quarta-feira, 7 de maio de 2014

O bicho papão

Leonardo Jardim no Porto: a ideia surgiu pela primeira vez da cabeça de Rui Santos, na altura em que a vantagem do Porto no campeonato sobre Sporting e Benfica tinha sido reduzida para apenas 1 ponto, no final de novembro.



Não sei muito bem o que terá levado Rui Santos a lembrar-se de uma coisa destas. Provavelmente por saber que vende por ser polémico, digo eu. Mas a coisa correu-lhe mal, e a sua teoria acabou por não pegar.

Uns meses mais tarde, a CM TV achou por bem desenterrar o assunto da ida de Jardim para o Porto:


No caso da CM TV as intenções eram mais claras: esta "notícia" foi dada quando faltavam apenas 2 dias para o Benfica - Sporting, e devem ter achado que valia a pena tentar desestabilizar o adversário do seu parceiro. Aliás, esta técnica da CM TV nem era nova: 2 dias antes do Porto - Benfica do ano passado (em que Kelvin deu o campeonato ao Porto), apitado por Pedro Proença, a CM TV passou escutas do apito dourado em que se falava na propensão de Proença beneficiar a equipa de Pinto da Costa. Coincidências, certamente.

Mas a partir deste momento o rumor de que o Porto estaria interessado em Jardim passou a circular com mais frequência nas bocas dos portistas mais desesperados por terem um treinador a sério. Entretanto foram aparecendo outras variantes da mesma história, nos mais diversos debates sobre futebol dos diferentes canais, sempre com a notícia de uma fonte segura que garantia que Leonardo Jardim não ficaria no Sporting em 2014/15 (mesmo tendo contrato). Ainda ontem, o conhecido portista Pedro Marques Lopes tentou manter viva essa chama, ao sair-se com esta deliciosa frase:

Via @captomente

Alguns comentadores, paineleiros, e órgãos de comunicação social continuam a pensar que os interesses do Sporting ainda são defendidos pelas mesmas pessoas que colocaram o clube à beira do abismo, e vão atirando o barro à parede na esperança de conseguir desestabilizar um grupo blindado, solidário, competente e apaixonado.

Ao longo do último ano os bichos papões foram surgindo de todos os cantos para transformar a vida dos sportinguistas num verdadeiro pesadelo. O bicho papão da rescisão de contrato de Bruma, cujo destino tanto podia ser Benfica ou Porto? Esfumou-se. O bicho papão de Leonardo Jardim no Porto? Puf! O bicho papão da venda ao desbarato dos melhores jogadores do plantel, que queriam fugir a sete pés de Alvalade? Desapareceu sem deixar rasto.

A notícia que coloco de seguida foi publicada pelo Correio da Manhã há menos de um ano, já com Bruno de Carvalho à frente do clube.


Acredito que muitos sportinguistas tenham ficado com receio que esta notícia fosse verdadeira. Tenho a certeza que se esta mesma notícia tivesse sido publicada em janeiro de 2013, quando vivíamos no caos de Godinho Lopes, ninguém se admiraria que se tratasse de uma possibilidade bem real.

Haverá algum sportinguista no seu perfeito juízo que acreditaria nesta notícia se fosse publicada hoje? É evidente que não, e por aí se vê aquilo que o Sporting ganhou em termos de estabilidade, auto-estima, e organização.

A força do bicho papão depende da nossa capacidade entre distinguir o que é real do que é imaginário. Notícias destas continuarão a sair durante o defeso, mas neste momento os sportinguistas têm obrigação de não lhes dar qualquer crédito, pois sabem que existe uma direção que defenderá sempre de forma intransigente os interesses do clube. O tempo dos bichos papões acabou.