quarta-feira, 7 de maio de 2014

O bicho papão

Leonardo Jardim no Porto: a ideia surgiu pela primeira vez da cabeça de Rui Santos, na altura em que a vantagem do Porto no campeonato sobre Sporting e Benfica tinha sido reduzida para apenas 1 ponto, no final de novembro.



Não sei muito bem o que terá levado Rui Santos a lembrar-se de uma coisa destas. Provavelmente por saber que vende por ser polémico, digo eu. Mas a coisa correu-lhe mal, e a sua teoria acabou por não pegar.

Uns meses mais tarde, a CM TV achou por bem desenterrar o assunto da ida de Jardim para o Porto:


No caso da CM TV as intenções eram mais claras: esta "notícia" foi dada quando faltavam apenas 2 dias para o Benfica - Sporting, e devem ter achado que valia a pena tentar desestabilizar o adversário do seu parceiro. Aliás, esta técnica da CM TV nem era nova: 2 dias antes do Porto - Benfica do ano passado (em que Kelvin deu o campeonato ao Porto), apitado por Pedro Proença, a CM TV passou escutas do apito dourado em que se falava na propensão de Proença beneficiar a equipa de Pinto da Costa. Coincidências, certamente.

Mas a partir deste momento o rumor de que o Porto estaria interessado em Jardim passou a circular com mais frequência nas bocas dos portistas mais desesperados por terem um treinador a sério. Entretanto foram aparecendo outras variantes da mesma história, nos mais diversos debates sobre futebol dos diferentes canais, sempre com a notícia de uma fonte segura que garantia que Leonardo Jardim não ficaria no Sporting em 2014/15 (mesmo tendo contrato). Ainda ontem, o conhecido portista Pedro Marques Lopes tentou manter viva essa chama, ao sair-se com esta deliciosa frase:

Via @captomente

Alguns comentadores, paineleiros, e órgãos de comunicação social continuam a pensar que os interesses do Sporting ainda são defendidos pelas mesmas pessoas que colocaram o clube à beira do abismo, e vão atirando o barro à parede na esperança de conseguir desestabilizar um grupo blindado, solidário, competente e apaixonado.

Ao longo do último ano os bichos papões foram surgindo de todos os cantos para transformar a vida dos sportinguistas num verdadeiro pesadelo. O bicho papão da rescisão de contrato de Bruma, cujo destino tanto podia ser Benfica ou Porto? Esfumou-se. O bicho papão de Leonardo Jardim no Porto? Puf! O bicho papão da venda ao desbarato dos melhores jogadores do plantel, que queriam fugir a sete pés de Alvalade? Desapareceu sem deixar rasto.

A notícia que coloco de seguida foi publicada pelo Correio da Manhã há menos de um ano, já com Bruno de Carvalho à frente do clube.


Acredito que muitos sportinguistas tenham ficado com receio que esta notícia fosse verdadeira. Tenho a certeza que se esta mesma notícia tivesse sido publicada em janeiro de 2013, quando vivíamos no caos de Godinho Lopes, ninguém se admiraria que se tratasse de uma possibilidade bem real.

Haverá algum sportinguista no seu perfeito juízo que acreditaria nesta notícia se fosse publicada hoje? É evidente que não, e por aí se vê aquilo que o Sporting ganhou em termos de estabilidade, auto-estima, e organização.

A força do bicho papão depende da nossa capacidade entre distinguir o que é real do que é imaginário. Notícias destas continuarão a sair durante o defeso, mas neste momento os sportinguistas têm obrigação de não lhes dar qualquer crédito, pois sabem que existe uma direção que defenderá sempre de forma intransigente os interesses do clube. O tempo dos bichos papões acabou.

16 comentários :

  1. O Pedro Marques Lopes é dos comentadores mais ridículos que há na praça. É um dos fulanos que se encostaram a um clube que ganhava muito, e podiam gozar com tudo e com todos (assim é fácil, difícil é o papel dos sportinguistas), mas este ano tem sido um acumular de "melões", impensável até há pouco tempo. Vide a barraca do Serrão a propósito do Lopetegui. Eles ainda vão dizendo que o PdC é que sabe, para disfarçar. ;)

    Realmente, o maior mérito desta direcção até agora é mesmo o estarmos mais descansados. Quando surgem essas bocas já não fico em sobressalto, só me dá vontade de rir. Ainda por cima porque a aflição deve estar noutras paragens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota-se neste momento um sentimento de dúvida dos portistas em relação à sua direção como nunca me lembro de ter acontecido. Vai ser interessante ver como se comportará o Porto a entrar numa época sabendo que não é o principal candidato ao título. Um abraço.

      Eliminar
    2. Não entendo esta : o castigo do Orelhas , presidente do clube de Carnide, foi reduzido à metade.....porquê ? Só se for para mostrar que o nojo já chega ao conselho de Justiça ....e querem que acreditemos que é tudo limpinho no futebol português ??? Desculpem, mas não vou nessa.....

      Eliminar
  2. Na TV e nos jornais, só se lê e ouve "porcos grunhindo no chiqueiro" (desculpem a analogia, mas é o que me vêm à cabeça eheh).....Bichos papões, pelos vistos há muitos....o CM então é mesmo nojento. A noticia do Cedric que gritou pela Juventus....alguém acredita numa coisa dessas ???? só em sonhos...mas parece que está em marcha a operação de condicionamento ao selecionador Paulo Bento... ou será impressão minha que para os lados de Carnide preferiam ver na seleção o André Almeida em vez do Cedric...ou o André Gomes em vez do William ???? E com a lesão do Postiga, já andam à procura do Nelson Oliveira.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Paulo Lopes certamente que faria melhor figura que o Rui Patrício. Infelizmente para os benfiquistas já sabemos que Paulo Lopes não está na pré-convocatória.

      Eliminar
  3. mais um site oficial do quintela ou um clube de fãs do bruno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. do amigo roseiro claro e ajudava o jardim e o bruninho dizerem a mesma coisa porque parece que um quer reforços. qual será?

      Eliminar
    2. Nunca fui de pertencer a clubes de fãs de quem quer que fosse.

      Eliminar
    3. Não te chega o Camarote? Ninguém liga aos teus "testamentos", que chatice. Como é que chegámos aqui?

      Eliminar
    4. Ui, os trampiões acusam o toque.

      Adoro estes caramelos com "inside information" que "sabem" que o "Bruno" ou o "Jardim" querem coisas diferentes. Que comédia.

      São os mesmos que diziam que o Leonardo Jardim ia parar ao porto e agora gramam com o Luís Castro espanhol. Aguenta-te trampião!

      Os tiques de censor e de tentar dar uma de editor do blog também são um must.
      E terminar com um «Ninguém liga aos teus "testamentos"» depois de verter a bílis e ter a borbulha em sangue de tanto escarafunchar é de rebolar a rir.

      Jardim nos corruptos, Rui Patrício nos corruptos#2 e o Vieira dos pneus a querer ajudar o SCP... AHAHAH, cambada de trampiões sem noção...

      Eliminar
    5. Sar, sou o anónimo das 11.43 e referia-me ao anónimo das 10:13. Não creio que este último seja um trampião, mas sim um saudosista do Godinho.

      Eliminar
    6. Ahhh, OK.

      De repente pensei que era o primeiro anónimo a tentar colar o MdC ao Camarote. Nunca se sabe onde chega a estupidez dos trampiões... ou dos saudosistas do Godinho e dos "gestores de topo" que eram muito duros a negociar...

      SL

      Eliminar
    7. sar, não me leve a mal, mas o problema do SCP tem estado muito mais nos "Godinhos" que nos "trampiões" ou como lhes queira chamar.
      Essa reacção instintiva, nada racional, mostra bem que isso ainda não é claro entre todos os sportinguistas...

      Eliminar
    8. Sem dúvida anónimo! Os adversários e os trampiões anti-SCP apenas aproveitaram o estado comatoso em que os "gestores de topo" e os Godinhos desta vida deixaram o SCP.

      Não tenho dúvidas que a maioria dos Sportinguistas tem isto claro.
      Agora quando a trampionagem anda a espalhar mentiras e a tentar minar o SCP, leva sempre resposta!

      SL

      Eliminar
  4. é só anónimos ressabiados do tempo do palhaço godinho e anónimos de mão estendida a outros clubes, à procura de afectarem o Sporting. coitadinhos...
    DESISTAM!
    NÃO CONSEGUEM!
    NUNCA VÃO CONSEGUIR!
    O SPORTING É IMORTAL!
    E NUNCA MAIS SERÁ SUBSERVIENTE A NINGUÉM!

    MESMO QUE A LÃ-PIONAGEM OU A FRUTA PODRE GANHASSEM OS PRÓXIMOS 1000 CAMPEONATOS "DE MOTA" OU "À CAPELA" E MUDASSEM A DATA DE FUNDAÇÃO PARA 2000 A.C. NÃO CONSEGUIRIAM ACABAR COM O SPORTING!

    VÃO LEVAR CONNOSCO O RESTO DAS VOSSAS VIDAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sporting Imortal, praticamente mataram a auto-estima dos sportinguistas. Foram anos confrangedores a ver os interesses do clube serem espezinhados. Espero que nunca mais voltemos a esses tempos.

      Bruno de Carvalho pode ter um estilo difícil de agradar a todos (eu não gostei de algumas atitudes que teve), mas ressuscitou o clube. Não compreendo como há sportinguistas que preferem concentrar-se nos aspetos negativos da sua presidência (que felizmente são poucos) sem olhar para o muito de bom que trouxe ao clube.

      Um abraço.

      Eliminar