava há muito. Um abraço.

      Eliminar
    3. Riga, concordo que estes jogadores contratados são para posições para as quais temos carências (e portanto serão úteis para qualquer treinador), mas o técnico deve estar sempre envolvido. Em função do modelo que queira implementar, poderão haver necessidades mais importantes, e o budget não é ilimitado.

      Eliminar
  3. LJ, na minha opinião, não tem condições para continuar.

    De resto, gostava que fosse Marco Silva o escolhido; tenho um feeling realmente forte de que ele será um grande treinador no Sporting.

    As contratações são promissoras e adorava ver jogar William e Slavech juntos...
    Ui, Ui, Ui... venha a champions car%&$%!!!

    SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  4. Ainda não consegui foi ver em lado nenhum quanto custaram. Estou curioso, gostava de saber o valor e a percentagem do passe adquirida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. do búlgaro onde li algures 2.5 milhões + 600 mil euros de objectivos futuros

      Eliminar
    2. Segundo o Jogo, custa 1M€ +15% de uma futura transferência. Também já li essa de cerca de 3M€ que o Riga fala.

      Nada como esperar por informação do Sporting, pelo que a Direcção nos tem habituado deverá haver mais informações na próxima edição do jornal Sporting (os dois reforços vão ser entrevistados).

      Concordo com o Cafageste quando diz que estas contratações também são um sinal para os adeptos que temos treinador e que em conjunto com a estrutura já se prepara a nova época.

      Nesta altura o Mónaco desistir de Jardim era muito mau para nós. Após toda esta novela não há condições para Jardim continuar. Era uma bomba relógio. E a indemnização dava um jeitaço para pagar estas contratações.

      SL

      Eliminar
    3. É isso, Sar, estou a contar saber o valor das aquisições no jornal Sporting. Numa altura em que há uma aposta forte em renovar a comunicação com os sócios, parece-me inevitável que coloquem essa informação em exclusivo no jornal. Um abraço.

      Eliminar
  5. Mestre,

    Permita-me deixar aqui este link:
    http://observador.pt/o-pais-travou-enquanto-os-grandes-abrandaram/

    O Sporting liderou as receitas de bilheteira na primeira metade da época.
    Para o ano estaremos imparáveis, invencíveis, ganharemos magnanimamente e no fim seremos coroados.

    SPOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  6. Slavchev e Paulo Oliveira são mais dois jogadores que se valorizam que não vão brincar para o TORNEIO DE VERÃO Brasil2014.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar